Qual a melhor estratégia de marketing em tempos de crise?

Qual a melhor estratégia de marketing em tempos de crise?

  • 2
  • 22 de agosto de 2016

Períodos de instabilidade econômica exigem estratégias funcionais e que gerem resultados rápidos. Ao contrário do que se pensa, o setor de marketing também é afetado pela crise, fazendo com que as empresas invistam menos em publicidade paga.

Segundo uma pesquisa conduzida pelo E-marketer, a taxa de crescimento dos investimentos em publicidade entre 2014 e 2015 foi um dos menores dos últimos dez anos, e a perspectiva de investimento em mídias pagas para os anos futuros será de 8% e 12%.

Em contrapartida, os valores investidos em mídia online devem crescer entre 12% e 28%, já que o mercado digital ainda é muito promissor e tende a trazer retornos superiores a outros investimentos.

Em tempos de crise, a ordem é encontrar formas de investir em marketing de maneira mais adequada ao seu negócio. Uma delas é o Inbound Marketing, vista por muitos como a melhor estratégia durante uma crise. Entenda o porquê.

Porque adotar o inbound marketing?

Como você chegou até aqui? Provavelmente através buscadores, redes sociais, e-mail ou algum canal que foi estrategicamente pensado para isso. Isso é basicamente o que o Inbound Marketing é: uma metodologia em que conteúdo relevante é disseminado na rede, com mecanismos definidos para dinamizar o seu acesso.

Algumas das vantagens de se adotar essa estratégia na crise são:

  • O Inbound Marketing é a melhor resposta para criar um comportamento de médio e longo prazo, pois você estará educando e alimentando o seu futuro comprador, até que ele esteja pronto para a compra;
  • Criando conteúdo relevante a marca tem aumento na visibilidade, tornando-se referência no mercado;
  • Os investimentos podem ser feitos de acordo com a realidade da empresa e suas necessidades mercadológicas;
  • É possível entender o que o cliente precisa, como a marca é vista por ele e ter uma “conversa” mais ativa, moldando e desenvolvendo o marketing da empresa;
  • É possível mensurar os resultados e calcular o retorno sobre o investimento.

Ótimos resultados garantidos

Lembra da parte da referência no mercado? Além de custar menos, o Inbound ainda é pouco explorado pelas empresas, o que pode se estender a sua concorrência. Explorar esse campo vai garantir seu pioneirismo e aumentar a credibilidade com os clientes, por meio de diferentes canais e mídias como blogs, vídeos, infográficos, e-books e etc. E quando chegar o momento em que ele desejar comprar, sua marca já estará em sua mente.

Tempos de crise tendem a trazer muita reflexão acerca do que é o melhor a ser feito com menos recursos, como olhar fora da caixa.

Entender o Inbound Marketing é uma boa estratégia para que os gestores e demais profissionais do marketing possam se especializar e se destacar no mercado em um momento conturbado.

É natural que a empresa tenha interesse em resultados imediatos em razão da crise, por isso é importante buscar alternativas que funcionem e gerem resultados.

Procure saber também como uma agência especializada em marketing digital, a exemplo da WCK, pode ajudar na sua estratégia. Além de apontar as melhores ferramentas, uma agência identifica quais pontos estão dando certo e aqueles que precisam ser melhorados.

Você já conhecia o Inbound Marketing? Não deixe de acessar ao blog para saber mais e comente com a gente as suas dúvidas e sugestões!

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o