Tornando sua empresa online em 7 passos!

Tornando sua empresa online em 7 passos!

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  • 12 de fevereiro de 2015

O comércio eletrônico no Brasil não para de crescer. Em 2014, segundo dados do relatório Webshoppers/E-bit, o faturamento foi de 35,8 bilhões de Reais, 4,7 bilhões a mais que em 2013. Muitas empresas, que surgiram como lojas “físicas” tradicionais, já aderiram à internet e ao mundo virtual. E muitas outras ainda não conseguiram fazer essa transição, cada vez mais necessária.

Para você (como pessoa física) ou sua empresa, que estão buscando um “lugar ao sol” na internet, preparamos 7 dicas ou passos fundamentais a serem considerados. Com esses passos, sua empresa reduzirá drasticamente a chance de cometer erros que muitos cometeram nos últimos anos, e que ainda cometem, por simples desconhecimento. Vamos a eles!

1-   Produza informação relevante e de qualidade

Além da contratação de uma empresa confiável para produzir seu website ou loja virtual, é necessário abastecer estes ambientes digitais (ou mesmo as redes sociais nas quais a empresa estará atuando) com conteúdos relevantes e relacionados com os produtos e serviços da empresa. Esses conteúdos podem ser produzidos por empresas de content marketing (marketing de conteúdo) ou assessorias de imprensa.

Invista na variedade de mídias, alternando entre artigos, textos leves, vídeos, entrevistas, dicas, etc. Dessa forma, suas chances de atrair clientes por meio destes conteúdos serão grandes.

2-   Esteja presente e atuante nos ambientes digitais

É muito importante estar presente nas redes sociais, atualizando as ofertas e conteúdos do website ou loja virtual. Mais do que isso, é necessário oferecer um suporte de atendimento aos clientes que são usuários dessas redes sociais.

As redes são um excelente ambiente para práticas de marketing, como concursos culturais, ofertas-relâmpago e promoções, que potencializam a visitação dos clientes.

Esteja atento para a resolução de problemas e crises que podem envolver clientes insatisfeitos com produtos ou serviços. Um pronto atendimento é importante para manter um posicionamento favorável à empresa.

3-   Entenda o e-consumidor

É fundamental que você compreenda como se comporta seu público-alvo na Internet. Só assim você vai poder criar e gerenciar campanhas de Adwords (para aparecer em destaque no buscador Google) que consigam atrair as pessoas certas para seus produtos.

Aproveite o potencial das redes sociais para fazer pesquisas ou enquetes com os consumidores, verficando suas preferências e gostos. Essas informações podem abrir muitas portas para bons negócios.

4-   Atue em multicanais

Com a popularização dos smartphones e tablets, é muito importante que sua loja virtual funcione corretamente nesses dispositivos. Atualmente quase 10% das compras online já são feitas nesses aparelhos, portanto, não desperdice essa oportunidade de atuar em diferentes dispositivos, já que você estará presente em vários ambientes digitais.

5-   Monitore a concorrência e o mercado

Estar bem informado sobre o mercado e a concorrência sempre foi uma necessidade, antes mesmo da Internet. Em tempos digitais, essa prática continua cada vez mais significativa para a competitividade das empresas.

Esteja alerta às ofertas e promoções da concorrência, pois é possível que sua empresa consiga oferecer uma “contra-oferta”, com algum benefício a mais do que o concorrente. Por certo os clientes estão procurando os mesmos produtos em diferentes lojas virtuais, portanto uma condição especial pode fazer toda a diferença na hora de fechar o negócio.

6-   Construa reputação online

A construção de uma boa reputação online depende de uma série de fatores, incluindo a execução exitosa de todos os passos já listados. Não esqueça que o respeito aos prazos de entregas, a qualidade dos produtos e serviços, bem como o serviço de atendimento ao cliente são os itens mais citados quando o assunto é descontentamento com lojas online. Esteja atento a toda a cadeia do negócio, desde a sondagem inicial do cliente até o pós-venda.

Mais do que atender bem, tenha em mente que clientes satisfeitos irão fazer propaganda positiva de sua empresa ou de seus produtos. O marketing digital tem essa premissa, a de fidelizar os consumidores a tal ponto que estes poderão certificar a possíveis consumidores a boa reputação de seu negócio.

7-   Dê uma chance ao novo

Dar uma chance ao novo significa não esperar demais para implementar uma nova tecnologia ou uma prática de marketing digital. Esperar demais pode resultar em prejuízo financeiro. Para isso, busque empresas parceiras que podem auxiliá-lo na adoção de novas estratégias de marketing, ou novas tecnologias de suporte ao seu negócio.

Esteja ciente dos riscos que podem estar envolvidos, mas não esqueça que muitas vezes o retorno esperado pode compensar estes riscos. Com uma maior vivência na Internet, e com a ajuda de parceiros estratégicos, sua empresa poderá aproveitar o crescimento dos negócios online.

Achou estas dicas eficazes? Conheça mais sobre marketing digital em nossa página e não perca mais tempo!

 

 

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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