Quantas planilhas de Marketing Digital você baixou no verão passado e nunca usou?

Quantas planilhas de Marketing Digital você baixou no verão passado e nunca usou?

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  • 19 de junho de 2017

Ou traduzindo: quantas abas no seu navegador você tem aberto sem ver, livros que comprou e nunca leu e vídeos que salvou e não viu? Que atire a primeira pedra o profissional que nunca buscou diversos materiais e sequer teve tempo para aproveitá-los, ou simplesmente não conseguiu colocar o que leu em prática! Ou seja, se você é aqueles que baixa milhares de planilhas de Marketing Digital todos os dias, vem comigo ;)

Qual é o seu diferencial profissional?

Já falamos sobre a importância de colocar em prática o que você consome, como identificar o que é necessidade e tendência e como ser um profissional estratégico. Mas você já parou para se perguntar qual é o diferencial que está trazendo para a sua empresa e o seu mercado?

(Para colocar lenha nessa fogueira: segundo dados fresquinhos publicados pela Hubspot, 69% dos executivos acreditam que a estratégia de marketing da organização deles é eficiente, mas apenas 50% dos colaboradores individuais em marketing concordam com isso)

Hoje, grande parte dos profissionais de marketing se dedica em converter leads em clientes, ampliar o tráfego para seu site e expandir as vendas para os clientes existentes, tudo isso com hacks e técnicas que estão espalhadas e são difundidas pelo mercado. Mas ainda são poucos os que conseguem resultados duradouros e previsíveis. Você é um desses profissionais?

Veja bem: procurar por mais conhecimento, adquirir referências é essencial sim. Mas parar para pensar como você vai absorver esse conteúdo também, bem como a diferença entre qualidade versus quantidade (a eterna briga, não é verdade?).

Pense pelo seguinte viés: imagine a quantidade de planilhas sobre campanhas, e-books com hacks para aumentar a taxa de abertura de e-mails ou mesmo vídeos ensinando como criar conteúdos perfeitos existem na internet. Agora pense na quantidade de profissionais, iguais a você, que também estão consumindo esses mesmo materiais.

Se nós não tivermos cuidado, estaremos trabalhando e pensando uns iguais aos outros. E aí reside o perigo, afinal, se todos somos iguais, onde nos destacamos?

O profissional pronto para a transformação digital

Sim, não é possível mais falar sobre Marketing Digital sem falar sobre Transformação Digital, e estar pronto para ela é o que garantirá a sua sobrevivência.

De acordo com um relatório divulgado pela IBM, apenas 40% dos executivos acreditam que possuem as habilidades adequadas para gerenciar projetos de mudança no futuro. Isso significa que 60% dos profissionais não se sentem preparados ou equipados para lidar com mudanças.

As inovações constantes pedem um pensamento analítico com ações holísticas baseadas em Customer Intelligence e Big Data, além de customização e segmentação em massa, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. A transformação digital também é responsável por responder às mudanças que as tecnologias digitais causaram – e continuarão a causar na nossa vida. Ou seja, além de se munir de conceito e material, o profissional de marketing realmente preparado para o digital precisa pensar e ser digital acima de tudo.

É preciso ser propositivo, disruptivo e estar pronto para abraçar uma nova cultura e mentalidade. A agilidade e o comprometimento da sua força de trabalho é crucial para ter sucesso em um mundo online acelerado e competitivo (você pode ler mais sobre o assunto nesse artigo: Quais são os talentos e as habilidades necessários para estruturar equipes capazes de transformar digitalmente sua empresa e porque você precisa fazer isso já?).

Então antes de buscar respostas fora, comece olhando para si. Comece mudando o seu jeito de pensar.

E como eu sei que não é simples, listei seis pontos que eu acredito serem essenciais para qualquer profissional de Marketing que queira investir em si mesmo (se você quiser colaborar com mais algum, por favor, deixe nos comentários que eu vou adorar saber!):

  • Questione – Não faça as coisas por fazer ou se conforme porque as coisas “sempre foram feitas assim”. Questionar é essencial para o conhecimento. Afinal, você não pode resolver uma dúvida ou aprender algo de diferente se não fizer perguntas sobre o assunto.
  • Tenha ambição – ‘Tá aí uma palavra que ficou estigmatizada, não é verdade? Mas ter ambição, vontade e motivação para aprimorar o seu conhecimento é crucial. Como eu citei no tópico anterior, não se acomode! Transformação requer mudança.
  • Faça uma lista de prioridades – Lembre sempre do título: não adianta baixar quinhentos materiais e nunca utilizá-los. Comece pequeno, faça uma lista de cinco temas em que acha que precisa melhorar e ataque um por vez. A organização ajudará você a ter melhor foco e aprender mais.
  • Escute e observe, depois coloque no papel – Uma das características mais importantes de profissionais competentes e dedicados é a capacidade de escutar e observar o ambiente ao seu redor. Quando você passa a ouvir as pessoas com mais atenção, ou fica atento aquilo que ocorre ao seu redor, você melhora sua capacidade de análise e aprimora o seu aprendizado. Escrever, ou registrar, o ajudará a assimilar melhor esse conhecimento.
  • Planeje – Sim, planejar é essencial! Planejar é o que vai te permitir ter claro onde você quer chegar e, principalmente, o que você precisa fazer para lá chegar (e quais frentes precisa atacar para isso). Encare o seu planejamento pessoal, e profissional!, como o seu mapa do sucesso.
  • Teste – Hoje, o mercado se move tão rápido que é importante entender que o verdadeiro objetivo do marketing é se concentrar em estratégias de longo prazo para obter clientes. Mas como descobrir quais são as estratégias que funcionam para o seu cliente? Testando! Então assim que aprender ou ler sobre algo, não perca tempo esperando o momento ideal, coloque em prática. Teste rápido, para errar rápido e corrigir para acertar mais rápido ainda. O Growth Hacking está aí para ajudar!

Última dica esperta, se você quiser se aprofundar nessas questões e entender como melhor otimizar a sua performance (ou seja, ter melhores resultados), eu sugiro a leitura desse super artigo:

>> Você tem uma estratégia de Marketing Digital ou apenas segue o “how to”? <<

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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