SEO, SEM, SMM e SMO: Entenda o que são e a importância destas siglas no marketing digital

SEO, SEM, SMM e SMO: Entenda o que são e a importância destas siglas no marketing digital

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  • 7 de dezembro de 2017

Se você trabalha com marketing digital há algum tempo ou mesmo se for um iniciante, já deve ter ouvido ou visto algumas siglas que representam alguns termos técnicos.

A sigla “SEO” é a mais popular entre todas elas, tendo em vista a sua importância no Marketing Digital e nos negócios de forma geral. Mas será que só ela é importante?

No artigo de hoje trazemos outras siglas e a explicação sobre cada um desses termos e o porquê eles são tão importantes nas estratégias de negócios que atuam no meio digital.

Por que entender e principalmente saber a importância dessas siglas?

Não basta apenas saber o que significam essas siglas, mas sim entender a importância das mesmas no mundo dos negócios e nos meios digitais.
Esse conhecimento permite melhor entendimento entre os profissionais e também permite direcionar as ações de marketing de forma mais claras e objetivas.

É a essência do Marketing Digital

Cada uma dessas siglas representa um tipo de ação que serve para estruturar uma campanha de marketing digital. Na verdade, todas essas siglas unidas são a essência do Marketing Digital.

Basicamente, ao atuar na Internet, todas elas são usadas (mesmo que indiretamente) em muitas ocasiões, mesmo que o profissional não tenha esse conhecimento prévio.

Entendendo as siglas de uma vez por todas

A seguir vamos mostrar o que cada um desses termos significa e a sua importância nos negócios para que você não esqueça mais daqui por diante.

SEO

O termo SEO (Search Engine Optimization) é um dos termos mais importantes no mundo do Marketing Digital, pois não há como se destacar na Internet sem saber sobre suas principais técnicas.
Basicamente SEO significa Otimização em Mecanismos de Buscas. E o Google é um desses mecanismos, assim como Bing e Yahoo Search.

O termo mais falado nos últimos tempos

Em qualquer estratégia digital ou de produção de conteúdo é muito comum ouvir sobre SEO e a preocupação em ocupar um bom posicionamento nas buscas orgânicas desses mecanismos.

Busca natural ou busca orgânica?

É este o principal objetivo das estratégias de SEO: estar entre os primeiros da busca natural ou orgânica. Entende-se como “busca natural” ou “orgânica” aquela em que o buscador apresenta resultados espontâneos, ou seja, gratuitos.

Hospedagem de sites

Ter um site hospedado em uma empresa de hospedagem de sites de qualidade com certeza vai ajudar no SEO. São diversos itens que uma empresa pode ajudar, como a velocidade dos servidores.

Nenhuma pessoa que acessa uma página gosta de ficar esperando o site carregar, essa demora faz com que o site seja rebaixado no rank dos sites de busca. Portanto, ceritifique-se de contratar um serviço de hospedagem de sites com servidores de alto nível, suprindo essa demanda.

Certificado SSL

Outro ponto importante de um serviço de hospedagem de sites é o certificado SSL. Se você possui um e-commerce, com clientes confiando dados pessoais o tempo inteiro para comprar os seus produtos, você precisa ter um certificado desse.

Ele vai garantir toda a segurança e anonimato, garantindo toda a tranquilidade que o cliente precisa na hora de colocar o número do cartão de crédito por exemplo. E, logicamente, um site que possui um item desse, é muito mais bem posicionado nos sites de busca.

Por que é importante?

Essa preocupação se deve pelo alto retorno que uma empresa ou marca pode obter ao conquistar os primeiros resultados das pesquisas feitas pelos usuários.

Acompanhe 10 dicas para otimizar seu site

Ao estar na primeira, ou nas primeiras colocações dos mecanismos de buscas é possível obter maior tráfego para o site e consequentemente, maiores chances de conquistar novos clientes.

SEM

Já o termo SEM (Seach Engine Marketing) significa algo bem maior e abrange não só o SEO, mas sim o conjunto de estratégias gratuitas e pagas para atingir bons resultados nos mecanismos de buscas.

