Resultados de Marketing da noite para o dia: porque você deve evitar esse tipo de expectativa

Resultados de Marketing da noite para o dia: porque você deve evitar esse tipo de expectativa

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  • 22 de janeiro de 2018

Um dos maiores erros que um administrador de empresa ou profissional de marketing pode cometer é desistir de uma ação porque ela não trouxe resultados rápidos. Há alguns anos, os principais veículos de comunicação utilizados para promover marcas e produtos eram a televisão, a rádio e as revistas, certo? Determinada empresa pagava um valor alto para aparecer na página de uma revista popular entre o seu público-alvo, por exemplo, e os efeitos podiam ser sentidos pouco depois da publicação do anúncio.

Mas o consumidor mudou. Assim, as estratégias utilizadas para atrai-lo também precisaram evoluir. As ações no meio digital entraram em cena, para ficar. Um ponto muito importante, que administradores de empresa e profissionais do setor devem perceber, é que resultados em marketing digital não chegam em prazos curtos. Por outro lado, são ações muito mais econômicas, com alto potencial para aproximar a marca dos seus clientes e que surtem efeitos duradouros.

Resultados em marketing digital: porque é importante não ter pressa

O marketing digital traz uma série de possibilidades para um negócio. Você pode usar as suas ferramentas para melhorar a comunicação com os seus clientes, atrair mais potenciais consumidores, promover produtos, reforçar a imagem da empresa ou até reposicioná-la no mercado. Mas nada disso se consegue da noite para o dia.

Para fidelizar o maior número de clientes, por exemplo, algo fundamental para aumentar o ticket médio da empresa e para vender melhor, é preciso conquistar a confiança do consumidor – e este é um relacionamento que não se constrói em poucos dias, nem em alguns meses.

É claro que você pode investir em uma campanha de links patrocinados, promover um produto rapidamente e ver o número de acessos do seu site aumentando rapidamente. Mas é importante saber que este tipo de ação não é sustentável. Se o site não apresenta qualidade ou se não é feito um bom trabalho de nutrição de leads, as visitas à página do negócio na internet vão diminuir tão rápido quanto aumentaram e a sua empresa continuará sem uma forte presença digital.

Ações bem planejadas levam a resultados sólidos

Um dos principais motivos para tantas empresas não terem resultados com marketing digital é a falta de consciência de que as ações precisam de tempo para surtir efeito. Assim, é comum que empresários desistam do investimento antes que ele tenha tempo de gerar o retorno esperado.

No marketing digital existem ações de curto, médio e longo prazo. Como exemplo, podemos citar:

  • Ação de curto prazo: links patrocinados
  • Ação de médio prazo: criação de site
  • Ação de longo prazo: marketing de conteúdo

Os links patrocinados podem mostrar resultados no dia seguinte, mas não garantem que o internauta irá comprar da sua empresa ou continuar o relacionamento com ela. Assim, quando você corta o investimento, os resultados também param de aparecer. Já as ações de médio prazo podem levar até um ano para trazerem resultados consideráveis, mas continuam surtindo efeito mesmo depois que o trabalho é finalizado.

O site, por exemplo, vai continuar atraindo visitas e os elementos presentes nele, como as informações acerca da história da empresa, continuaram ajudando a promover o negócio entre antigos e novos clientes. O mesmo pode ser dito sobre as ações de longo prazo, que precisam de um investimento maior, mas que trazem resultados ainda mais sólidos para a marca.

Como escalar resultados e acompanhar a performance das ações digitais

Um bom planejamento de marketing inclui uma pesquisa aprofundada – para conhecer a persona do negócio e fazer uma análise de mercado – e métricas tangíveis. Estas métricas influenciam as constantes melhorias que devem ser feitas na estratégia. Se uma rede social mostra maior potencial para engajar o público da empresa do que outra, por exemplo, é uma boa ideia reforçar as ações realizadas no espaço.

A possibilidade de medir o retorno gerado pelas ações desenvolvidas, muitas vezes em tempo real, é uma das maiores vantagens trazidas pelo marketing digital.

Uma forma eficiente de escalar os resultados alcançados pelo negócio com o uso do marketing digital é adotando o método OKR (Objectives and Key Results). De forma resumida, a metodologia consiste na definição de objetivos que ajudam a direcionar os esforços da equipe. Estes objetivos devem ser simples, específicos, de curto prazo e devem estar alinhados com os objetivos macro da empresa. Também devem ser definidos os Key Results, que são as métricas e critérios que mostram que o objetivo está em progresso (controle dos acessos do site, por exemplo).

Planejamento e investimento de tempo são dois pontos essenciais para que o negócio alcance resultados em marketing digital. Isso garante que a empresa conquiste o posicionamento pretendido no mercado, fortaleça o relacionamento com o consumidor e tenha mais sucesso em vendas – de forma sustentável, sólida, com maior previsibilidade, possibilidade de escalar resultados e inteligência de negócios.

Você já investe o tempo necessário para que as suas ações digitais surtam o efeito esperado? 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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