Seus números traduzem o seu trabalho, o seu objetivo?

Seus números traduzem o seu trabalho, o seu objetivo?

  • 3
  • 6 de novembro de 2017

O que os índices e números dizem da sua empresa? Da sua equipe? De você?

Quanto do seu trabalho foi traduzido naqueles algarismo romanos? Você consegue enxergar sua contribuição ali?

Minha questão aqui é:  E quando não há um valor que preencha, que dê sentido, para o número? E quando os índices são só uma moldura?

Financeiramente, é possível que uma empresa venha a falir mesmo lucrando. Não me pergunte detalhes de como isso acontece, pois não entendo tão profundamente, mas sei que é possível e já ouvi muitos com medo de que isso acontecesse, mesmo com a conta bancária positiva.

Pensando bem, até que entendo um pouco. Uma empresa pode falir mesmo lucrando quando não cresce, quando não segue adiante, quando não muda e não aspira algo além. Já falamos algumas vezes disso por aqui. Não mudar conforme as demandas é se tornar obsoleto.

Nos tornamos obsoletos quando ficamos estagnados e presos a uma meta engessada. Se você vende um produto e acredita que sua missão nesse mundão é vender este produto isso pode ser um problema, mas se você enxergar um sentido para além do produto, que é tornar o dia-a-dia das pessoas mais prático por exemplo, você acompanha e muda conforme a demanda.

Correr atrás dos números é interessante quando é algo motivador e não quando é o necessário para chegar até o fim do dia.

Em resumo, bons índices, não garantem a sobrevida de um negócio (o que nem é uma lógica interessante para se operar). Certamente precisamos de algo palpável que nos dê notícias de como anda o negócio, precisamos de organização, de metas e métricas, de processos. Mas somos feitos (nós humanos) de sentido e precisamos que seja possível construí-lo em torno de qualquer símbolo. Números e índices são símbolos e representam algo, assim como dizem algo, para e do grupo.

Pode-se dizer que os números são importantes justamente porque não dão margem para suposições, são concretos e exatos, mas na realidade para se chegar a qualquer resultado, é importante que se defina o que se quer saber, e para escolhermos o que precisamos e queremos saber é imprescindível delimitar o porquê queremos saber algo. Saber o porquê é uma maneira de construir sentido.

É importante que algum sentido seja construído em torno da busca desses números, desses resultados, assim para além da sobrevivência opera-se na lógica do movimento e da existência.

Avalie nosso artigo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
2 voto(s)
Carregando...

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o