Você sabe o que é encontrabilidade e como ela pode atrair clientes?

Você sabe o que é encontrabilidade e como ela pode atrair clientes?

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  • 21 de setembro de 2016

Toda empresa, hoje em dia, precisa ter um site para ser encontrada pelos clientes. Mas isso não basta. Para que o usuário chegue até a sua empresa, o site precisa ter um bom posicionamento nos resultados de busca, e isso não é tarefa fácil, já que outras empresas concorrentes também têm sites com conteúdos parecidos.

Para que sua empresa apareça nos primeiros lugares nos buscadores da web, o site deve ser bem estruturado, com conteúdo atrativo, com o uso adequado de palavras-chave e uma programação moderna, de forma que ele seja facilmente encontrado e para que seja bem relacionado nas buscas.

Afinal, o que é encontrabilidade?

A construção da página é um passo super importante nesse processo. A capacidade que um site tem de ser facilmente encontrado pelo usuário na Internet por um mecanismo de busca é a encontrabilidade, um conceito de qualidade de interação entre o usuário e uma interface. Outro conceito básico a ser atendido por um site é o de findability, que é a facilidade com que as informações de um website podem ser encontradas.

Mas, nem só de encontrabilidade e facilidade nos mecanismos de busca vive um bom site. Sua empresa deve manter seu site ativo, com novidades constantes, e é aí que entra o inbound marketing, que é a melhor forma de trazer os clientes potenciais para você, sem a luta constante de marketing no esforço de atrair a atenção deste cliente, e na qual uma empresa se mantém ativa na web, e se promove por meio de blogs, vídeos, podcasts, e-books, newsletters, etc.

Além de ser uma ótima forma de publicidade online, o inbound marketing não só atrai clientes qualificados para a sua empresa, como faz com que estes clientes se mantenham fieis ao site, voltando a visitá-lo mais vezes, devido aos conteúdos criados especificamente para seus interesses.

Uma vitrine atraente

Toda loja física se preocupa com seu ponto de venda. Ele deve ser atraente para os clientes. Além de uma marca forte na região em que está inserida, uma loja deve ser bem organizada, ter uma vitrine bonita, bem arrumada, com as ofertas em destaque, para que os clientes se sintam atraídos quando passam por ela, e entrem.

A divulgação da loja também é importante, e ações de marketing são também, como distribuição de materiais promocionais para dar maior visibilidade ao negócio e atrair mais clientes. Com o site da empresa não é diferente, e o marketing digital é um importante aliado para otimizar investimentos e aumentar a lucratividade, atraindo mais consumidores.

Empresas que não investem nessa estratégia podem estar perdendo grandes oportunidades de negócios. Com a utilização de estratégias de marketing corretas, sua empresa pode passar a fazer parte dos resultados de busca de usuários que procuram por seus produtos e suas ofertas na web.

O acesso facilitado

O crescimento nas vendas de aparelhos smartphones e smart TVs propicia uma mobilidade incrível a um número cada vez maior de usuários da internet. O acesso à rede cada vez mais fácil ajuda a atrair mais consumidores, e essa tecnologia facilita ainda um maior conhecimento do perfil do seu cliente.

As estratégias virtuais beneficiam as empresas também para a divulgação de produtos e serviços e a medição de resultados, o que ajuda na implantação de outras ações de marketing, num ciclo virtuoso, que aumenta as vendas e atrai ainda mais clientes.

Ter credibilidade 

Na internet, é bem possível que uma empresa, mesmo pequena, que possua um site bem estruturado, com design gráfico moderno, navegação simples e informações bem redigidas, além de bons mecanismos de busca que utilize os conceitos de encontrabilidade e  findability.

Mas se o site da empresa não é claro e dificulta a busca dos usuários por produtos e serviços, a credibilidade da empresa vai por água abaixo. Isso porque o posicionamento dos usuários da web é claro: se ele não encontra o que quer num site, rapidamente procura outro. Um site de sucesso é limpo, de fácil navegação, e contém conteúdo atrativo. Assim, garante acessos constantes, que colaboram para uma maior visibilidade e sucesso da página.

Confira algumas dicas que podem auxiliar nos primeiros passos rumo à encontrabilidade e ao sucesso da sua página na web:

  • Utilize palavras-chaves atraentes;
  • Use uma linguagem e/ou uma marca que o cliente identifique facilmente;
  • Seja transparente para obter a confiança do cliente;
  • Apresente uma grande ideia com vários formatos diferentes, de forma a atrair o cliente;
  • Aposte nas chamadas interessantes. Chamadas são tudo!
  • Apresente sempre novidades;
  • As postagens devem envolver o cliente;
  • Bons conteúdos convidam os clientes a voltar mais vezes;
  • A qualidade de conteúdos é tão importante quanto a quantidade;
  • Utilize uma parte do conteúdo para promover outra postagem;
  • Conheça seu maior concorrente;
  • Utilize sempre uma pergunta chave sobre o conteúdo;
  • Use o conteúdo da sua página para transformar o pesquisador em leitor, admirador e comprador.

A página da sua empresa é bem visível? Utiliza bons mecanismos de busca? Conte-nos sua experiência. Opine!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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