Resolva os problemas de um marketing não estratégico

Resolva os problemas de um marketing não estratégico

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  • 22 de fevereiro de 2018

Investir no meio online é a pedida ideal para colocar a sua empresa cara a cara com o público-alvo e a concorrência. Além de analisá-los e estabelecer estratégias para chegar até ele ou superá-la, respectivamente, considere os diversos aspectos nos quais o marketing influencia nos negócios.

A falta ou baixa de resultados provavelmente fará com que você se questione o que está indo mal. Entenda a que veio o marketing e quais problemas de ele não ser estratégico. Siga algumas dicas para responder à grande pergunta: “como tornar minha empresa mais estratégica?”

Como o marketing influencia nos negócios?

Colocar o setor como apoio em vez de investimento estratégico é um erro diante dos benefícios que o planejamento pensado nesse sentido pode trazer. O marketing é um aliado de peso na hora de mensurar resultados, definir orçamentos e planejar ações.

É preciso que as demais áreas da empresa, como a de vendas, por exemplo, articulem-se de forma alinhada visando o aumento dos lucros. Promova a visibilidade da equipe de marketing junto às demais, pois as ações necessitam de investimentos assim como os produtos. Por isso, nada de cortar o setor: empregue reajustes.

Transforme-o em departamento estratégico para auxiliar no alcance dos objetivos do empreendimento. Busque demonstrar por meio de atitudes internas como o marketing influencia nos negócios. Aproveite as ferramentas de conteúdo para ajudar na captação de informações que dizem respeito às demandas e entregas diretas do setor à empresa, seja gerando leads, estreitando laços com o público ou possibilitando oportunidades aos outros setores.

Identifique os problemas de um marketing não estratégico e entenda em que pontos empregar melhorias

Muitos segmentos deparam-se com obstáculos frente ao marketing. Para estabelecer uma estratégia sólida diante da concorrência, reúna profissionais da área para identificar o problema o mais rápido possível. Entenda as falhas no planejamento para que as alterações possam ser feitas o quanto antes, a fim de evitar problemas futuros e maiores. Levante algumas questões, como as seguintes:

  • A persona da empresa foi definida adequadamente?
  • Seus desejos e necessidades estão bem delineados e alinhados com as ações planejadas?
  • As vendas estão de acordo com as metas?
  • As ações digitais estão resultando em conversão?

Caso alguma resposta seja negativa, mapeie os passos do negócio: seu produto pode estar sendo vendido da forma errada, outras áreas podem estar desalinhadas com  marketing e o funil de vendas, estruturado inadequadamente. Sendo assim:

  1. Planeje. Você sabe responder o que a empresa estará fazendo em um semestre, as ações do departamento de marketing digital e objetivos que se pretendem alcançar no período, por exemplo? É necessário saber organizar onde a empresa quer chegar e como fazê-lo. Reúna profissionais aptos a desenvolver metas e estratégias reais para períodos curtos, de seis meses a um ano, por exemplo. Alinhe todas as estratégias de marketing com as demais áreas. É importante que as atitudes conversem e façam sentido entre si.
  2. Acompanhe os índices: entenda, de fato, o que traz conversão. Não suponha. Para isso, invista em pesquisas de tecnologia. Vale realizar testes a/b, alterar o título de páginas, simplificar a tela de compra, modelos de interação, etc, a fim de analisar se e quais mudanças geram aumento das taxas de conversão;
  3. Conheça o ROI. O “return on investiment’’ ou ‘’retorno sobre o investimento’’, em português é o que significa a sigla que diz respeito à métrica responsável por estabelecer a relação entre o capital ganho ou perdido com o investimento realizado anteriormente. O cálculo do ROI consiste em ganho obtido – investimento inicial / investimento inicial. Tenha o controle e ciência sobre esse valor e fique a frente das empresas que não o sabem: a média é que, três a cada quatro concorrentes não utilizem-se desse conhecimento.

Solução no fim do túnel

O marketing digital deve estar alinhado com objetivos de negócio para atingir os indicadores pré-determinados pelo planejamento estratégico de uma empresa, afinal, eles são bons aliados para os negócios. Procure a principal raiz dos problema de um marketing não estratégico no seu negócio, certifique-se da atuação da área, compreenda quais recursos estão falhos e como será o remodelamento das ações para evitar problemas futuros no setor e conversões.

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