Relacionamento com leads: saiba porque você deve fazer

Relacionamento com leads: saiba porque você deve fazer

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  • 11 de novembro de 2015

Atualmente, quando o assunto é marketing digital, muito se fala em criação e aumento da lista de leads. Mas você sabe como se relacionar com esses leads?

O grande erro de muitos empresários neste caso é criar uma grande lista de potenciais clientes e não desenvolver um relacionamento com eles. Em uma situação ainda pior, é possível observar empresas que somente se lembram de se relacionar com esses leads quando desejam vender algo.

Pensando neste assunto, separamos algumas dicas para que você possa aprender a se relacionar com sua lista de clientes e obter sucesso em seu negócio. Acompanhe!

Porque devo me relacionar com meus leads?

Quando se fala em marketing, é fato que manter atuais clientes é muito mais barato do que conquistar novos. A prova disso está na necessidade de investir tempo e dinheiro na conquista de novos leads e clientes.

Comumente podemos observar casos de empresas que atuam na captação de leads e criação de listas, porém acabam deixando de lado a principal etapa para obter retornos positivos, que no caso é a nutrição desses leads. Outro exemplo comum, são lojas virtuais que vendem determinado produto a um consumidor e por se esquecerem de manter o relacionamento, acabam perdendo o cliente.

Como se pode observar, em ambos os casos existe a perda de oportunidades devido à falta de relacionamento com leads e atuais clientes.

Desta forma, o relacionamento com a lista é fundamental para que a empresa consiga resultados positivos em suas campanhas e evite gastos adicionais para a formação de novas listas e conquista de novos clientes.

Dicas para relacionamento com a lista

Agora que você já conhece a importância de manter um relacionamento com sua lista, veja a seguir algumas dicas práticas para se relacionar com seus leads e clientes.

Crie conteúdos relevantes

Antes de desenvolver um conteúdo para a sua lista, defina qual será o objetivo desse conteúdo. Seja para aumentar a sua credibilidade ou para esquentar a sua lista para uma venda, vale a pena focar em conteúdos relevantes. A dica aqui é não criar conteúdos somente para preencher espaços (criar por criar).

Faça pesquisas

Tem dúvidas sobre quais assuntos você deve abordar para a sua lista? Crie pesquisas utilizando ferramentas como o Google Drive ou SurveyMonkey, que lhe ajudará a obter respostas de seus leads, sobre quais assuntos eles gostariam de receber de você. Este tipo de pesquisa, além de ajudar você a criar bons conteúdos, irá abrir as portas para criar ou melhorar seus produtos/serviços.

Ajude seus clientes

Uma excelente dica para manter o relacionamento com sua lista é promover dicas de pós-venda aos seus atuais clientes. Por exemplo: se você vende móveis, dê dicas para mantê-los conservados. Além de gerar credibilidade, isso mostra que você tem propriedade no que está vendendo.

Automatize processos

Quem deseja manter um relacionamento constante com sua lista, sabe que este processo exige tempo e dedicação. Para auxiliar nesta tarefa, recomenda-se optar pela automação de marketing por meio de uma plataforma que faça a gestão dos leads, envio de e-mails marketing e forneça relatórios para acompanhamento. Assim, é possível dedicar maior tempo para demais estratégias do seu negócio.

Atualmente vivemos em uma era onde o relacionamento é a base para a construção de bons negócios, já que o grande diferencial está na forma como as empresas tratam seus clientes e estabelecem relações de valor.

Construir uma grande lista de leads e clientes pode até ser importante para o sucesso de um negócio, porém de nada adianta investir na expansão desta lista e não conseguir transformar leads em clientes e posteriormente fidelizá-los.

Portanto, se você já possui uma lista de clientes, invista na criação de conteúdos que agregue valor a este público. Assim você se torna uma referência para seus clientes e constrói uma base sólida de consumidores que confiam em sua marca.

Gostou da dica? Como você se relaciona com sua lista de clientes? Compartilhe conosco, comentando abaixo:

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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