A presença digital se tornou regra para qualquer negócio que esteja em busca do sucesso. Investir em conteúdo de qualidade, aplicar técnicas SEO e utilizar boas estratégias de marketing digital estão entre as principais formas de atração de tráfego e leads para o seu site. Entre as diversas ferramentas disponíveis, hoje vamos falar sobre o Google Ads, que continua sendo uma das formas mais fáceis e acessíveis para anunciar na rede, sendo totalmente adaptável para qualquer tipo de negócio.

 

 

Atualmente, o Google representa um dos maiores sistemas de buscas do mundo. Em levantamento realizado pelo StatCounter Global Stats, em janeiro de 2017, mais de 97% das pesquisas na internet, realizadas no Brasil, foram feitas utilizando o Google. Com esse cenário, se sua marca não está visível no Google, é como se ela não existisse.

É comum escutarmos que anunciar no Google é muito caro, o que acaba espantando pequenos e médios negócios da plataforma. A verdade é que no Adwords não existe um custo mínimo para começar a anunciar. Esse valor dependerá em grande parte de fatores como o termo escolhido, a posição e a qualidade do anúncio. Veja, a seguir, como anunciar no Google AdWords e como obter resultados utilizando essa ferramenta super poderosa em seu negócio!

Como funciona e quanto custa anunciar no Google Ads?

AdWords é um serviço de publicidade no qual qualquer pessoa ou empresa pode inserir anúncios junto aos resultados da busca do Google. Ele é uma espécie de leilão de palavras-chave e pode ser utilizado como forma de gerar resultados orgânicos em seu site.

O sistema possibilita que você crie um anúncio pagando por um determinado número de cliques relacionados a termos escolhidos por você. Dessa forma, se algum usuário está pesquisando sobre “escolas particulares de SP”, por exemplo, o Google mostrará os anúncios de colégios particulares que pagaram por esse termo.

Anunciar no Google é algo disponível e acessível para qualquer segmento de negócio, independentemente do investimento. Uma das principais vantagens do sistema é que ele permite estipular um valor que você está disposto a pagar por clique ou impressão. Também é possível estipular um valor máximo diário ou mensal. Dessa forma, mesmo os pequenos negócios podem começar a anunciar e a colher resultados. É claro, ao investir um valor relativamente baixo você também poderá ter um retorno relativamente menor, caso haja muita concorrência para o seu termo.

Tomando como exemplo a área de advocacia, enquanto a palavra-chave “aconselhamento jurídico”, por exemplo, possui uma concorrência baixa e tem uma média entre 10 e 100 pesquisas mensais e custa em torno de R$ 0,07 por clique, o termo “advogado trabalhista” poderá custar R$ 2,97 por clique, por ter concorrência maior e um volume de 10 mil a 100 mil pesquisas por mês.

A inscrição no AdWords é gratuita e você só paga quando alguém clicar no seu anúncio para acessar o seu site ou ligar para sua empresa. Para pagamentos com cartões de crédito, você só será cobrado quando o saldo atingir R$ 200,00 ou 30 dias após o último pagamento, o que ocorrer primeiro.

Como conquistar resultados no Google Ads

O Google AdWords oferece uma ferramenta gratuita chamada Keyword Planner, por meio da qual é possível fazer estimativas de quais palavras-chave são mais concorridas e o valor médio que você gastaria por elas. É importante fazer testes de quais palavras geram mais conversões para o seu site, antes de definir seus investimentos.

Independentemente do valor ou das palavras-chave que escolher, você sempre deve investir em conteúdo de qualidade em seu site. Quando você paga por tráfego, acaba gerando também tráfego orgânico, desde que seu conteúdo seja útil, relevante e autoral, fazendo com que sua marca seja uma autoridade no assunto. E isso ajudará a determinar, ainda, o posicionamento de seu anúncio no Google, assim como o volume de buscar por sua palavra-chave.

Se o seu conteúdo for ruim, você estará apenas jogando dinheiro fora com os anúncios, pois, nessa condição, dificilmente um anúncio pago vai gerar leads. Utilize o Google AdWords como uma forma de potencializar seus resultados e não como única fonte de investimento em marketing. Ele deve fazer parte de sua estratégia de marketing digital, não apenas representar todos os seus investimentos no ambiente online.

O recurso já é utilizado por mais de 4 milhões de anunciantes. De acordo com um estudo, os negócios obtêm 2 dólares a cada dólar investido no AdWords.  O investimento necessário para anunciar é flexível e depende da palavra-chave escolhida e da verba disponível em seu orçamento.

Google AdWords é uma ferramenta de marketing digital que, com estratégia, traz resultados consideráveis para o seu negócio, atuando para a atração de leads que poderão ser convertidos em clientes de sua empresa por meio de conteúdo relevante e útil.

Agora que você já sabe como trabalhar com Google Adwords, descubra como investir na ferramenta de maior alcance para pequenas e médias empresas: Facebook Ads.