Uma das coisas que aprendi ao longo da vida foi a ser simples em tudo o que faço. Hoje vejo empresas dificultando processos que deveriam ser simples e diretos, como o seu funil deveria ser. Independentemente se você já tem um funil desenhado, uma estratégia digital rodando ou ainda está na fase de planejar suas ações de marketing, vale a pena dar uma espiada por aqui. Construí este checklist para analisarmos ponto a ponto, do topo ao fundo, a construção do funil inbound da sua empresa. Bora lá? 😉
1 – Você já possui um processo comercial rodando?
Pode parecer bobo, mas faz toda a diferença. Pessoas que trabalham juntas em uma determinada área, nem sempre estão dentro do mesmo processo. Invista em agregar valor ao time e a implementar pontos de sinergia para abordagem, padronização e diretrizes do time etc. Um time atuando realmente junto faz total diferença.
2 – Métricas ou somente metas?
Mais importante do que cobrar o resultado é entender e identificar quais seriam os melhores indicadores e onde obter esta informação, não é mesmo? Uma dica: mensure quanto tempo a lead fica no funil desde a sua descoberta até ela se tornar uma oportunidade real de negócio e virar uma venda fechada. Com isto, começaremos a entender sobre a previsibilidade das vendas do seu time.
3 – Ah! O funil.
Por falar em funil, você já possui um? Uma dica boa que aprendi ao longo da minha jornada é a que precisamos desenhar processos de compra, ao invés de processos de venda. A empatia é fundamental para este processo, se coloque no lugar da sua lead para obter insights sobre como passá-la de forma dinâmica pelo seu funil. Está preparado para ver sua lead como uma pessoa?
4 – A lead passa pelo seu funil
Invista nas pessoas que se tornaram especialistas em cada etapa do seu funil para entregar valor a todo momento. Temos aquele colaborador que ama ser consultivo, aquele outro que gosta de fechar negócio, o que adora elaborar planos e propostas… Assim, terá uma qualificação nunca antes vista em sua empresa e uma lead muito feliz.
Seguem minhas dicas de leitura para este tópico 4
- Marketing de Conteúdo: do Social Selling à Venda Consultiva.
- Inside Sales: Recebendo o Bastão de Pré-vendas + Bônus.
- Os 4 cuidados que todo SDR deveria tomar.
- Já está na hora de avançar a sua lead?
5 – Analise o seu time: cada pessoa está em seu devido lugar?
Gostar do que faz e estar no lugar certo, na hora certa, são tomadas de decisão que fazem toda diferença na hora de colocar o funil pra rodar. Um excelente acordo entre marketing e vendas quebra qualquer gelo, esteja certo disto.
6 – H2H ou seja: humanos para humanos
Crie empatia e realize uma venda cada vez mais humano, respeitando a lead em cada etapa do ciclo de compra. Ela possui desafios e você também.
Cada empresa é única e tem os seus processos específicos, mas as etapas desta checklist acima te auxiliam no aprendizado do que contemplar na parte mais importante da construção do seu funil: as pessoas.