Estratégia de Marketing Digital: você precisa de ferramentas ou de inteligência empresarial?

Estratégia de Marketing Digital: você precisa de ferramentas ou de inteligência empresarial?

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  • 30 de janeiro de 2017

Vivemos em uma era na qual somos estimulados e queremos fazer tudo, o tempo todo. E não seria diferente em empresas que desejam trabalhar com Marketing Digital. Qual profissional nunca teve um desses pensamentos (ou todos eles):

  • Quero desenhar uma estratégia voltada para o meu mercado e definir as tarefas diárias da minha equipe;
  • Quero focar no planejamento, mas também atacar meus processos rotineiros;
  • Preciso utilizar as Redes Sociais porque todo mundo usa, ao mesmo tempo em que identifico a estratégia mais adequada para tirar o melhor delas;
  • Eu quero aplicar novas tendências de Marketing, entender melhor quem é o profissional que preciso me tornar para ter sucesso, enquanto foco no melhor para o meu core business;
  • Eu consigo sair do operacional se eu quiser, mas não quero deixar a minha empresa na mão de outros.

Você nunca parou para se questionar como esse pensamento – e ainda mais, a atitude, é extremamente contraditório? A linha que separa o querer e o conseguir, e sobretudo, o que a sua empresa deve e pode fazer em relação a sua atuação digital pode parecer complicada, mas é uma reflexão essencial em um momento em que tudo é mutável.

O que eu quero ressaltar aqui é que nem sempre é possível ser a pessoa que entende a inteligência por detrás de cada estratégia e o cara que lança uma campanha no Facebook e passa os dias acompanhando a sua performance. Você tem que entender se é operacional, tático ou estratégico para atuar melhor. Entender a diferença entre precisar de ferramentas ou ter inteligência empresarial para lidar com elas e delegar tarefas é o que vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas e que beneficiarão a sua empresa em curto e médio prazo dentro do Marketing Digital.

# É possível ser operacional e estratégico ao mesmo tempo em Marketing Digital?

O cliente mudou e os meios digitais vivem em constante transformação. Isso você já sabe, certo? Os profissionais de marketing agora precisam de habilidades solidificadas e compreensão do mundo digital mais do que nunca, e os Gerentes precisam estar cercados de conhecimento que os ajudem a tomar as decisões mais indicadas para o alcance de suas metas.

Quantas vezes você não ouviu alguém, ou até você mesmo, dizer: eu testei e isso não funcionou para a minha empresa? Mas você parou para ponderar se realmente determinada ferramenta não funciona para o seu negócio ou você simplesmente não a utilizou de forma adequada por falta de conhecimento tático e estratégico?

Criar um blog ou iniciar uma rotina de envio de e-mails marketing funciona para qualquer empresa. Mas a grande questão é se você está utilizando essas ferramentas de forma alinhada com a estratégia da sua empresa e a necessidade do seu público, ou simplesmente porque todo mundo está usando também.

Conheça os canais promocionais preferidos dos clientes.

Conheça os canais promocionais preferidos dos clientes. Fonte.

O que acontece é que ainda existe uma grande distância entre as intenções e os objetivos gerenciais de uma empresa e a sua realidade cotidiana operacional.

Entenda: segundo uma pesquisa da iMedia Conncetion, 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma marca depois de consumir algum conteúdo relacionado à empresa, facilitando a conversão. Ou seja, é preciso ser digital para ter sucesso hoje. Mas você, enquanto profissional, consegue fazer isso sozinho? É capaz de ter pensamentos e ações estratégicas voltadas para o seu negócio e mercado e ainda assim utilizar de forma completa e competente todas as ferramentas disponíveis no mercado?

E o principal: você tem tempo e habilidade para entregar tudo isso com qualidade? (Maior valor e qualidade são essenciais para conquistar um cliente!).

Antes que você ache que eu estou te desmotivando, o que eu quero com esse questionamento é provocar uma reflexão profunda sobre o que isso representaria de ganho no seu dia a dia. Abraçar o mundo sozinho poderia representar uma perda de grande produtividade.

De acordo com a Lei de Pareto, 20% de esforço produz 80% de resultados; enquanto 20% dos resultados consomem 80% do esforço. Ou seja, ao invés de se preocupar em trabalhar mais, é importante se concentrar nos esforços que produzem aqueles 80% de resultados e contar com parceiros que te ajudem a realizar o resto.

