Revise o seu dia a dia: o que fazer para ser sempre 1% melhor

Revise o seu dia a dia: o que fazer para ser sempre 1% melhor

  • 3
  • 25 de setembro de 2017

Dentro de sua empresa e do seu plano de carreira, o que você tem feito para conquistar seus objetivos e alcançar as suas metas? Caso exista o mínimo de dificuldade e hesitação em responder isso, sugiro que continue a leitura, pois será de importante valor para você. 

É muito comum e natural, que nós, dentro de nossas empresas, fiquemos engessados em nossas rotinas, aos nossos processos (muitas vezes ultrapassados e desatualizados), na famosa zona de conforto, sem perceber que é possível melhorar sim. E mesmo que sejam pequenas e simples, essas mudanças trazem resultados positivos para todo mundo :)

Entender que suas entregas podem ser melhores, que seus processos devem ser atualizados e que é necessário pensar fora da caixa e olhar as situações com outras lentes, é o primeiro e mais importante passo para que você se torne um profissional cada vez mais necessário e completo dentro de sua organização.

Pensando em tirá-lo da visão operacional, apenas como executor de atividades, listei alguns pontos importantes que podem ser de extremo valor no seu dia a dia.  

Quantidade x Qualidade.

Quantidade e qualidade na mesma frase definitivamente não combinam. Foi-se o tempo e o pensamento de que a diferença entre um profissional comum e um bom profissional era a quantidade e o volume de produção do mesmo.

Entregar um número absurdo de tarefas simplesmente por entregar, feitas de forma automática, como se você fosse uma máquina de linha de produção, é a forma errada de levar sua carreira profissional.

Empresas hoje em dia buscam profissionais cada vez mais estratégicos, que tenham base operacional em sua experiência, mas que, sobretudo, entendam a operação como um todo, identificando pontos falhos, corrigindo-os ou acionando os responsáveis para corrigi-los. Ou seja, você precisa saber como colocar a mão na massa, mas não necessariamente precisa fazer o fato acontecer.

Na prática, vale entender quais são as suas entregas e as atividades pelas quais você é responsável. Entender quanto tempo você demora para realizá-las e saber se todas elas têm um processo.

Mapeando esses pontos, além de muito mais organizado seu dia a dia, os riscos de erros e refação diminuirão gradativamente, liberando assim, tempo hábil para que você possa aproveitar e pensar como melhorar e ser, pelo menos, 1% melhor do que a última vez que você realizou ali, aquela mesma tarefa.

Qual foi a última vez que você analisou as tarefas que faz todos os dias?

Sair da rotina, tomar um ar, tirar um dia de folga para repensar seus processos; quando foi a última vez que você fez isso?

Entenda que, mesmo que por algumas horas, esse tempo será de extremo valor a você, uma vez que será utilizado para pensar na melhor forma de resolver os seus problemas. É impossível conquistar resultados diferentes, fazendo sempre a mesma coisa, certo?

Aqui na WCK por exemplo, todo mês realizamos uma imersão para pensar em como ser melhor. Funciona basicamente como um “retiro”: saímos do ambiente do escritório e vamos para um ambiente relaxante e lá analisamos processos e revisamos pontos falhos.

Além de conversarmos sobre essas questões muito mais tranquilos e sob uma nova perspectiva, a interação e o contato de toda equipe estreita as relações e facilita nossa comunicação interna no dia a dia.

Consequentemente ganhamos fluidez, uma vez que muitas vezes tarefas simples se perdem ou ficam travadas por falta de comunicação interna e integração das áreas.

Você tem a faca e o queijo na mão, agora só falta saber como cortar

A receita e os ingredientes estão na sua mão. Agora é a hora de saber por onde começar…

Entender os pontos falhos, analisar sua estrutura, mapear atividades que estão com muita refação. São essas as atitudes práticas para começar a fazer as coisas tomarem um rumo melhor.

Dentro das minhas entregas e da minha organização os processos têm papel fundamental, é graças a estes checklists que eu consigo liberar espaço e tempo no meu dia a dia para pensar e conseguir entregar minhas tarefas, por mais simples que elas sejam, cada vez melhores.

Avalie nosso artigo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
1 voto(s)
Carregando...

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o