Processos e resultados: Trago seus números de volta, pergunte-me como

Processos e resultados: Trago seus números de volta, pergunte-me como

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  • 2 de outubro de 2017

A arte da adivinhação é uma ciência complexa e cheia de detalhes, mas em prol do bem da sua empresa (e dos seus processos e resultados), eu estudei os maiores astros, busquei os cânones da magia, conversei com os grandes magos e trago hoje algumas previsões para o seu futuro.

Eu prevejo que…

★ Você terá mais produtividade

Seus colaboradores conhecerão e entenderão com detalhes tudo o que precisam fazer e quais ferramentas deverão utilizar, otimizando o seu trabalho e ganhando em escala de produção.

Produtividade é o desenvolvimento de ações que permitem o aumento da eficiência do processo produtivo das empresas. Muitas vezes, a melhor opção para diminuir os custos não é cortar serviços ou demitir funcionários, mas rever o processo produtivo da empresa.

★ Você conhecerá todos os seus gargalos e dificuldades

A palavra-chave aqui é qualidade, é fazer bem o que se tem que fazer de uma única vez, evitando as famosas refações.

Os gargalos na produção, por exemplo, além de atrasar o produto final, também prejudicam a produtividade de toda a equipe — e são obstáculos à otimização da empresa. Então, você conhecerá onde está errando, eliminando esse gap.

★ Você terá metodologia para desenvolvimento e crescimento

Você identificará que cada empresa é única, assim como a sua. Então desenvolverá um modus operantis próprio, que será o primeiro passo para sua empresa inovar – não só criando algo novo, mas pegando algo que já existe e fazendo-o melhor. E mias: você não terá medo de mudar.

★ Você desenvolverá rastreabilidade

Você terá indicadores de Gestão e desempenho, que irão lhe ajudar a identificar erros, gaps ou entraves que estão prejudicando a sua operação e com isso, conseguirá traçar planos de ações mais eficazes para corrigi-los.

Para que esses indicadores de desempenho tenham uma contribuição significativa no controle da empresa, primeiro é necessário entender o seu planejamento estratégico e ter objetivos claros na hora da definição das metas que devem ser alcançadas.

★ Você terá capacidade de entrega

Você vai saber quanto esforço dedicar, quais recursos precisará e onde deverá empregá-los, com eficiência para você produzir e executar bem a sua solução.

É cada vez mais necessário que as empresas encontrem métodos para aumentar sua eficiência produtiva ou que desenvolvam alguma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, ou serão engolidas pelo mercado em pouco tempo. E é aí que você se destacará.

Mas eu preciso te alertar…

Isso tudo só acontecerá se você olhar com atenção eles, os grandes astros, os processos.

É hora de mapear os astros: vamos falar sobre mapeamento de processos

Não basta apenas jogar para o Universo e desejar o melhor. Você também precisa ajudar os astros a te ajudarem ;)

Mas não se aflija, há uma técnica que ajudará o seu caminho: o Mapeamento de processos.

Ele deve ser utilizado para identificar e entender como a sua empresa funciona como um todo. Com o mapeamento, são estipuladas todas as etapas envolvidas para chegar ao seu objetivo final, quem serão os responsáveis por cada projeto e tarefa, além de prazos e recursos. Assim, você terá clareza de como estão os seus processos, o que precisa ser otimizado e, mais ainda, quais são aqueles que você precisa deixar para trás já!

Para mapear os processos da sua empresa é preciso pensar estrategicamente no fluxo de informações de cada um dos seus processos, individuadamente. Para dar uma força nisso, você pode começar seguindo três passos:

Primeiro passo: Questione

  • Qual é o objetivo desse processo? Para que e porquê ele existe?
  • Quais são as entradas e saídas desse processo?
  • Quais são os componentes desse processo?
  • Quem é o cliente e os fornecedores desse processo?

Você precisa começar entendendo melhor quais são os seus processos, para quê eles existem e como eles influenciam o seu resultado final. Mas atenção: se algum processo na sua empresa não tem um objetivo, então ele não deve existir.

Segundo passo: Desenho e documentação

Para  que o mapeamento de processos aconteça e faça sentido de fato é preciso desenhá-lo e documentá-lo em fluxograma, onde estarão desenhados o início e o fim do processo, além de todas as etapas que acontecem no meio.

O fluxograma é uma forma de enxergar amplamente o seu processo, assim sendo, mãos na massa.

Terceiro passo: Otimização

O segredo é olhar criticamente para o seu processo, identificando em quais pontos ele pode ser melhorado. Há alguma etapa que pode ser mais rápida? O processo tem algum falha? Há alguma forma de economizar tempo e/ou dinheiro? Todos os procedimento são necessários? Você tem processos ou rotinas?

Processos e resultados estão intimamente ligados, mas os processos não são a grande mágica que tudo resolve e, sim, a maneira como usamos e pensamos eles. Ou seja, está em você o poder de transformar todas as minhas previsões em realidade.

Sua empresa, seus colaboradores e você próprio estão prontos?

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