Qual fonte utilizar em minha apresentação?

Já percebeu que as tipografias estão presentes em todo tipo de material? Seja ele digital ou impresso, sempre teremos a presença dessas “letras” que apesar de não parecer, elas também se comportam como elementos gráficos muito importantes.

Tipografias comunicam e se expressam, e isto deve ser levado em conta na hora de você escolher qual utilizar na sua apresentação. A escolha adequada fará toda diferença e como você deseja se projetar diante da sua audiência.

Portanto, todas as suas fontes devem estar adequadas aos conceitos da sua marca, produto, serviço ou ideias a serem apresentadas.

Quando se fala sobre tipografias dentro de uma apresentação, o ideal é priorizar as fontes padrão do sistema, pois assim se evitam problemas muito comuns, como o computador destino não ter a fonte, que você escolheu, instalada no sistema.[irp posts=”10938″ name=”Planeje a sua apresentação com os códigos da linguagem visual”]

Abaixo fizemos uma lista com as melhores fontes nativas a serem utilizadas em apresentações:

Arial


A Arial é uma fonte que funciona muito bem para títulos e palavras em destaque, ainda mais se optar pela sua versão em negrito. Sua utilização em textos mais longos também é aconselhável, até porque o ideal é utilizar menos texto e mais imagem.

Times New Roman

Uma fonte mais séria, para públicos mais conservadores ou mensagens sérias. Muito recomendada para se utilizar em textos e frases mais longas pelo fato de ter serifas. Fontes serifadas são construídas com o propósito de facilitar o fluxo de leitura.

Helvetica


Uma das preferidas dos designers por ter sido construída com o propósito de “legibilidade perfeita”. Por ser uma fonte sem serifa tem uma legibilidade maior do que uma leiturabilidade, o que isso significa? Funciona muito bem para títulos e palavras em destaque.

Verdana


Verdana é uma boa opção por ser criada especificamente para a exibição digital. O seu uso se assemelha com o da Arial, tente utilizá-la para títulos e palavras em destaque.

Calibri


Apesar de ser uma fonte sem serifa, a Calibri cai muito bem em textos corridos. Optar por ela é um bom caminho quando não se quer uma cara muito séria para sua apresentação utilizando fontes serifadas.

Tahoma


A Tahoma se assemelha às aplicacões da Arial, Calibri e Verdana. Pode ser utilizada para textos tranquilamente, enquanto que ela também funciona bem para títulos na sua versão negrito.

Redação
Redação
Artigos: 40