O que você precisa saber sobre inteligência empresarial: É a inteligência que permite que você analise dados brutos e movimentações de mercado, e os transforme em informações significativas e úteis para o seu negócio e para uma melhor compreensão de mercado. Desenvolver uma maior e melhor visão do seu negócio é fundamental, pois com ela, você conseguirá fazer uma formulação clara de seu planejamento estratégico e um plano de negócios assertivo para a sua área comercial, balizado por dados reais e previsões mais eficientes. A inteligência empresarial é um diferencial competitivo fundamental atualmente.

O que eu consigo fazer sozinho na minha empresa

Sim, é possível fazer muitas coisas sozinho, não importa o tamanho do seu negócio. As startups estão aí, provando que é possível fazer a diferença e alcançar resultados expressivos com poucas pessoas. Mas a diferença é entender a curva de aprendizado que você terá que ter para tirar o melhor de cada ferramenta que irá utilizar e os custos que isso trará para o seu trabalho e qualidade das ações geradas.

O Pacific Crest Group afirmou que 80% das empresas falham ao tentar crescer, pois não estão focadas em seu core business.É hora de pensar:

  • O que eu ganho fazendo tudo sozinho? Qual é o benefício que você ganha investindo em uma inteligência que não está alinhada com o seu core business? O custo em horas/homem, desenvolvimento e recursos técnicos compensará assumir esse aprendizado? Se decidir que esse investimento vale a pena, trabalhando o seu Marketing Digital dentro de casa, você ganhará rapidez para resolver questões emergenciais geradas, por exemplo, por alguma campanha, conseguirá respostas mais rápidas de indicadores e promoção de uma cultura mais lean.
  • O que eu perco fazendo tudo sozinho? Você alguma vez já parou para refletir sobre as perdas que você vem acumulando ao longo do tempo em que se dedica a outras funções que não aquelas relacionadas ao seu negócio? Algumas vantagens de contar com uma Agência parceira em Marketing Digital são: maior foco no seu core business e melhor produtividade, como já falamos, redução de custos com processos e ferramentas que não serão utilizadas em sua totalidade máxima; maior resultado e qualidade da solução entregue por um parceiro voltado para a sua estratégia e melhor Customer Service.
Por dentro da mente de líderes em Marketing Digital. Fonte.

Por dentro da mente de líderes em Marketing Digital. Fonte.

Para que essa conta feche, identifique suas capacidade centrais, o conjunto de atividades diferenciais que você tem em relação a concorrência. Essas são aquelas que precisam estar dentro de casa. Para as outras, avalie e compare possíveis fontes de desperdício, falta de habilidade (ou custo-benefício de qualificar um profissional) ou investimento de recursos necessário para adequar o seu dia a dia a novos processos. Só você pode dizer o que funciona dentro da sua área.

# O diferencial de ter uma agência apoiando a sua estratégia

Análise de dados, monitoramento e insights – Enquanto a sua empresa está focada no seu mercado, melhoria e desenvolvimento de produtos e soluções, infraestrutura e pessoal, a análise de dados por trás do comportamento digital da sua persona fica sem uma atenção mais focada, que é necessária. O monitoramento de dados da vida digital da sua empresa vai além de revisar os números de vendas e os custos com campanhas e likes, por exemplo. É importante entender o que esses dados dizem sobre os clientes e como modificar a experiência on-line para maximizar as vendas e resultados. Tenho um blog post que vai te ajudar a ter uma melhor visão sobre indicadores importantes de Marketing.

Estratégia criativa e personalizada – As redes sociais, e a internet como um todo, estão cada vez mais integradas a vida da população, independentemente da idade. Um parceiro de Marketing Digital é capaz de incorporar as tendências tecnológicas a uma estratégia criativa, pensando tanto na experiência de usuários mais velhos quanto mais novos. A análise completa e focada do seu mercado, público-alvo e concorrentes, permite que esses especialistas determinem novas maneiras de fazer o seu negócio se destacar. No quesito Ferramenta x Inteligência, a agência fornece meios para que você foque melhor no posicionamento da sua marca, enquanto direciona sua empresa para crescimento e sucesso online.

Reposicionamento de conteúdo – Você está acostumado a comunicar o que acha que o seu cliente quer ouvir. Mas como saber se esse conteúdo está de fato alinhado com as dores e necessidades do seu público e o canal por onde ela terá acesso a isso? E mais ainda, como reposicionar esse conteúdo de maneira mensurável e efetiva? Agências Digitais analíticas e com orientação para negócios têm a experiência necessária para identificar como ações e campanhas podem ser reposicionadas e realinhadas para atender a um público-alvo em plataformas digitais específicas.

