Você realmente sabe quem é o seu cliente?

Você realmente sabe quem é o seu cliente?

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  • 26 de junho de 2017

Em tempos em que a internet se faz presente na vida de quase toda a população e através de um smartphone qualquer um pode ter acesso a toda informação que desejar, não é nenhuma surpresa que o perfil do consumidor não seja mais o mesmo. A evolução da tecnologia e os recursos que visam simplificar a vida moderna colocaram as empresas diante de um modelo completamente novo de cliente.

Por exemplo: antigamente era muito comum que as marcas não se preocupassem em manter uma relação de proximidade com seu público-alvo, pois a escassez de recursos e meios do cliente pesquisar e comparar produtos, de certa forma, permitiam que marcas mais famosas monopolizassem o mercado. Hoje, o processo é completamente diferente, pois o cliente não precisa nem mesmo sair de sua casa para comprar.

Em outras palavras, o consumidor da era digital possui um perfil mais seletivo, mais cuidadoso e exigente. O que nos leva a questionar: será que você realmente sabe quem é o seu cliente?

Qual é o perfil do consumidor da era digital?

Hoje, todos têm acesso à internet e aos seus práticos mecanismos de pesquisa, logo, o consumidor se tornou mais crítico e exigente. As redes sociais acostumaram os consumidores a terem voz ativa quando se trata de atendimento, qualidade dos produtos, campanhas de marketing e feedback das empresas.

Quando o consumidor não está satisfeito com um produto, o poder de alcance de sua opinião pode se tornar uma arma contra a reputação da empresa. Ou então, quando uma empresa faz uma campanha publicitária que o público considera apelativa de alguma forma, a repercussão negativa na internet faz com que essa campanha seja retirada do ar rapidamente. Além disso, o número de consumidores que utiliza meios tecnológicos como aplicativos ou sites para pesquisar antes de comprar está crescendo cada vez mais.

De forma resumida, podemos afirmar que o consumidor da era digital é:

  • É exigente e seletivo;
  • É diariamente bombardeado por informações de milhares de empresas diferentes, ou seja, ele sabe que tem opções para qualquer produto/serviço que desejar consumir;
  • Sabe que tem voz ativa graças ao poder da internet;
  • Realiza as suas compras através de seu smartphone, pois gosta da comodidade de poder se conectar de qualquer lugar;
  • É um heavy user de redes sociais e exige que seu relacionamento com a marca seja mais estreito;
  • Espera que as empresas lhe ofereçam um atendimento personalizado e produtos/serviços de alta qualidade e com um diferencial no mercado.

Todos esses fatores ajudaram a construir o perfil do consumidor da era digital, e consequentemente têm obrigado empresas a adotarem novos meios de se relacionar com o seu público e até mesmo de comercializar seus produtos. As empresas que não acompanham esse processo evolutivo tendem a ficar para trás.

A quais mudanças as empresas devem ficar atentas?

  • Segundo pesquisa realizada pelo portal Mobile Time, 41% dos consumidores brasileiros usam aplicativos para fazer compras;
  • Mercado Livre, AliExpress, OLX, Americanas, Uber e IFood são apenas alguns dos aplicativos de compras virtuais que mais têm se popularizado entre os usuários;
  • Pesquisas mostram que existem fortes indícios de que as compras virtuais (através de aplicativos ou sites) irão substituir as compras em lojas físicas até o final da década;
  • O número de usuários de aplicativos bancários cresce anualmente; grande parte da população entre 18 a 45 anos está substituindo as idas ao banco pelos aplicativos, já que eles oferecem praticamente os mesmos serviços que uma agência bancária;
  • Um dos aplicativos que está em ascensão, conquistando milhões usuários, é o Home Refill, que ajuda o consumidor a fazer as compras no mercado sem precisar sair de casa;
  • Um levantamento do Ibope Media apontou que 53% dos brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra, e que cerca de 22% faz a busca até mesmo durante a compra.

As informações apresentadas apenas afirmam um fato: a internet conquistou o consumidor e lhe deu poder de escolha. Cabe às empresas saber lidar com esse cliente moderno, apostando em um novo tipo de relação e utilizando novos conceitos de marketing digital a seu favor para atingir seu público-alvo e vender cada vez mais.

E então, será que você realmente conhece o seu cliente? Concorda que a internet e a tecnologia estão moldando o perfil do consumidor e criando novos desafios para as empresas? 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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