Links patrocinados e Rede Display

Numa estratégia de SEM, além do SEO, (tráfego orgânico) os links patrocinados também são responsáveis pela geração de tráfego, só que dessa vez por meio de anúncios pagos.

Esses links patrocinados aparecem acima dos resultados orgânicos e também na rede display dos buscadores que nada mais são do que anúncios divulgados nos sites parceiros dos buscadores.

Google Adwords

O Google Adwords é a “galinha dos ovos de ouro” da Google, pois é a ferramenta que mais gera receitas para a gigante multinacional.
É por meio do Adwords que as campanhas de links patrocinados são criadas. E diferente dos resultados orgânicos, os anúncios podem começar a serem exibidos imediatamente após a configuração de uma campanha.

Veja as diferenças entre busca orgânica e busca paga

Por que é importante?

Uma estratégia de SEM bem elaborada pode impulsionar os resultados de uma empresa ou marca rapidamente e com baixo investimento em relação a outras formas de publicidade e mídias.

Além de se destacar nas buscas orgânicas e pagas, a empresa ou marca também pode ser vista como referência na área em que atua devido à alta exposição em vários canais.

SMM

A sigla SMM significa Social Media Marketing ou “Marketing em Mídias Sociais” e muito se assemelha ao SEM em termos de abrangência estratégica, pois lida com as ações de marketing em redes sociais.

A ideia e objetivo do SMM é posicionar uma marca ou empresa por meio das diversas redes sociais, gerando assim engajamento, relacionamento e futuros negócios.

Planejando o uso das mídias sociais

Embora sejam usadas de formas equivocadas, muitas das redes sociais possuem objetivos diferentes e é isso que deve ser analisado em um projeto de SMM.

Pensando no todo

Ao se pensar nas estratégias de SMM é preciso ter em mente as principais táticas e formas de como serão as abordagens e interações com o público, bem como a produção de conteúdo específica para cada mídia.

Por que é importante?

O uso das redes sociais é uma realidade para diversos públicos e as empresas já perceberam que é possível gerar novos negócios por meio do relacionamento com esses usuários.

Veja como se conectar com o seu público

Manter a presença efetiva e interagir com o público nos diversos canais sociais é uma “obrigação” para marcas e empresas que desejam acompanhar as tendências e o comportamento do consumidor na era da informação.

SMO

O Social Media Optimization (Otimização em Mídias Sociais) tem como objetivo principal gerar tráfego e aumentar o número de visitantes (sendo eles seguidores, fãs, etc.) nas diversas redes sociais.

O “SEO” das Mídias sociais

Como as estratégias de SMO são pautadas na geração de tráfego, essa área é conhecida popularmente como o “SEO das Mídias Sociais”.

Isso se dá devido o número de seguidores também aumentar o tráfego em sites ou blogs, assim como o oposto também é esperado, gerando assim a otimização de uma marca/empresa na web.

Os objetivos do SMO

Para trabalhar bem as estratégias de SMO é preciso ter suas métricas bem definidas e o que se pretende com tais ações. Dessa forma, é preciso ter em mente algumas regras básicas que consistem em:

  • Criar conteúdo relevante e compartilhável;
  • Facilitar o compartilhamento do conteúdo;
  • Oferecer recompensas para quem compartilhar;
  • Criar conteúdos em diversos formatos;
  • Incentivar o mashup (incorporar outras mídias em seu site/blog).

Por que é importante?

Atuar nas redes sociais é uma excelente alternativa para aumentar os acessos do site e melhorar o posicionamento da sua marca na web.

Sendo assim, as estratégias de SMO devem caminhar lado a lado com as de SEO, pois ambas são importantes para os negócios e fazem parte do ecossistema que envolve o Marketing Digital.

Conclusão

E então, achou esclarecedor o artigo de hoje? Antes de criar a sua próxima campanha de mídias sociais e SEO tenha em mente esses conceitos.
Por fim, que fique claro que compreender as técnicas e saber gerenciar uma boa estratégia de Marketing Digital é tão, ou mais importante do que saber o significado de algumas siglas.

“Hostinger”

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da WebLink.

Empresa brasileira pertencente ao grupo europeu Hostinger especializada em hospedagem de sites de alta qualidade e baixo custo.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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