Quem é o novo profissional de marketing: VOCÊ é esse profissional?

  • 0
  • 13 de março de 2015

Novidades tecnológicas vêm surgindo na mesma rapidez que empresas novas, transformando a busca pela liderança no mercado em proporções nunca vistas anteriormente. Esta guerra diária pela conquista de novos clientes faz surgir a demanda por competências peculiares ligadas ao Marketing, um setor essencial para manter os negócios em alta e cercado de conceitos,  que também estão em constante transformação.

Neste mercado em evolução, torna-se, cada vez mais comum, profissionais de diferentes áreas se aventurarem no setor de criação, planejamento e vendas, buscando resultados a curto e a longo prazo com o marketing. Mesmo sem o know-how específico da área, muitos destes líderes acabam contribuindo com ideias e valores originais, vendo soluções sob outros pontos de vista. Assim, vem nascendo um novo marketing, reunindo equipes multifacetadas e como diferentes visões do mercado, mas sempre em busca do mesmo objetivo: obter e fidelizar clientes.

A questão principal é: será que você está no caminho certo para promover o marketing da sua empresa? Suas decisões planejadas hoje levarão, realmente, a empresa ao sucesso?

O princípio central deve ser, sempre, como está ou como se dará o posicionamento da empresa. Esta é a base de sustentação que determinará se a sua empresa vai ganhar dinheiro ou não. Infelizmente, não existe um teste prévio para saber como os consumidores enxergam a sua marca. O “teste” é o próprio mundo real e, na velocidade com que novos serviços e produtos (realmente eficientes) aparecem, um pequeno deslize pode ser fatal.

Segundo estudos recentes na área de Marketing, algumas competências tornaram-se fundamentais para profissionais que trabalham na área. São habilidades que, em sua maioria, podem ser desenvolvidas com um pouco de paciência e disciplina. Há cerca de um ano, uma pesquisa realizada pela renomada revista BtoB, com mais de 600 executivos nos EUA, apontou erros e acertos na gestão de marketing em todo o mundo. Abaixo, foram destacadas competências imprescindíveis no perfil ideal do profissional de marketing moderno:

Entender o que é target

Em inglês, “target” quer dizer alvo. No Marketing, significa o mercado-lavo ou público-alvo que a empresa deseja atingir. Ou seja, antes de elaborar qualquer estratégia de marketing, você precisa conhecer quem é seu consumidor: o que ele faz, localização geográfica, qual sua motivação de compra, dentre outros pontos. Não é a toa que esta etapa tem 30% de importância para o sucesso dos negócios. Sem conhecer seu público-alvo, não há como planejar com eficiência.

Engajamento e conhecimento das redes sociais

Não adianta. Não dá mais para pensar em marketing e ganho de mercado sem as redes sociais. Responsáveis por 24% do sucesso do posicionamento de uma empresa, ferramentas como Facebook, Twitter, Google + e LinkedIn têm força para promover pequenos e grandes negócios de forma assustadora. Além de monitorar constantemente a atividade nas redes e as interações com a página da marca, é necessário se fazer presente na vida do consumidor com conteúdo de qualidade, fazer com que a marca “converse”, de fato, com seu consumidor nas redes.

Análise constante de dados

Um erro constante de muitos executivos é não se preocupar com a métrica de resultados alcançados com suas estratégias e campanhas. Possuir habilidade para acompanhar o retorno sobre o investimento, por meio da implementação de Big Data, mensuração da margem de contribuição da receita e avaliação do Retorno sobre o Investimento em Marketing (ROI) podem contribuir em 59% para a prosperidade da empresa. Portanto, se o profissional não possui familiaridade com números, está na hora de fazê-lo. Se antes era o setor financeiro quem apresentava planilhas, agora é o Marketing quem deve ser capaz de traduzir em gráficos e números o impacto de campanhas em redes sociais, a satisfação dos clientes com determinados produtos e novas ideais para os negócios.

Tecnologia como base de apoio

Este é um fator que nem precisa de muita explicação. Na era globalizada e tecnológica atual, utilizar recursos computacionais deve ser prioridade em empresas que desejam evoluir. Na área de Marketing, automação, CRM, monitoramento social e inteligência de negócios são palavras-chave que não podem mais ficar de fora do vocabulário dos seus negócios.

Existem profissionais prontos para ajudar a sua empresa

Assim como em todos os pontos que envolvem os negócios, tornar-se este profissional ideal de marketing, de um dia para o outro, não é tão simples. Contudo, como a sua empresa não pode esperar todas estas competências serem desenvolvidas por sua equipe para começar a lucrar, é fundamental buscar ajuda (e rápida) de quem já entende do assunto há muito tempo.

Neste sentido, as agências de marketing trabalham para implementar todos os recursos de marketing necessários para a sua empresa se destacar no mercado. Como foi dito no texto, são várias as etapas, desde o planejamento até a execução das ações, e profissionais qualificados têm a capacidade de reconhecer as necessidades do seu negócio, além de identificar possíveis erros de posicionamento.

Lembre-se: investir em ações de marketing de forma planejada só trarão uma consequência para a sua empresa: lucro!

 

O que achou deste texto? Deixe sua opinião nos comentários e confira mais artigos como este em nossa página!

 

 

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o