Como identificar quais resultados em Marketing Digital fazem REALMENTE sentido para a minha empresa?

Como identificar quais resultados em Marketing Digital fazem REALMENTE sentido para a minha empresa?

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  • 15 de Fevereiro de 2017

Nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade. Mas isso você já deve estar cansado de ouvir nos cursos e palestras voltadas ao empreendedorismo, não é mesmo? Mas, mesmo que pareça óbvio, às vezes esse conceito fica esquecido na hora de avaliar os melhores resultados em marketing digital.

Como você avalia as respostas das suas estratégias? Você já parou pra pensar que um blog corporativo com mil pageviews ao mês pode trazer melhores resultados do que outra com cem mil? Tudo depende do potencial atrativo do seu conteúdo.

Nem sempre determinadas métricas de um web analytics, como número de curtidas em redes sociais ou visualizações de vídeos no Youtube indicam que uma campanha foi de fato eficaz. Você vai saber neste texto como ser mais efetivo no marketing digital e entender como alocar recursos de forma mais inteligente.

O que são métricas de vaidade?

É recorrente empresários perderem o foco da estratégia quando se deparam com resultados que são aparentemente positivos, mas que na verdade não fazem sentido para a meta estabelecida inicialmente.

Essas armadilhas são chamadas de métricas de vaidade, que não auxiliam na tomada de decisões porque alimentam o ego com números inflados. Elas são o resultado de poucos ou nenhum fechamento de venda e geração de leads qualificados.

São características e problemas das métricas da vaidade:

  • Muitos usuários cadastrados

Nem sempre o usuário que se cadastra no blog é a persona ideal para o negócio. A maioria pode ser convertida em contatos inativos por não ter interesse algum nas suas ofertas. O número de usuários que estão realmente envolvidos costuma ser pequeno.

  • Alto volume de tráfego

O tráfego em um site ou blog corporativo pode não representar muita coisa se esses usuários não se converterem em leads qualificados. Quando há muito tráfego e pouco engajamento, alguma coisa não está funcionando conforme o previsto e há necessidade de uma revisão da estratégia.

  • Bastante interação nas redes sociais

O número de curtidas e de compartilhamentos nas redes sociais é uma das coisas mais sedutoras no mundo virtual. Mas se essas interações não resultarem em contatos nem caminharem na jornada de compra, de nada adiantaram.

Métricas de Marketing que importam

Métricas de Marketing que importam. Fonte.

Os melhores resultados em Marketing Digital estão no funil de vendas

As métricas do funil de vendas são as mais importantes a serem observadas no gerenciamento do marketing digital da sua empresa. Essas métricas apresentam resultados que permitem monitorar o retorno sobre o investimento no marketing. Os resultados seguem a ordem:

  1. Número de visitantes;
  2. Leads gerados,
  3. Vendas fechadas.

Espera-se que o número de visitantes seja muito maior do que o número de vendas em um determinado período. A partir disso, é possível analisar quais canais geraram mais visitantes e monitorar a taxa de conversão de cada um deles.

É necessário verificar se as palavras-chave utilizadas estão adequadas, se a empresa está bem posicionada nos buscadores por meio delas, quais canais receberam menos visitas e se é preciso aprimorar os CTAs (calls to action) para que o lead continue a jornada de compra.

Outro dado importante é se sua empresa está conseguindo migrar a audiência de mídias pagas, como AdWords e anúncios, para canais gratuitos como resultados orgânicos no Google. A cada resultado percebido, é preciso rever as estratégias para tentar aumentar o número de conversões ou investir recursos em um canal mais eficaz. Entre cada um desses três itens, há diversos pontos que também podem ser analisados e otimizados. Entender e planejar suas metas e ações vai te ajudar a entender melhor cada um deles.

Portanto, ao analisar cada um desses indicadores, você conseguirá estabelecer e perceber os melhores resultados da sua estratégia e, consequentemente, será efetivo em marketing digital. Você verá quais são os conteúdos que chamam mais atenção de leads qualificados e quais páginas fornecem a melhor experiência aos usuários.

Com esses dados em mãos, será possível alocar recursos e ser efetivo em marketing digital. Você alguma vez já se encantou com as métricas de vaidade e percebeu que os resultados foram abaixo do esperado? 

Que tal ser o primeiro a avaliar este artigo?

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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