Quando migrar sua empresa para o ambiente digital?

Quando migrar sua empresa para o ambiente digital?

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  • 28 de janeiro de 2015

Sua empresa está no Ambiente Digital?

Crescer como empresa é mais do que abrir uma nova unidade ou aumentar consideravelmente a cartela de clientes. Algumas ações podem ser determinantes para o crescimento, sobretudo se elas estiverem associadas a um baixo investimento. A internet se mostrou muito interessante para quem atua no meio. Ela oferece uma gama de oportunidades e facilidades, sensíveis a um curto espaço de tempo e que perdura por longos períodos.

Necessidade de aumentar o público

Uma grande parcela dos usuários utiliza a internet para pesquisar sobre produtos e serviços. O percentual é de mais 91% de quem acessa a web e isso é mais que um motivo para atuar na rede. São mais clientes disponíveis, abertos para pesquisar sobre seus produtos e para comprar. De acordo com a E-bit, as vendas pela internet movimentaram mais de R$ 35,8 bilhões em 2014, o que representa um crescimento de 24%, em relação a 2013, quando os valores chegaram a R$ 28,8 bilhões. Foram mais de 51,5 milhões de consumidores únicos, sendo 10,2 milhões e mais de 103,4 milhões relações comerciais.

O público está mais seguro em comprar pela internet devido as facilidades e os preços atraentes, mas se não for possível oferecer o produto para venda no varejo não tem problema. A web também é perfeita para divulgar a marca, criar novas oportunidades, atrair clientes e principalmente, fidelizá-los. A internet estreita o relacionamento entre a empresa e o consumidor, aumentando a confiança, sendo uma ótima chance de conhecer o público, aprender com ele e aperfeiçoar o atendimento.

Quando faltam oportunidades

As possibilidades oferecidas pela web são quase infinitas, tendo em vista que se pode encontrar de tudo na internet. Quem começa a atuar ou migra para rede tem a possibilidade de conhecer novos contatos, fazer parcerias, conhecer novos fornecedores, estreitar a relação com clientes, aprender mais sobre o mercado e outras.

O ideal é criar uma estratégia que atenda as necessidades e represente uma maior interação e expansão do negócio. Empresas tradicionalmente físicas já criam e-commerces para atender ao público que prefere fazer compras pela internet e outras que já tem planos de mudar de meio.

Quando migrar?

Alguns fatores são determinantes para a migração. O principal deles é a necessidade de crescimento do negócio, sobretudo quando ele estagna. Quando a empresa sente que precisa de um público segmentado também é um momento interessante para começar a atuar na rede, tendo em vista que é possível encontrar todo o tipo de público, contudo é preciso segmentá-lo para obter retornos mais expressivos.

Outro motivo é quando a publicidade adotada não traz o retorno esperado. A internet se tornou a principal mídia de pequenas e médias empresas que querem aparecer, sobretudo por conta dos custos mais baixos para tornar a marca conhecida. Os mesmos custos de utilizar uma mídia tradicional podem ser empregados na web, com a vantagem desta última ter uma abrangência maior e que pode perdurar por mais tempo.

Por onde começar?

O primeiro passo é elaborar um planejamento com objetivos, como irá agir, metas e formas de mensurar os resultados. Vale ressaltar que para atuar no meio digital é importante saber que a estratégia não é a mesma das campanhas off–line. Não basta apresentar um site bonito e boas promoções, é preciso ser ágil e eficiente, sobretudo no funcionamento das ferramentas adotadas. O negócio tradicional terá algumas mudanças de adaptação quando há a migração para web.

Se tiver dificuldades na campanha de marketing digital, o ideal é solicitar os serviços de uma agência de inbound marketing, que irá executar as ações necessárias para uma atuação adequada na rede.

Gostou dessas dicas? Veja mais estratégias como esta em nosso blog e conte como está sendo sua experiência nos comentários abaixo!

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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