Estratégia: sua empresa atira para todos os lados quando o assunto é marketing?

Estratégia: sua empresa atira para todos os lados quando o assunto é marketing?

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  • 11 de outubro de 2016

Quando o assunto são estratégias de marketing eficientes, existe uma palavra-chave: planejamento. Sem uma boa organização, a sua empresa pode gastar mais do que o necessário e obter menos resultados do que o esperado. Para fazer uma boa divulgação da marca e promover os seus produtos é preciso estudar o seu público-alvo, fazer um planejamento completo das campanhas e ações promocionais e acompanhar os resultados alcançados. Essa é a melhor maneira de atrair o interesse dos consumidores para os produtos e serviços do seu negócio!

A importância de um marketing bem direcionado 

Se a sua empresa atira para todos os lados quando o assunto é marketing, é hora de rever as suas estratégias. A falta de direcionamento é um erro que reflete em campanhas com resultados pouco satisfatórios. Por outro lado, ações focadas nos canais e no perfil de consumidor certo, são muito mais certeiras e eficientes.

O trabalho que antes era um verdadeiro desafio para os gestores de marketing, ficou muito mais simples com a chegada do Inbound marketing – o marketing de atração. Hoje em dia, estes gestores podem contar com uma série de ferramentas e estratégias digitais para captar leads, despertar o seu interesse e garantir mais vendas concluídas.

O Inbound possibilita ainda que o marketing tenha controle sobre as campanhas realizadas. Um relatório que mostre quantas vezes um anúncio no Facebook foi clicado, por exemplo, ajuda a analisar se a estratégia está surtindo efeito ou se são necessárias alterações. Dessa forma, é possível replanejar ações pouco eficientes e redirecionar investimentos para estratégias mais rentáveis.

O resultado são campanhas melhor direcionadas, feitas nos canais que mais atraem consumidores para a empresa e com uma comunicação bem planejada para atingir o público-alvo da marca. Ou seja, há uma garantia maior de que os recursos destinados ao marketing serão melhor aplicados e que trarão maiores resultados.

Inbound ou Outbound marketing?

O Inbound não elimina a eficiência do marketing tradicional – o Outbound marketing. Campanhas feitas em revistas, rádios e comerciais de televisão continuam sendo relevantes e eficazes na promoção de marcas e produtos. Mas é essencial que as empresas acompanhem as tendências e incluam ações digitais de atração em suas estratégias promocionais.

É importante perceber que os canais digitais não só permitem que o gestor de marketing tenha maior controle sobre as ações realizadas, mas também fazem com que as empresas ganhem potência na comunicação com o consumidor.

Vale destacar que Inbound não significa apenas criar um perfil oficial da empresa no Facebook – ou em outras redes sociais relevantes atualmente. É preciso planejamento, pesquisa e manter o foco nos resultados. Pesquisas relacionadas ao perfil do público-alvo, por exemplo, ajudam a garantir que as ações sejam bem segmentadas. Assim, é mais fácil acertar na comunicação com os seus potenciais clientes.

E então, a sua empresa atira para todos os lados quando o assunto é marketing? O que você pensa do Inbound marketing? E sobre o Outbound, você acha que as estratégias tradicionais deveriam seguir outro rumo para se adaptarem aos hábitos de consumo modernos? Deixe a sua opinião nos comentários!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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