Quais redes sociais fazem sentido para sua empresa?

Quais redes sociais fazem sentido para sua empresa?

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  • 5 de janeiro de 2017

Para uma empresa, estar nas redes sociais virou sinônimo de “popularidade”, em uma era onde o primeiro passo para a viralização midiática é estar em diferentes tipos de plataformas (aplicativos, redes sociais, adesivos, banners, flyers etc.), Facebook, Instagram e YouTube, dentre outras, assumiram um papel relevante para a estratégia da empresa, possibilitando um diálogo mais próximo ao seu público. Entretanto, não basta aderir a uma rede social se não houver ligação entre o tipo de linguagem utilizada e o seu público-alvo.

Um plano de ação consistente deve levar em conta pelo menos três fatores para a adoção de uma rede social: adequação ao público alvo, adequação do discurso e características do espaço virtual. Vamos abordar esses temas a seguir para que ao final do texto você saiba definir quais redes sociais podem fazer parte da sua estratégia de marketing digital e como deve ser sua atuação em cada uma delas.

Público-alvo: onde está a sua audiência?

O seu público-alvo tem características próprias: frequenta lugares, consome produtos, se relaciona de determinada maneira. Em resumo, tem um estilo de vida específico. A criação de personas e o entendimento desses aspectos é necessário para determinar, por exemplo, quanto tempo em média o seu público utiliza a internet, quais são as redes sociais mais utilizadas e quais redes são mais relevantes para ele.

Além do estudo dessas características, o monitoramento digital vai dizer de onde vem o seu público. Sites como o Addthis, que têm como função o controle de tráfego, podem revelar informações inusitadas a respeito do fluxo da sua audiência.

Porém, ao tentar responder “Onde está a minha audiência”, não caia no engodo de se dispersar. Uma verdade letal é que pessoas (incluindo o seu público) estão em todos os tipos de espaço virtual e você quer encontrar confluências, e não coletá-los um a um em várias plataformas.

Adequação do discurso

Você consegue adaptar o seu discurso à rede social proposta? É óbvio que certos tipos de discursos vão encontrar respaldo maior em certos tipos de redes e é bem provável que uma adaptação possa resolver problemas de adequação, mas nem sempre isso é possível.

Por exemplo: não é viável para um escritório de advocacia ter uma conta no Instagram que mostra fotos do seus clientes, pois existe um sigilo envolvido no negócio. Mas esse escritório pode ter um blog ou uma página no Facebook para falar de casos jurídicos famosos e comentar as leis envolvidas no caso.

Alguns discursos se encaixarão facilmente na rede social, outros precisarão ser adaptados, e outros simplesmente não cabem. É necessário definir em qual categoria se está.

Característica das redes sociais

Para saber se o seu discurso cabe ou não em uma rede social é imprescindível conhecer suas características e o que ela tem a oferecer. Por isso, segue abaixo um resumo de algumas das redes sociais mais utilizadas e suas respectivas características de público-alvo e discurso.

Twitter

Rede social de mensagens rápidas, muito utilizada pelos canais de notícias e por aqueles que precisam atualizar a sua audiência a todo o momento. O Twitter combina com a assiduidade de publicações, ou seja, uma frequência de tuítes que possa impactar o dia dos seus usuários. Se o seu conteúdo não necessita dessa assiduidade, ainda é possível programar tuítes para que eles sejam postados nos horários em que os seus seguidores são mais ativos na rede.

Facebook 

É a rede social dos grupos, e também uma das mais versáteis, pois páginas empresariais podem ser adaptadas para dialogar com qualquer público. Uma das preocupações deve ser estabelecer uma linguagem que seja informal e ao mesmo tempo passe a seriedade e os valores da empresa.

Instagram 

Instagram é um aplicativo e também um rede social de imagens. Empreendimentos artísticos e empresas que comercializam bens materiais encontram facilidade no seu uso e podem se beneficiar dele. Como citado anteriormente, nem todo o tipo de empresa consegue adaptar o discurso para uma rede onde a imagem é o principal.

Youtube

A rede social dos vídeos pode ser de grande valia para o entendimento de pontos-chave de um assunto que ficariam difíceis de explicar com palavras escritas. A estratégia de vídeos do mundo corporativo hoje é conquistar clientes com informações relevantes em poucos minutos.

Geralmente, os negócios que se dispõem a investir no nicho de vídeos alcançam um resultado satisfatório, desde que o material seja bem feito. Muito cuidado com o conteúdo.

Linkedin

Linkedin é a rede social do networking empresarial. É onde todos os negócios deveriam estar, pois estabelece comunicação entre nichos do mercado, comunica valores e atualiza o público sobre o posicionamento empresarial da marca. Lembre-se que o Linkedin versará mais sobre a empresa do que sobre o produto oferecido, portanto atua como um catalisador de informações do negócio.

Como saber qual rede social utilizar, afinal?

Analise o seu negócio, o que você deseja passar para os clientes e onde eles estão. Como dito anteriormente, pensar em público-alvo, adequação do discurso e características da rede social é a fórmula a ser seguida. Além disso, estar disposto ao diálogo é fundamental nessa equação. Os discursos nas redes sociais não devem ser vazios, embora possa haver tempo até que uma linguagem efetiva possa ser construída.

O passo seguinte é determinar qual estratégia de marketing será utilizada na rede social, explorando o melhor de suas qualidades, mas esse assunto fica para uma próxima publicação.

Agora que você já sabe definir qual rede social é mais adequada para sua empresa, entenda como produzir conteúdo de maneira eficiente e adequada para suas mídias sociais.

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