Qual é a importância das Redes Sociais no Marketing de Conteúdo

Qual é a importância das Redes Sociais no Marketing de Conteúdo

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  • 30 de novembro de 2015

Não é segredo para ninguém que as redes sociais revolucionaram a maneira como as pessoas se comunicam e, consequentemente, se relacionam, não é mesmo? Hoje em dia, são milhares de opções para nos conectarmos, como Facebook, Twitter, Google+, Linkedin, entre outras.

Mas, para que redes servem?

Para você, como empresa, basicamente, elas servem como uma via de comunicação entre você seus clientes e potenciais clientes. Através das redes, portanto, é possível realizar diversas ações de marketing com uma otimização de resultados, devido à agilidade com que a informação chega ao público e vice-versa. Assim, fica mais fácil criar uma relação duradoura e de confiança com seus clientes.

Para criar essa relação, contudo, não basta apenas ter uma presença digital através de uma fanpage, por exemplo. É preciso que haja engajamento dos seus clientes e possíveis e clientes. E, para isso, faz-se necessário a produção de conteúdo relevante que gere interação com os mesmos.

Como você pode perceber, o conteúdo é um ponto-chave na criação de uma boa relação com seus clientes e potenciais clientes e as mídias sociais, por sua vez, acabam por gerar maior visualização da sua empresa, influenciando na jornada de compra dos clientes.

Devido a essa importância, no post de hoje, iremos responder a seguinte pergunta: qual a importância das redes sociais no Marketing de conteúdo?

Por que você precisa das mídias sociais para promover o seu Marketing de conteúdo?

Conforme afirmamos anteriormente, o marketing de conteúdo colabora, e muito, para a construção de uma relação de confiança com seus potenciais clientes ao longo da jornada de compra. Contudo, para que o conteúdo possua esse feito, ele precisa ser visualizado. Uma ótima, e rápida, maneira de conseguir esse resultado é através das mídias sociais.

Se o seu objetivo é gerar leads para B2C ou B2B, com certeza as mídias sociais são um ótimo lugar para encontra-los. Contudo, é preciso virar-se para a mídia social correta. Por exemplo: se os seus clientes potenciais são executivos da indústria farmacêutica, é muito provável que você os encontre como usuários do LinkedIn. Portanto, você deverá criar conteúdo para essa mídia social. Agora, se por exemplo, seus clientes potenciais são adolescentes que gostam de moda, muito provavelmente eles utilizam o Facebook, Instagram e Twitter.

É possível afirmar, portanto, que através dessas plataformas você consegue acessar seus potenciais clientes de uma maneira mais democrática do que o próprio Google. Ao invés de esperar acessos diretos em sua Home Page, você envia links para acessos em sua mídia social com conteúdos educacionais, interativos e relevantes, trabalhando – sempre – as dores de seus compradores.

As mídias sociais como combustível para sua estratégia de conteúdo

Como você deve ter percebido, as mídias sociais funcionam muito mais do que uma mera plataforma de compartilhamento de conteúdo. Elas auxiliam na atividade de alimentá-lo. Mas, como? Simplesmente “escutando”.

Ao entrar em contato com seus usuários e canais de comunicação e realmente escutar o que eles têm a dizer, entender suas dores e necessidades, é possível adaptar sua estratégia de conteúdo para abordar exatamente esse assunto e engajar seus clientes potenciais.

Ao realmente escutar, você consegue redirecionar suas campanhas de marketing de conteúdo e, melhor, utilizando as mesmas plataformas sob novas perspectivas. Dessa maneira, todo o seu processo de criação de conteúdo e geração de leads será otimizado. Contudo, como toda estratégia, é importante lembrar que nada é perfeito e infalível, por isso é sempre importante testar e estar atento às mudanças de comportamento dos seus consumidores e nas tendências de mercado.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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