Você realmente sabe o que é marketing de conteúdo?

Você realmente sabe o que é marketing de conteúdo?

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  • 8 de agosto de 2015

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do termo “marketing de conteúdo”, não é mesmo? Nos últimos anos, as empresas têm cada vez mais utilizado a prática de chamar a atenção dos consumidores em potencial através de blog posts, e-books, vídeos, artigos e infográficos, ou seja, o conteúdo.

Segundo a EXAME, 83% dos profissionais de marketing B2B (Business-to-Business) brasileiros geram conteúdo, 75% estão produzindo mais do que há um ano e 49% se consideram eficazes em suas iniciativas. Mas, por que esta estratégia de captar a atenção através do conteúdo está se mostrando tão eficaz?

De maneira resumida, podemos afirmar que a cibercultura transformou o consumidor, tornando-o um sujeito mais exigente, que deseja mais. Ou seja, ele quer relevância, entretenimento, interação social e experiências positivas que o estimulem.

Desta maneira, a vida do profissional de marketing se torna cada vez mais desafiadora. Pois, é preciso ser criativo e bolar para captar a atenção dos consumidores através do marketing de conteúdo. Entretanto, o que exatamente significa este termo, quais os seus benefícios e como implementa-lo na estratégia de marketing da sua empresa? Responderemos a todas estas perguntas no decorrer deste post. Vamos lá?

O que significa o termo marketing de conteúdo?

De acordo com o Hubpost, o marketing de conteúdo é uma estratégia de comercialização de produtos e/ou serviços direcionados a um público-alvo através da criação e promoção de informação útil e pertinente. Em outras palavras, marketing de conteúdo pode ser descrito como uma conversa entre você e o seu consumidor, onde você busca encantá-lo e engajá-lo em sua solução, trazendo informações novas, criativas e excitantes.

Ainda, segundo o Content Marketing Institute, Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing que se baseia na criação e distribuição de conteúdo valioso para atrair, engajar e converter o público alvo da sua empresa. O objetivo de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente é criar um canal de relacionamento e ganhar a confiança do visitante do seu site, com o foco de transformá-lo em cliente.

A melhor maneira de trazer essas informações é através da produção de conteúdo relevante. E esta é exatamente a estratégia do marketing de conteúdo. Mas, quais são os benefícios produzidos pela mesma? É o que veremos a seguir. Acompanhe!

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

  • Autoridade. Ao produzir conteúdo relevante para seus potenciais consumidores, você está demonstrando que domina o setor no qual está inserido e tem habilidade para atender seus clientes da melhor maneira possível, trazendo a solução para os problemas deles.
  • Educação. A melhor maneira de atrair clientes potenciais é educa-los. Ou seja, ensine aos seus consumidores potenciais o que é a sua solução, como ela pode melhorar o dia-a-dia dos mesmos e mais, faço-os perceber que necessitam do seu produto ou serviço. Essa “educação” trará maior credibilidade e confiança para sua marca.
  • SEO. Com o marketing de conteúdo a possibilidade de seu site ser melhor ranqueado se torna muito maior. Afinal, o algoritmo do Google leva em conta a autoridade, a credibilidade e a importância do conteúdo também.
  • Relacionamento com seus clientes. O marketing de conteúdo é uma forma de encantar seus clientes, criando um relacionamento sólido. Ao proporcionar uma maior interação e possibilidade de engajamento, suas chances de fidelização aumentam drasticamente.
  • Redução de custos. Através do Marketing de conteúdo a empresa gasta menos com vendedores e abordagem por telefone, por exemplo. Isso porque o Marketing de conteúdo estará fazendo o seu papel, que é converter possíveis consumidores em clientes.

Convencido de que o Marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para o seu Planejamento de Marketing? Que ótimo! A seguir, então, entenderemos as formas de implantá-lo. Continue lendo!

Como o marketing de conteúdo pode ser inserido na estratégia de marketing da empresa?

Para inserir o Marketing de Conteúdo em seu Planejamento de Marketing é necessário incorporar esta estratégia (veja também como montar um plano de marketing digital). Para isso, o primeiro passo é entender a sua solução e o que você planeja com ela. Em seguida, conquiste sua audiência. Para isso é fundamental comunicar-se de maneira direta, na linguagem correta e abordando produtos e serviços de interesse deles. Sendo assim, seis passos devem ser seguidos:

  • Identifique suas personas através de pesquisas, identificação de tendências e criação das histórias das personas;
  • Defina suas metas em relação a essas personas;
  • Escolha os canais pelos quais irá comunicar-se com elas;
  • Elabore um cronograma de ações;
  • Monitore as ações;
  • Execute!

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários e confira ainda neste post o que esperar do Marketing Digital!

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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