Otimizações digitais – Investimentos em busca orgânica e campanhas pagas, otimização de SEO, gestão efetiva de Redes Sociais e site, foco na atração, conversão, venda, análise e relação com os clientes etc. Estabelecer a inteligência necessária para melhor utilização de cada um desses itens bem como tarefas necessárias para sua execução é o que gera a equação equilibrada entre ser uma empresa digital ou estar presente na internet. O trabalho de uma agência é planejar e juntar todas essas ações e pontos de contato entre a empresa e o cliente e fazer com que eles estejam em sinergia, falando a mesma língua, sempre com foco no objetivo do seu negócio.

Otimização de recursos – Uma agência digital não irá substituir sua equipe interna, o papel dela é ser sua parceira no meio digital e complementar seus esforços, oferecendo conhecimento e inteligência focada e altamente especializada. Igual ao trabalho de uma consultoria, por exemplo, mas altamente propositiva e não apenas reativa.

Ser tecnológico e ter as melhores ferramentas não tornam sua empresa uma organização digital e pronta para conversar com o mercado. Para uma presença digital corretamente otimizada, é necessário ter proatividade e inteligência na tomada de decisões, análise de como o seu consumidor está interagindo com sua marca e entregas de forma escalável e personalizada daquilo que ele precisa e no momento em que ele deseja.

O core business de uma Agência de Marketing Digital orientada a negócios e com foco em estratégia é esse e ela é capaz de fornecer uma análise competitiva para determinar o que está acontecendo em sua indústria e o que sua empresa precisa fazer para se destacar perante os seus clientes e o seu mercado.

Como o marketing da minha empresa pode assumir um papel verdadeiramente estratégico e deixar de ser um centro de custo, respondendo diretamente pelos resultados de venda?

(Ou traduzindo: Vou sozinho ou encontro um parceiro?)

Encontre um parceiro estratégico ideal

 

Se você escolher pelo caminho de fazer in house, não tem problema algum. O primeiro passo é se imbuir de conhecimento para tornar suas ações mais efetivas. Para colher frutos positivos, você precisa entender como conectar todas as suas ações para iniciar uma estratégia que faça sentido para a sua empresa, como melhor usar o seu site, e-mails e redes sociais, em quais métricas focas e como analisar os resultados que forem chegando.

E isso é só começo. Mas calma, para que você não fique perdido, leia o nosso e-book Marketing Digital: O passo-a-passo completo para Iniciantes e entenda como estruturar um planejamento que funcione e com resultados que você consegue comprovar para a sua Diretoria.

Se você entender que não consegue fazer sozinho, mas acha que ainda não tem budget ideal para a contratação de um parceiro, eu vou te fazer uma outra provocação: quantas vezes você já gastou com processos densos e onerosos (como um processo antigo de vendas ou atendimento do cliente ineficiente)? Outro ponto: quanto já gastou em Marketing tradicional e não conseguiu mensurar se fez resultado? Quantas vezes já ouviu que a área de Marketing “gastava” demais? Acho que está na hora de começar a pensar em valor, e não custo.

Para te ajudar nessa reflexão (e claro, para que você consiga planejar dentro do seu orçamento), descubra quanto custa investir em um projeto de Marketing Digital e como esse investimento vai influenciar, positivamente, no seu ROI.

Agora, acima do fazer ou não sozinho, é fundamental entender a importância que um parceiro estratégico ao seu lado, e não somente um fornecedor comercial, traz para os seus resultados. Muitas empresas acham que contratar uma agência é somente demandar tarefas e esperar entregas, sem maior entendimento da sua necessidade mais profunda.

Porém, é vital lembrar que para que os resultados apareçam, é primordial dividir as responsabilidades – cliente e parceiro precisam trabalhar juntos para o desenvolvimento de ambos. Quando você tem um parceiro que entende o seu planejamento, metas e estratégias, ganha um aliado para alcançá-las. Ou seja, enquanto um fornecedor é apenas um entregador de demandas, o parceiro estratégico contribui ativamente para o seu crescimentos e resultados. Se você ficou curioso e quer entender melhor como funciona essa relação, eu tenho um blog post ideal: Empresa empática: eleja parceiros e não fornecedores – como contratar e ser contratado.

Se eu puder te dar um conselho em relação a todos esses questionamentos que eu levantei é: busque ser mais empreendedor e menos empresário. O que eu quero dizer é que ao falarmos de empreendedorismo, focamos em comportamento, em buscar formas efetivas de crescimento e desenvolvimento e ter a mente voltada para encontrar soluções e não problemas. Entender as suas limitações é importante sim, mas encontrar parceiros que vão te ajudar a desenvolver inteligência empresarial é vital.

Agora é a hora de refletir e identificar as suas necessidades, alinhadas com o seu orçamento. Se precisar de ajuda, veja como investir em Marketing Digital pensando em custo-benefício.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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