Qual é o papel do CIO dentro do Marketing Digital?

Qual é o papel do CIO dentro do Marketing Digital?

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  • 22 de março de 2018

O papel do CIO (ou Chief Information Officer) vem mudando nas organizações e tornando-se cada vez mais estratégico. Por isso, o profissional deve estar alinhado com outras áreas da empresa para manter uma visão de todos os trabalhos empregados e organizar o desenvolvimento harmonioso de forma conjunta. Isso se aplica também ao planejamento de Marketing Digital, que deve ser levado em consideração nesse alinhamento para impulsionar uma vantagem competitiva a partir de uma estratégia conjunta a fim de ganhar o mercado consumidor e abater a concorrência.

Qual deve ser o papel do CIO

O profissional é, basicamente, o executivo responsável pela estratégia e operações da Tecnologia da Informação de uma empresa. Sua responsabilidade predominante é definir ações e valores adicionados das plataformas de tecnologia da empresa.

Segundo análise da consultoria Deloitte, o papel do CIO hoje tem sido pressionado a mudar de foco devido a dois principais fatores: a insatisfação em relação aos serviços de TI e a necessidade de mudanças na própria estratégia de negócio das organizações; e a inovação tecnológica é peça-chave em ambos os fatores.

O CIO deverá mudar o foco de trabalho e dedicar-se mais tempo às estratégias, alinhando os investimentos de TI junto às metas da organização e inspirando a inovação em arquitetura de negócio, operações e tecnologia.

TI e Marketing Digitais: uni-vos

Todo empreendimento deve contar com uma estratégia, e é preciso analisar o cenário atual e entender as transformações pelas quais ele está passando. Assim, setores que antes trabalhavam com determinada independência entre si, passam a ser vistos como parceiros na busca dos objetivos finais da empresa. Isso, porque a transformação digital vem ampliando os horizontes e não deve ter barreiras junto ao departamento de TI e marketing digital, pois precisam desenvolver-se de modo conjunto: da definição de tecnologias, a difusão de conteúdos, até o resultado efetivo.

A transformação digital entra em campo para melhor atender as projeções do público e o papel do CIO é coordenar e unir tudo da melhor maneira. Por meio da automatização do setor, o envolvimento de colaboradores e processos empresariais, permitem pensar as mudanças de acordo com os objetivos do negócio. A transformação digital na área de TI diz respeito, basicamente, ao monitoramento e análise da qualidade das ferramentas.

É por isso que a união das áreas se faz necessário. Além disso, para atuar na identificação e resolução de falhas e focar em melhorias de forma alinhada, é necessário empregar um desenvolvimento generalizado. Um setor ajuda o outro!

Os setores devem, portanto, ser priorizados como investimento estratégico, dando corpo a um planejamento pensado em benefícios. Isso, porque o marketing é um aliado de peso para medir resultados, definir orçamentos e planejar ações.

Ambos os departamentos devem , portanto, unir-se de modo estratégico. Enquanto as ferramentas de conteúdo podem ser usadas na captação de informações referentes às demandas e entregas diretas do setor à empresa (gerando leads, estreitando laços com o público ou possibilitando oportunidades aos outros setores), a área de Tecnologia da Informação viabiliza as plataformas de difusão, melhorias de experiências, etc. Os trabalhos se complementam.

Como adaptar-se às mudanças

Devido às elevadas expectativas digitais, fomentar a parceria entre o diretor de marketing e o diretor de tecnologia é imprescindível para otimizar o atendimento ao cliente. Isso, porque os departamentos de marketing compreenderam a necessidade de entender melhor quem é o seu consumidor, como acessá-lo virtualmente e descobrir suas demandas para definir a estratégia de abordagens e preços em diferentes canais. Por isso, invista em:

  • Redes sociais e outros canais. O marketing digital pode auxiliar a empresa a delinear o perfil de seu consumidor, analisar o seu comportamento e compreender suas necessidades, além de ficar de olho na disputa de mercado e as ações concorrentes. Para chegar à frente, é preciso que haja a implementação rápida de plataformas de automação na área de marketing. O CIO, portanto, precisa compreender o valor de comercialização e da excelência (ou funcionamento) operacional. Consequentemente, conteúdos que fazem parte do universo do público-alvo, com linguagem adaptada, devem servir como ferramenta para alcançar o objetivo final;
  • Mais digitais e experts em lidar com vastos volumes de dados, profissionais de marketing precisam trabalhar lado a lado com a área de Tecnologia da Informação (TI) para entender e transpor os limites de compliance e segurança… Alinhar as áreas faz parte de uma estratégia que pode ajudar as prioridades a convergirem. Com metas comuns às seus setores, o objetivo é resolver as demandas de seus clientes a partir de uma postura digital.

Aposte na aliança entre as áreas de Tecnologia da Informação e Marketing Digital para desenvolver a estratégia assertiva para o empreendimento.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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