Vai apresentar? Quatro fundamentos essenciais para uma apresentação eficaz!

  • 4
  • 5 de setembro de 2014

Neste post vamos falar sobre os quatro fundamentos que fazem toda a diferença para uma apresentação. Eles vão tornar o seu objetivo principal muito eficaz e sem dúvidas serão essenciais para que suas apresentações sejam muito mais impactantes e envolventes.

1. Significância

Tudo aquilo que você se propõe a executar em sua vida precisa ter um significado. Esse significado completa a razão para que algo seja feito, ou seja, para que aquilo faça sentido, te dê prazer e de fato seja importante para você.

E em uma apresentação isso não é diferente. As melhores apresentações são aquelas em que o apresentador conta uma história ou passa uma informação verídica, de modo que através dessa transmissão ele emprega com emoção seu sentimento, seja através da tela do projetor ou da própria fala.

Portanto, a Significância é um dos elementos essenciais para que a sua apresentação tenha um propósito e deixe de se basear em informações vazias e desconexas, assumindo assim um papel agregador, relvante e que traga algo de útil e novo para o seu público.

2. Estrutura

A estrutura é a forma com que você constrói os argumentos que irão conduzir a apresentação até a sua mensagem principal. Planeje sua apresentação de forma simples e seja sempre claro e direto com suas palavras. O segredo é criar ideias, ordená-las corretamente e exibi-las de forma eficiente. Uma dica é reunir centenas de pensamentos e descartar 90. É preciso plantar muitas idéias e colher as melhores. São elas que irão para a sua apresentação. Tome nota de tudo, nenhuma informação é irrelevante no momento em que se está criando. Isso faz parte do processo criativo.

[irp posts=”9642″ name=”3 passos para criar uma apresentação quando você não sabe por onde e como começar”]

 

3. Simplicidade

Simplicidade no sentido de passar as informações sem ruídos, sempre priorizando o conteúdo e nunca deixando com que algum elemento como imagem, som ou animação se prevaleça.

Evite gírias, jargões, termos técnicos e descomplique para seu público, colocando nos slides apenas o que é relevante. As informações adicionais ou secundárias você deve deixar para serem utilizadas através da fala, e as telas da apresentação devem servir apenas como seu apoio enquanto apresentador.

A simplicidade também vale para o aspecto visual da sua apresentação, logo, utilize menos textos e mais imagens e não polua seus slides com bullet-points. Use palavras-chave que sirvam como link para a sua argumentação.

Você pode se aprofundar em temas que o auxiliem a deixar suas apresentações visualmente mais eficientes, para isso baixe (material gratuito) o nosso E-Book com 21 dicas práticas para melhorar suas apresentações no PowerPoint.

4. Ensaio

Nunca é demais ensaiar e “dominar” todas as telas. Quanto mais você ensaiar mais segurança você passa para sua audiência e é essa segurança que poderá garantir a eficiência da sua apresentação.

Faça anotações com o máximo de antecedência possível. Conecte mais informação, mais referências e mais materiais, ainda que não haja possibilidade de empregá-los. Isso servirá para você ganhar a confiança e o domínio no assunto e esse suposto excesso servirá como a estrutura de conhecimento necessária para o desenrolar da sua apresentação.

[irp posts=”10938″ name=”Planeje a sua apresentação com os códigos da linguagem visual”]

 

Saiba do que você está falando. Aprenda o assunto de modo a tomar posse dele e não tenha apenas alguma habilidade em torno do seu tópico. Domine-o completamente e seja capaz de preencher cada instante da sua apresentação com um consistente conteúdo. Uma vez adotada essa postura, de domínio absoluto do assunto, você terá 90% do seu trabalho realizado, antes mesmo de se posicionar diante do seu público.

 

 

Um Comentário

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o