Qual seu nível de maturidade digital?

Qual seu nível de maturidade digital?

  • 0
  • 12 de abril de 2016

O que acha de alavancar as vendas do seu negócio e elevar o faturamento a outro nível? E ter a tranquilidade que sua empresa precisa para planejar as próximas metas e etapas?

O caminho mais rápido para o aumento da lucratividade do seu negócio está no nível de maturidade digital que a sua empresa possui. Essas duas palavras influenciam diretamente na lucratividade da organização.  Assim como o nome já diz, significa o nível de desenvolvimento e aprofundamento do negócio no mundo online e o quanto a empresa investe em ações e ferramentas digitais. Principalmente em Inbound Marketing.

Na realidade, é um conceito macro. Ter maturidade digital significa ter a consciência de que possuir uma sólida e reconhecida presença web pode trazer para o negócio resultados reais.

Segundo dados do estudo global liderado pela Capegmini, juntamente com o Centro de Negócios Digitais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), organizações que apostam em ações digitais abrem uma margem competitiva expressiva em relação aos concorrentes. Em média, elas geram 9% mais receita do que as outras e atingem até 26% a mais de lucratividade.

Por isso muitas empresas buscam inserir-se no mercado digital. No entanto, para isso, é necessário um planejamento muito bem estruturado. Isso inclui traçar os objetivos – e construir uma estratégia eficaz, um workflow produtivo e um plano de ação para alcançá-los. Parece complicado, mas esse post veio justamente para esmiuçar esse processo. Acompanhe alguns itens que devem estar presentes no seu plano de ações digitais e entenda o caminho que você precisa traçar para alcançar a sua maturidade digital.

Descubra se sua empresa é digitalmente madura

#1. Ter uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida

Investir em marketing de conteúdo passou o nível de ser uma tendência e tornou-se uma regra para quem quer sobreviver. Hoje em dia, 83% dos profissionais B2B utilizam estratégias de Content Marketing. Definir sua audiência, direcionar conteúdo relevante para cada uma das etapas da jornada de compras, utilizar o tom de voz adequado e manter a periodicidade está dentre os pontos principais para conseguir resultados incríveis. Existem muitos formatos de conteúdo como blog post, e-book, vídeos, webinares, infográficos… é só escolher e adaptá-los de acordo com o que seu público gosta. Com um mapa de conteúdo bem montado e eficaz é possível melhorar significativamente o ranking do seu site em mecanismos de busca. E é isso que queremos: afinal 93% dos processos de compra começam pela busca online.

#2. Investir na gestão de mídias sociais

Quase a metade do Brasil utiliza o Facebook. Já o Instagram supera os 29 milhões de usuários. A relevância das redes sociais no cotidiano brasileiro mostra o quanto é essencial para uma empresa estar presente nelas. É um dos principais canais de relacionamento entre seu público e sua marca. Primeiro por que distribui conteúdo produzido pela sua estratégia. Segundo, os perfis corporativos oferecem para a sua audiência conteúdo único, criativo, relevante e viral. A gestão de mídias sociais precisa ser encarada como forma de disseminação de conteúdos e não para apagar incêndios ou ainda ser focado em métricas de vaidade. Isso estreita o relacionamento, te aproxima do seu público-alvo e divulga a sua marca. É um dos indicativos de que sua empresa está em outro nível de maturidade digital.

#3. Mensurar e analisar resultados

Toda a ação de marketing digital precisa ser mensurada e os resultados avaliados. Como fazer isso? Normalmente, começa com a integração do seu site com alguma plataforma ou ferramenta de análise. A partir disso, pode-se medir o alcance das suas publicações, o nível de captura de leads qualificados, o aumento do tráfego, e talvez uma das métricas mais importantes: o retorno sobre o investimento. O famoso ROI determina exatamente o retorno gerado pelas ações de comunicação e marketing. Essencialmente, as métricas apontam o norte, ajudam a corrigir os erros e adaptar as estratégias rumo a resultados lucrativos. Principalmente porque mantém um nível de assertividade e de retorno, considerados pontos essenciais na manutenção da relevância e do engajamento com o público. Métricas são essenciais na estratégia de qualquer empresa. A sua já faz? Parabéns, continue!

#4. Implementação do Inbound Sales

Uma estratégia de Inbound Marketing precisa ser complementada por uma de Inbound Sales. Ou seja, aumentar as vendas cativando os clientes com conteúdo de qualidade e direcionado. Essa metodologia tira o foco do representante de vendas e coloca sob o consumidor. Com essa inversão de papéis, o vendedor adapta seu cronograma e suas metas para atender o comprador.Ou seja, sai aquela figura do profissional chato e insistente, entra o de parceiro útil e atencioso. O vendedor passa a ter um papel mais consultivo, começa a compreender inteiramente o fit do lead e saber qual é o momento ideal para a venda. Muitas equipes de Inbound Sales ainda contam com a figura do Sales Development Representative (SDR), um profissional que recebe os leads, seleciona quais são os mais qualificados e depois, os encaminha para os vendedores.

O Inbound Sales valoriza as conexões personalizadas e ainda oferece informações vitais para seus consumidores. Investir em Inbound Sales é um sinal de que seu negócio possui um nível de maturidade alto e, com certeza, uma ampla vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Concluindo, uma empresa precisa alcançar os níveis máximos de maturidade digitais possíveis. Somente assim estará realmente apta a reforçar a sua autoridade dentro do seu mercado de atuação e conquistar ótimos resultados em matéria de Inbound Marketing.

E a sua empresa? Está madura digitalmente? Você sabe o que precisa fazer para alcançar maturidade e obter sucesso?

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a definir qual o grau de maturidade da sua empresa. Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

 

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o