Quanto e como investir em marketing para ter resultados tangíveis?

Quanto e como investir em marketing para ter resultados tangíveis?

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  • 15 de dezembro de 2015

Sem dúvidas, investir em marketing é fundamental para quem pretende crescer em seus negócios, ampliar a visibilidade de uma marca e alavancar vendas. Mas uma dúvida comum que a maioria das empresas possui é: Quanto e como devo investir em marketing? Confira algumas dicas a seguir e entenda mais sobre este assunto.

Antes de investir

Pode parecer um pouco óbvio, mas saber o quanto deve ser investido em marketing depende diretamente do resultado que se espera obter e do tempo que se deseja para alcançá-lo.

Desta forma, antes de sair investindo é necessário fazer um cálculo básico levando em consideração as seguintes questões:

  • Qual receita gostaria de gerar no próximo ano?
  • Quanto em média um bom cliente gasta na minha empresa por ano?
  • Qual a porcentagem de vendas fechadas?

Através dessas perguntas é possível prever o quanto será necessário para investir em marketing em sua empresa mensalmente.

Calculando o investimento

Para que você possa aprender a calcular os seus investimentos em marketing, vejamos um exemplo prático para melhor compreensão:

Sua empresa tem uma receita anual de R$100 mil e deseja dobrar este valor para R$200 mil para o próximo ano. Atualmente cada cliente possui uma receita média de mil reais por ano, assim você irá precisar de 200 novos clientes ao longo dos 12 meses.

Suponha-se que 50% de seus leads fechem com sua empresa. Desta forma, para atingir a meta, você precisará de 400 leads. Para isso, você precisará receber ao menos 20 mil visitas mensais em seu site, porém atualmente o número de visitantes é de 3 mil.

Para chegar a 20 mil visitantes, sua empresa irá demorar de 2 a 3 anos, investindo mil reais mensais em tráfego. Porém, este tempo pode ser reduzido pela metade se sua empresa investir 2 mil reais por mês.

Percebeu a relação? Investir em marketing está totalmente relacionado ao tamanho dos resultados que se pretende obter e o tempo para conquistá-los.

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Quanto investir em marketing?

Conforme mostrado anteriormente, o percentual correto para se investir em marketing, vai variar de acordo com as metas que se deseja alcançar e o momento em que a empresa está vivendo. Por exemplo: se sua empresa está em fase de crescimento ou passando por crises, se possui grandes concorrentes ou se precisa expandir sua marca para um maior público. Para planejar corretamente o orçamento, é fundamental saber quais objetivos se pretende alcançar através do marketing.

De qualquer modo, estima-se que algo em torno de 3 a 10% do faturamento bruto da empresa, deve ser disponibilizado para o marketing.

Portanto, não existe uma regra quanto ao percentual de investimento destinado ao marketing. Porém, quanto maior for este investimento, mais rápido a empresa atingirá as metas estipuladas.

Investimentos em Inbound Marketing

Quando se fala em investimento com o marketing, é importante lembrarmos a importância que o Inbound Marketing tem gerado para as empresas.

No entanto, ao contrário do que muitos empresários possam imaginar, investir em Inbound Marketing não requer altos valores por longos anos para se obter resultados expressivos. Ou seja, quando se opta pelo Inbound Marketing, por exemplo, é possível obter resultados de forma exponencial.

Isto significa que quanto mais tempo sua empresa investe em Inbound Marketing, menor será o capital que ela precisará investir para conquistar os mesmos resultados. Isso ocorre simplesmente pelo ganho de autoridade ao longo do tempo.

Desta forma, se sua lista de e-mail começou com 100 nomes e hoje já possui 20 mil, se sua empresa possuía apenas 200 fãs em redes sociais e agora conta com 50 mil, então seu esforço para o investimento em um único artigo, vídeo ou e-book, irá gerar exponencialmente melhores resultados sem necessariamente investir mais capital. Assim, sua empresa passa a criar um ativo ao longo do tempo que irá dar resultados ao passar dos anos.

Não dá para negar que investir em marketing é fundamental, mesmo que seja uma parcela mínima. Se você ainda tem dúvida sobre este assunto, confira este artigo que criamos, com maiores detalhes sobre o custo-benefício de se investir em marketing.

Como uma dica final, recomenda-se que você crie um orçamento de marketing para sua empresa para o próximo ano, que se alinhe perfeitamente as suas metas de negócios e aos números reais que se pretende alcançar. Desta forma, sua empresa evita riscos pela falta de investimento e ao mesmo tempo evita comprometer outras despesas do negócio.

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E você, já está preparado para investir em marketing em sua empresa? Conte com a WCK para te apoiar nesta tarefa!

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