Qual o melhor gatilho mental para a sua persona?

Qual o melhor gatilho mental para a sua persona?

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  • 13 de setembro de 2016

Toda venda passa pela fase do convencimento e da persuasão. Uma boa maneira de conseguir resultados nessa etapa é através do uso de gatilhos mentais. Essa estratégia, que é formada por argumentos favoráveis ao seu produto, faz toda diferença no processo de decisão pela compra, transformando leads em clientes!

Os gatilhos mentais são direções que a nossa mente aceita seguir para não ter o trabalho complexo da tomada de uma decisão. Ou seja, aplicando os gatilhos mentais de forma correta em sua estratégia de marketing digital, você consegue engajar o seu público, motivando-o a agir no sentido que você deseja. Isso acontece porque o nosso cérebro tende a procurar uma lógica, rápida, que embase a conclusão.

Na internet, os gatilhos mentais são elemento essencial da comunicação. Eles podem estar inseridos em anúncios, páginas de vendas, postagens nas redes sociais e postagens em blog, sempre com a intenção de convencer o leitor. Mas, afinal, quem é o seu leitor?

Essa é uma pergunta bem importante. No marketing, costumamos definir o público-alvo através da criação de personas. São personagens fictícios, com idade, profissão, hábitos, necessidades e problemas específicos, que representam os consumidores de um produto. Através da definição das personas do seu negócio, é possível pensar qual gatilho mental mais funcionará em cada caso e ter ainda mais sucesso no uso dessa estratégia! Continue lendo para entender melhor.

Gatilhos mentais para cada persona

Persona que valoriza o conteúdo

Quando sua persona tem uma dúvida, faz uma busca na internet, chega até seu conteúdo e fica satisfeito com o que encontrou. Assim,ela adquire uma tendência de retribuir o benefício, podendo se transformar em seu cliente. Isso acontece através do gatilho da reciprocidade, que é uma das bases do inbound marketing, e faz com que a persona queira retribuir pela qualidade de conteúdo que recebeu.

Por isso, ao produzir um conteúdo, não importa se é uma foto, um vídeo, infográfico, post ou ebook, sempre avalie se o resultado final realmente tem a capacidade de solucionar o problema dos seus prospects. Crie conteúdos de qualidade, com boas dicas e originalidade. Essa é a base para criar a reciprocidade.

Persona de oportunidades

Sua persona é do tipo que adora uma vantagem? Gosta de perceber que fez um negócio mais vantajoso que outra pessoa? Valoriza a exclusividade? Então o gatilho mental da escassez será muito eficiente na sua estratégia. O inconsciente coletivo associa escassez a valor. Por isso, com algumas iniciativas, isso pode contar muito a seu favor.

Em páginas de vendas ou posts, frases como “Unidades limitadas”, “Poucas vagas”, “Últimos em estoque” ou “Oportunidade única” podem ligar o alerta da sua persona e despertar o desejo de não perder a oportunidade. Mas atenção, esse gatilho precisa ser usado com pouca frequência para não perder o seu peso.

Persona conservadora

Sabe aquelas pessoas que só decidem pela compra quando têm certeza absoluta? Que não costumam agir por impulso? Que precisam se sentir totalmente seguras da sua decisão? Se a sua persona possui essas características, o gatilho mental da segurança vai funcionar com elas.

Essa estratégia é usada no momento de apresentação do negócio, seja pelo vendedor ou por conteúdos online que apresentem a proposta. É preciso transmitir confiança e segurança através de uma argumentação excelente, para seu prospect se convencer de que está tomando a melhor decisão. Prepare-se, estude e pense nos tipos de dúvidas e perguntas que seu futuro cliente pode ter.

Persona que busca confiança

Se a sua persona só faz negócios com quem ela confia, você precisa entrar agora para essa lista em suas mentes! Para isso, o gatilho mental da autoridade e o gatilho mental da prova social podem ser usados. Com o Gatilho da Autoridade, você pode mostrar como tem experiência no assunto, expondo há quanto tempo você está no mercado, negócios anteriormente fechados, cases de sucesso, apresentação de palestras e participações em congresso. Ofereça conteúdos gratuitos, como infográficos, artigos especiais e ebooks. Já com o gatilho da Prova Social, você disponibiliza depoimentos de outros especialistas ou clientes sobre a sua capacidade e competência.

Gostou de conhecer esses gatilhos mentais? Com certeza, com a adoção deles em sua estratégia, suas vendas vão aumentar! Conte para gente nos comentários sobre a sua experiência nesse assunto! 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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