Você tem uma estratégia de Marketing Digital ou apenas segue o “how to”?

Você tem uma estratégia de Marketing Digital ou apenas segue o “how to”?

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  • 12 de junho de 2017

O título do nosso artigo não é uma simples pergunta, mas sim uma reflexão.

Todos nós, enquanto profissionais de Marketing, enfrentamos os mais diferentes desafios frente as nossas responsabilidades, prazos e metas de todos os dias dentro das empresas.

É normal que busquemos informações para resolvê-las através de conteúdos que encontramos na internet. Porém, ao se deparar com materiais que prometem ser a solução dos seus problemas, é preciso refletir o quanto de fato essas soluções podem se adequar a sua realidade e o seu negócio.

Saiba onde você quer chegar

Dentro da sua estratégia de Marketing Digital é imprescindível que você tenha seus objetivos e suas metas. Mas é importante lembrar que ter o pé no chão na hora de traçá-las é fundamental para que, além de alcançá-las, o ambiente corporativo e a união entre seus colaboradores não fiquem desgastados por conta de metas impossíveis ou irreais.

Definir uma meta em marketing digital é o principal e mais importante passo se sua empresa quer chegar a algum lugar; isso impacta diretamente na sobrevivência do seu negócio, pois garante a visão global sobre ações estratégicas que trarão mais resultados, potencializando assim os movimentos que você, como gestor, terá que tomar perante aos desafios que surgirão conforme o tempo.

Sendo assim, é preciso que antes de defini-las, exista uma profunda análise e entendimento sobre o próprio negócio, bem como quem é a sua persona e, principalmente, o que sua empresa tem a oferecer a elas não apenas ofertando seus produtos ou serviços, mas sim sanando suas dores e necessidades.

O “how to” não é o vilão da história

Em nenhum momento estamos querendo dizer que é errado buscar informações e aprendizado nos diversos materiais e canais disponíveis na internet. A ideia desse artigo em si é justamente despertar o senso de análise perante alguma ação prestes a ser tomada e ver se realmente ela ajudará a sua empresa a alcançar os objetivos que almeja.

Para ajudar a decidir se uma ação é válida ou não, você pode utilizar dois pontos de reflexão:

  • Validar a ação – Questione os diversos pontos referentes a sua campanha: dentro do meu mercado, alguma outra empresa já realizou ação igual ou similar? A ação realmente tem sinergia e de alguma maneira atende as necessidades da minha persona? Eu consigo comprovar o ROI desta ação? Com as respostas em mão, faça uma análise sobre os seus prós e contras.
  • Adaptar a ação – Nem sempre o que funciona para o seu concorrente irá funcionar para você. A todo momento, ideias são melhoradas e adaptadas de acordo com cada necessidade, principalmente no que se diz respeito a marketing digital e comportamento de compra e consumo. Voltando ao começo do artigo, é nessa hora que você, gestor, precisará utilizar criatividade e inovação para colocar o vento a seu favor.

Depois de escolher as ações mais adequadas, quais são os passos a seguir?

Uma das técnicas que nós utilizamos aqui na WCK, após definirmos as ações que serão realizadas, é o método Scrum, um framework que ajuda a organizar, gerenciar e realizar trabalhos e ações complexas.

A base do método é composta pelos seguintes elementos:

Práticas do Scrum.

Práticas do Scrum. Fonte.

A ideia aqui é organizar de forma global todas as tarefas que serão necessárias para que o objetivo e a entrega do projeto seja realizada, definindo os responsáveis por cada ponto de acordo com sua especialidade e área.

Com o Scrum, aqui na WCK trabalhamos em sprints que têm duração de uma semana. Na prática funciona da seguinte maneira: todos os projetos são colocados em um dashboard, onde o gestor de projetos acompanha o andamento e desenvolvimento de cada uma das tarefas (o Scrum permite que ele entenda como estão o andamento das entregas, quais projetos estão atrasados e por quais motivos, projetos que foram entregues na semana e a abertura de novos projetos).

Após alguns meses de utilização, percebemos que ainda haviam alguns gaps no nosso gerenciamento, então criamos um checklist que cada um dos colaboradores segue rigorosamente para que as entregas sejam realizadas, sempre mapeando as atividades que têm maior prioridade.

Para que os resultados sejam alcançados e potencializados, a ideia é que as tarefas não sejam distintas e que todos os colaboradores estejam na mesma página em relação ao objetivo; inclusive, é muito comum que exista a intercalação entre as mesmas, sendo necessária a realização de uma tarefa apenas com a conclusão de uma anterior.

Organização e adaptação do seu dia a dia

Com todas as dicas e métodos levantados aqui, as palavras-chave e os segredos são organização e adaptação. Entender principalmente se as dicas, métodos e insights fazem sentido para sua persona, seu negócio e se elas realmente encurtarão o caminho até seus objetivos. Lembre-se que nem sempre o que funciona para o mercado pode funcionar para você. Então não se sinta pressionado a adotar metodologias que não conversam com o seu negócio.

Vale lembrar que é preciso começar por algum lugar, e pensando em te ajudar, nós criamos um e-book onde reunimos em um único material, nossas melhores ideias de Marketing digital e vendas. Confira:

>> E-book: 59 Idéias para Pequenas, Médias e Grandes Empresas <<

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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