Não vou bater a meta do ano: o que fazer?

Não vou bater a meta do ano: o que fazer?

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  • 16 de outubro de 2017

Todo mundo tem aquele dia que, ao olhar para suas tarefas da semana, se depara com uma atividade que exige de você um certo número para alcançar, ou seja, que tem metas claras para serem alcançadas.

Após uma análise cuidadosa, você acaba notando que aquele número não é o que esperava e o tempo para reverter esse necessário é mais curto do que imaginava. Ou seja, o final do ano se aproxima e bater suas metas torna-se improvável. O que fazer agora?

Antes de qualquer atitude desesperada, você já parou para refletir como estão os processos envolvidos que deveriam ajudar você a chegar a este resultado?

Será que executei algo de forma errada, e por isso não vou bater minha meta?

Saber onde está o erro pode ser um passo muito importante para que suas próximas metas sejam atingidas com sucesso. De nada adianta criar campanhas, investir em formas de abordagens comerciais ou investir recursos, se eles estão sendo direcionados para a persona errada, por exemplo.

Desenhar sua persona, traçar uma boa estratégia, fazer um planejamento e percorrer ele do início ao fim, se atentando a cada passo do processo, pode ser crucial para a efetividade das suas vendas e metas estipuladas.

Ainda há solução para bater minhas metas este ano?

Após fazer uma revisão do que foi planejado mas não foi executado da maneira certa, ou apenas em alguns pontos houve falhas, como leads desqualificados, envio de e-mails sem a segmentação correta, dentre outras, fica mais fácil de entender onde está o problema.

Agora, já pensou se tivesse um “Plano B”? Talvez seria mais fácil reverter a situação, não é mesmo!?

Neste caso, o plano, ou até mesmo uma saída alternativa, deve ser traçada no momento do planejamento, seja para processos internos, seja para suas vendas, de fato prevendo toda e qualquer situação possível, para que haja ações no gatilho para dar a volta por cima.

Ou seja, você traçou um plano para este ano, desenhou estratégias, deu uma longa caminhada, mas no meio do ano começou a patinar (as vendas não fluíram, os leads eram desqualificados 👎)… é hora de tirar a carta da manga em busca dos bons resultados.

Porém, se tudo o que foi dito acima não foi traçado no planejamento inicial, ou se até mesmo não teve um, não adianta correr.

Os resultados que foram traçados como meta para alcançar durante um ano inteiro, não surgirão do dia para a noite, nem de uma semana para a outra. É como diz Eugênio Mussak, a pressa é inimiga da perfeição.

Tentar percorrer outros caminhos a essa altura do campeonato, pode acabar perdendo mais tempo ainda, o que já não é uma boa experiência.

Mas o que fazer agora? Um dos caminhos é procurar respostas para os seguintes pontos:

  • Qual meta quero obter no próximo ano?
  • Como atingir esta meta?
  • Planejamento/Previsibilidade;
  • Alinhar estratégias;
  • Ferramentas/Tecnologias;
  • Comunicação com a equipe (Está correndo como o esperado?);
  • Estimular e incentivar o colaborador.

Enfim, aproveite o fim do ano para alinhar os processos internos com sua equipe e as formas de aplicação que podem otimizar o seu trabalho, para que o próximo ano se inicie com tudo!

Tenho certeza de que seus resultados serão surpreendentes e que valerá a pena começar a traçar sua meta e objetivos para 2018 desde já :)

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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