Checklist para uma estratégia digital de sucesso

Checklist para uma estratégia digital de sucesso

  • 1
  • 10 de janeiro de 2017

O ambiente digital cresce consideravelmente em termos de acesso e de importância nas estratégias das empresas. A aposta é unânime: desde marcas consagradas até as que estão iniciando no mercado, todas querem ter presença online e conquistar os prometidos resultados do marketing digital.

O que nem todos sabem é que, para atingir resultados sólidos, a construção de uma estratégia digital é o que consolida o processo.

Uma estratégia digital feita com bastante planejamento, voltada à persona de seu negócio, pode indicar canais ainda desconhecidos ou não tradicionais, porém eficientes, para facilitar a comunicação com o seu cliente. É uma grande oportunidade para ir além do básico, inovar e destacar-se diante da concorrência, garantindo o sucesso de sua estratégia e mais vendas para sua empresa.

Além de ajudar a explorar novas e efetivas ações de marketing digital, uma estratégia de sucesso precisa, claro, levar em conta o seu orçamento disponível e otimizá-lo. Com as estratégias certas de Inbound Marketing você poderá obter grandes resultados e ainda economizar até 60% do que você investiria em estratégias tradicionais.

Considerando todos os benefícios dessa abordagem, preparamos o checklist a seguir para ajudá-lo a desenvolver a estratégia que guiará sua empresa rumo ao sucesso no ambiente digital, confira!

Checklist para uma estratégia digital de sucesso

#1 Faça análise de mercado

Inicie seu planejamento estudando o mercado competitivo e analisando o comportamento de marcas que compõem o seu nicho. Essa atividade possibilitará observar pontos positivos e negativos que podem ser aplicados e melhorados em sua estratégia digital, bem como oportunidades ainda não exploradas e latentes da persona de seu negócio.

#2 Trace seus objetivos

Conhecendo o comportamento e necessidades do mercado, pense em um objetivo tangível e mensurável que sua estratégia deve atingir, avalie suas prioridades. Pode ser, por exemplo, consolidar sua autoridade de marca em seu nicho, aumentar em X% o número de leads captados ou reduzir em X% o custo de aquisição de clientes (CAC) de seu negócio. Traçar seu destino final ajudará a guiar sua jornada no ambiente digital.

#3 Tenha certeza de que você conhece a persona de seu negócio

Para avançar, é necessário conhecer a fundo sua persona, suas dores, locais em que prefere obter informações e formas de interagir com as marcas. Isso ajudará a filtrar suas opções de investimento e escolher aqueles que oferecem reais chances de sucesso.

#4 Cheque as opções com melhor custo x benefício

Conhecendo o seu cliente ideal, você poderá começar a preparar com mais embasamento o orçamento e a escolher os canais digitais com melhor custo x benefício para o seu negócio. Cheque sua verba, os melhores canais digitais para se relacionar com a sua persona e as opções de investimento de cada meio.

Lembre-se, Facebook não é apenas post patrocinado. Há, por exemplo, opção de criar ofertas direcionadas e de fazer divulgação apenas nas imediações de sua loja. Explore todas as alternativas e avalie qual cabe em seu orçamento e que realmente será mais efetiva para seu negócio.

#5 Tenha entendimento sobre o objetivo de cada canal digital e defina como mensurar seus resultados

Conheça qual é o principal objetivo de cada canal digital em que decidiu investir e qual é a contribuição de cada um para que você atinja as metas estipuladas. É importante contemplar opções abrangendo todo o processo de captação, conversão, fechamento de venda e encantamento de seu cliente.

Por exemplo, um website pode ajudar a consolidar uma marca, já uma landing page pode ter o objetivo de captar leads qualificados etc. Esse entendimento definirá o seu posicionamento e o conteúdo utilizado em cada etapa de sua estratégia de marketing digital.

Depois disso, é importante atrelar cada canal a pelo menos uma métrica, a fim de medir a sua efetividade e saber quando é hora de realizar ajustes em sua estratégia. Mais do que likes ou número de visitantes, se sua estratégia prevê aumento de engajamento, meça, por exemplo, tempo de duração das visitas, número de comentários, etc. Se você quer que sua marca seja autoridade em seu nicho, acompanhar se seus canais estão recebendo links de outros sites e a sua posição em rankings de busca, por exemplo, podem ser bons indicadores.

#6 Comece a planejar um conteúdo surpreendente

Feitas as definições, é hora de estudar cada canal (redes sociais, website, sites de busca, etc.) e entender como a sua marca deve se posicionar em cada um deles. Em Inbound Marketing, uma das bases para que qualquer estratégia tenha sucesso é disponibilizar o conteúdo certo, para a persona certa, no momento certo de sua jornada de compras e no local mais adequado. E, para tudo isso funcionar, seu conteúdo precisa realmente ajudar seu cliente a resolver suas dores e problemas, ser relevante e surpreendente.

#7 Teste e acompanhe os resultados

Por fim, teste sua estratégia e observe os resultados. Ao implantar uma estratégia inicial pela primeira vez, é muito importante contabilizar os erros e os acertos. O ajuste é indispensável para atingir os seus objetivos de forma 100% satisfatória. Essa é uma das grandes vantagens do marketing digital: você poderá fazer ajustes a qualquer momento e de modo rápido, garantindo sempre os melhores resultados para suas ações.

#8 Dica extra

Contar com os serviços de uma agência especializada em marketing digital traz grandes benefícios ao seu negócio quando o assunto é estratégia digital. Um time de especialistas, com experiência e conhecimento atualizado sobre todos os canais, cases e melhores práticas poderá gerar um salto de qualidade e efetividade em sua estratégia digital.

Sua empresa já possui uma estratégia digital? Tem alguma dúvida para implementar o Inbound Marketing? 

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o