Só o fundo do funil é importante?

Só o fundo do funil é importante?

  • 3
  • 13 de novembro de 2017

Pra quem está familiarizado com inbound marketing, sabe que dormimos (ou deveríamos pelo menos) com o funil de vendas na cabeceira da cama. Tem gente aqui na agência que já cogitou tatuar o funil no braço. Eu espero fortemente que seja só uma brincadeira, mas enfim… A questão é: o funil inteiro é importante, não só uma parte dele.

Não podemos esquecer que o funil representa a jornada do cliente, e como boa adepta da filosofia que sou, não posso deixar de citar que o resultado – neste caso a venda – é importante, mas é o caminho que constrói e possibilita esse fim.

Investir dinheiro e tempo apenas em ações de fundo de funil, e se dedicar pouco ao topo do funil é uma possibilidade, mas a questão aqui não é usar os mesmos pesos e medidas para todas as etapas, mas sim ser justo e eficiente nessa distribuição.

Pouco investimento no topo do funil pode te impedir de encantar pessoas que estão abertas, mas mal direcionadas naquilo que precisam. Quantas são essas pessoas, não sabemos, mas não considerá-las tem um impacto nos resultados e nas vendas. Digo novamente que a questão não é alocar todos os recursos em um lugar só e se desesperar com essas possíveis perdas, e sim entender que existe uma tensão ótima que distribui de maneira justa qual é o impacto de cada etapa da jornada do cliente no resultado.

Um cliente é cliente desde o princípio, mesmo que nunca compre algo de você. Entender e aplicar isso depende da mentalidade que você usa, dos recursos disponíveis e da estratégia adotada, mas alguém que mantém contato com a sua marca, mesmo sem comprar, é seu cliente. Consome o conteúdo que você produz, e reproduz esse conhecimento.

O que esse cliente reproduzirá a partir do contato com a sua marca?

Mais do que seu produto ou serviço, como você e a sua empresa se vendem? A imagem vendida e os conteúdos produzidos traduzem a essência do que é o seu negócio?

Avalie nosso artigo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
2 voto(s)
Carregando...

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o