Saiba por que estruturar seu workflow para marketing digital

Saiba por que estruturar seu workflow para marketing digital

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  • 11 de setembro de 2017

Já sabemos quais são as principais práticas utilizadas no marketing digital para converter visitantes em leads, certo? Mas atingir suas metas de vendas está muito além de manter o blog ativo, com publicações ricas em CTAs, formulários, e-mail marketing e landing pages. O segredo está em estruturar seu workflow para marketing digital.

Isso significa que para conquistar uma melhor atuação digital, é preciso que alguns processos sejam automatizados e outros aprimorados, mesmo que manualmente. Construir isso é sinônimo de ter um trabalho com bases sólidas e clareza em todas etapas e, ainda, ser mais produtivo.

Mas, afinal, o que é workflow para marketing digital?

Workflow nada mais é do que simplificar o andamento das ações planejadas, traçando um perfil das necessidades identificadas em cada fase – o seu fluxo de trabalho. Pense na seguinte situação: você tem uma lista de leads qualificados que fizeram o download de um ebook no site.

A partir de agora, essas pessoas precisam receber conteúdos mais específicos no e-mail, de acordo com as características de cada uma delas. Isso porque os leads devem ser nutridos de forma pensada. Sua equipe não vai atingir bons resultados se disparar qualquer e-mail para qualquer pessoa, entende?

O intuito é que todos os processos estejam em sinergia total do começo ao fim. Mas, antes, é preciso que o fluxo de trabalho seja desenhado e configurado para executar essa tarefa. Isso pode ser feito com ajuda de agências especializadas, identificando as partes que estão travando o andamento de cada uma das etapas.

Qual será a influência nos seus resultados?

Concentrar esforços na estruturação de um workflow vai render resultados em médio e longo prazo. Não tenha expectativa de receber respostas rápidas, já que a solidificação do novo sistema depende do empenho da sua equipe e também do entendimento do novo fluxo.

Com o passar do tempo, os envolvidos vão demonstrar mais produtividade, já que o trabalho está focado em aproveitar melhor o tempo e a energia disponíveis. Além disso, espere integração entre as áreas e entregas com mais significado.

Isso acontece porque cada pessoa envolvida passa a compreender o seu papel dentro do processo, fazendo o atendimento, desenvolvendo as tarefas e mapeando os resultados com mais consciência. Elas começarão a entender de onde o processo está vindo, além de como e por onde a linha de produção deverá seguir.

Outro ponto importante: ter um workflow bem estruturado ajuda a não deixar nada passar. Com tanta responsabilidade e demandas, mesmo sem perceber estará somente apagando incêndios, negligenciando outras ações importantes. Essa é a hora de também de olhar com atenção para todos os seus processos.

A otimização do trabalho leva, sistematicamente, ao cumprimento dos KPIs (Key Performance Indicator), responsáveis por medir e quantificar os processos internos no marketing digital. Afinal, esses indicadores são fundamentais para a sua estratégia porque são um espelho dos objetivos da empresa.

Como saber se o workflow está bem estruturado?

Para saber se você tem um workflow bem estruturado é preciso fazer um mapeamento de todas as etapas que estão sendo executadas. Primeiro, entenda tudo o que está sendo feito para depois estudar como aprimorar os processos.

Pense como se o fluxo de trabalho fosse um roteiro. Pegue os resultados de cada etapa do funil e faça comparações. Seus resultados melhoraram nos últimos meses? O número de conversões está dentro do planejado? Se a resposta para essas questões for não, então é hora de definir novas estratégias.

Mapear e documentar toda a movimentação do seu sistema vai permitir que você visualize melhor as respostas. Assim, fica mais fácil tomar decisões, antecipar possíveis falhas, cortar alguns passos desnecessários e otimizar outros.

Fluxos de trabalho indefinidos são como uma bola de neve e vão se tornando cada vez mais ineficientes com o passar do tempo. Por isso, é vantajoso fazer esse planejamento – ou replanejamento, dos processos o quanto antes.

É importante dizer que a automação não resolve todos os problemas de um workflow para marketing digital mal estruturado. Afinal, procurar uma equipe especializada no assunto é o caminho para alcançar uma melhor atuação digital e ter mais produtividade.

Você acha que o fluxo do seu marketing digital precisa de ajustes para alcançar resultados mais expressivos? 

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