Você é estratégico, tático ou operacional?

Você é estratégico, tático ou operacional?

  • 4
  • 12 de dezembro de 2016

Como você definiria o seu perfil profissional: estratégico, tático ou operacional? A maneira como você age no seu dia a dia de trabalho, como você organiza as suas tarefas e as contribuições que você oferece à empresa ajudam a definir em qual destes perfis você se enquadra. E, principalmente, podem ajudar a planejar melhor o seu futuro profissional.

Em uma empresa, existem colaboradores que enxergam longe e apresentam pensamento crítico em relação ao mercado e seu futuro, assim como também existem aqueles com mais facilidade para planejar os processos internos da empresa, certo? São perfis diferentes, mas que se complementam para garantir que os objetivos do negócio sejam alcançados.

Descubra, a seguir, se a sua forma de pensar e trabalhar é mais estratégica, tática ou operacional. Veja também quais são os principais resultados que cada um destes perfis traz para a empresa!

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o que direciona todo o trabalho desenvolvido na empresa. Ele é um ponto de partida importante para que o negócio entregue produtos e serviços coerentes com a sua visão, missão e valores. Este planejamento visa ações de longo prazo – para os próximos 5 ou 10 anos.

Como é um profissional com perfil estratégico

Se ao pensar em planejamento, você pensa em anos à frente, é muito provável que você tenha um perfil estratégico. Este tipo de profissional também tem uma visão crítica do mercado: sabe avaliar concorrência, antecipar tendências e o futuro da área. São pessoas que pensam além das tarefas rotineiras e que apresentam bons insights sobre qual deve ser o direcionamento da empresa e quais são as principais ações que devem ser planejadas para chegar lá.

Profissionais com perfil estratégico têm uma visão geral da empresa, incluindo a sua história e valores; facilidade para analisar dados de mercado, sempre pensando no crescimento da marca; visão para enxergar novas oportunidades de negócio e iniciativa para experimentar novos processos.

As contribuições do profissional estratégico são essenciais para que a empresa esteja sempre um passo à frente da concorrência.

Planejamento tático

Com base nas diretrizes definidas no planejamento estratégico, são definida as ações táticas. Elas são mais específicas e devem ser concluídas em médio prazo, focadas nos próximos um, dois ou três anos.

Como é um profissional com perfil tático

Este profissional apresenta uma visão mais específica do negócio. Dividir objetivos em tarefas que podem ser delegadas e detalhadas é algo que faz parte da sua rotina de trabalho? Então, o seu perfil pode ser considerado tático.

O profissional tático apresenta um bom conhecimento da missão, dos valores e dos objetivos gerais da empresa. Enxerga quais são as responsabilidades do seu setor para que as metas propostas sejam atingidas e tem capacidade de organização para planejar ações práticas.

O profissional tático também é essencial: ele garante que as atividades executadas diariamente no setor levem à concretização dos objetivos gerais do negócio.

Planejamento operacional

O planejamento operacional é ainda mais específico do que o tático. Ele visa a execução de ações práticas que devem ser concluídas em curto prazo (diárias, semanais ou até mesmo mensais – de três a seis meses).

Como é um profissional com perfil operacional

Quem tem perfil operacional apresenta facilidade para definir métodos e processos para alcançar, em um curto prazo, os objetivos da empresa. Estas são pessoas que gostam de ver resultados rápidos para as ações planejadas e que conhecem bem os talentos da equipe de trabalho – por isso, sempre sabem que colaborador poderia desenvolver melhor determinada tarefa.

O profissional operacional também é organizado e detalhista, tem conhecimento para fazer previsões de orçamentos e facilidade para organizar cronogramas, funciona muito bem com tarefas do dia a dia.

O perfil operacional contribui para que os planos da empresa sejam bem executados, dentro do prazo planejado.

No conjunto, os perfis estratégico, tático e operacional são essenciais para o alcance dos resultados almejados e operam de maneira interdependente, ou seja, o que é posto em prática em uma das etapas do planejamento gera efeito nas demais.

Estratégico, tático e operacional: com qual destes perfis você mais se identifica? 

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o