Quais são as melhores ferramentas para agendamento e planejamento de mídias sociais?

Quais são as melhores ferramentas para agendamento e planejamento de mídias sociais?

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  • 18 de janeiro de 2017

É inegável o papel das mídias sociais para os resultados das empresas hoje. Elas são parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital e representam oportunidade de atração, relacionamento e conversão de novos clientes e negócios. Se, antes, era possível realizar internamente o gerenciamento desses canais, hoje, sem o auxílio de ferramentas de automação, essa tarefa pode tornar-se impossível. Há, atualmente, mais de 200 diferentes mídias sociais. Imagine quanto tempo seria necessário para realizar postagem em tantas páginas!

Mesmo que sua empresa não esteja em todas elas, planejar e publicar conteúdos, analisando suas métricas de resultados, é uma tarefa que consome tempo de sua equipe. Por isso, separamos, a seguir, 6 ferramentas essenciais para automatizar essa tarefa, otimizando o tempo de sua equipe e oferecendo relatórios detalhados de seus resultados.

1. HootSuite

Essa é uma das ferramentas de automação mais conhecidas do mercado. O HootSuite auxilia no agendamento de conteúdo de uma grande quantidade de mídias sociais, contando com recursos gratuitos e pagos que podem ser utilizados a partir de qualquer plataforma – o que o torna muito prático para o trabalho realizado via smartphone, acessando dados na nuvem.

Além de ajudar no planejamento e programação de postagens, na versão paga, a ferramenta oferece relatórios com métricas e resultados bastante detalhados.

2. Buffer

O Buffer auxilia no gerenciamento de diversas mídias sociais ao mesmo tempo, ajudando a automatizar o trabalho do marketing na publicação de conteúdo.

A ferramenta apresenta métricas de repercussão de postagens, indicando os conteúdos que estão tendo maior alcance e mais interações, o que ajuda muito no acompanhamento dos resultados das campanhas e reposicionamento de ações, quando necessário. Há serviços pagos e gratuitos do Buffer, disponíveis para computador e também smartphone, além de extensão para Google Chrome.

3. Postcron

Esta é uma das ferramentas preferidas das empresas que possuem conta no Google Plus. Assim como as anteriores, também é possível utilizá-la para outras mídias sociais. Sua extensão para o Google Chrome agiliza muito as atualizações na rede da Google.

Outra facilidade é o agendamento de posts em lotes, utilizando o Google Docs ou mesmo planilhas no Excel.

4. Postplanner

O Postplanner possui funcionalidades semelhantes às demais ferramentas, com o adicional de oferecer os principais temas do momento, divididos em: imagens virais, links de maior sucesso, status geniais e fanpages recomendadas. Em função desse diferencial, os serviços da ferramenta custam a partir de 29 dólares mensais.

5. Sprout Social

Para as empresas que querem, além da automação, métricas de resultados detalhadas, essa é uma ótima opção. O Sprout Social oferece relatórios de desempenho, estatísticas quanto ao tempo e quantidade de mensagens de clientes que foram respondidas nas mídias sociais, entre outros. Por isso, ele atua como um software de CRM, incluindo cada novo cliente em um funil de atendimento dentro da plataforma.

Essa ferramenta auxiliará bastante empresas que estão presentes em diversas mídias sociais e recebem um grande volume de mensagens de seus seguidores. Ele fará com que nenhuma informação importante ou contato sejam perdidos na rotina de sua equipe.

Como seus recursos são mais completos, os planos de uso partem de 99 dólares mensais.

6. Piqora

As mídias sociais estão cada vez mais visuais – e não é para menos, já que o conteúdo visual possui 40 vezes mais chance de ser compartilhado do que os demais conteúdos. Exemplo disso é o sucesso crescente do Instagram e do Pinterest. Se sua empresa quer engajar público nessas plataformas, o Piqora pode auxiliá-lo.

Com essa ferramenta, você poderá descobrir, fazer curadoria e agendar postagens nessas plataformas. Ela também oferece relatório com métricas dos conteúdos com maior engajamento. Outra facilidade é o recurso Tapshop, que funciona como um botão “clique e compre”, transformando suas imagens nessas redes em landing pages que contribuem para a conversão e incremento de receita de seu negócio.

O que você está esperando para aderir à automação e obter resultados?

Conforme estudo, 80% das empresas que utilizam a automação em seu setor de marketing viram seu número de leads aumentar e 77% registraram aumento em suas conversões. Ao mesmo tempo, 92% das empresas reconhecem que as mídias sociais são muito importantes para seus negócios. Diante disso, para ter a capilaridade e rapidez necessárias para publicar conteúdos com a devida frequência em todos os canais, ferramentas como as que apresentamos aqui tornam-se fundamentais para quem quer otimizar seus resultados em marketing digital.

Sua empresa já utiliza alguma ferramenta de automação do marketing? Como você faz o planejamento e agendamento de conteúdo nas mídias sociais? 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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