Posicionamento – Meu público não está na internet: você tem certeza disso?

Posicionamento – Meu público não está na internet: você tem certeza disso?

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  • 18 de maio de 2018

A sua empresa não está na internet porque os seus clientes também não estão? Como você chegou a esta conclusão? Você tem mesmo certeza de que sabe onde está o seu cliente e de que os meios digitais não podem contribuir para o sucesso do seu negócio? Cuidado com respostas rápidas: ao virar as costas para a transformação digital, a sua marca pode estar perdendo vendas e deixando de atrair um número considerável de novos clientes por falta de pesquisa e de investimentos em estratégias modernas de marketing.

Digitalizar o seu negócio não significa apenas abrir um e-commerce. Também pode estar relacionado ao uso de novos meios de comunicação para dialogar com o seu cliente, divulgar produtos e serviços e reforçar o seu posicionamento no mercado. E, acredite, ainda que o seu público não conclua compras online, ele é influenciado – direta ou indiretamente – pelo que é publicado na internet.

Cuidado com o posicionamento: onde estão e como atingir os consumidores modernos

Já falamos aqui no blog sobre como a internet mudou o processo de vendas. Estas mudanças foram necessárias, uma vez que o comportamento do consumidor não é mais o mesmo de alguns anos atrás, quando ainda eram poucas as casas que tinham computadores conectados na rede. Mas, afinal, como é o perfil do consumidor atual? Como usar esta informação para vender melhor?

Os clientes modernos compram tanto online quanto offline e gostam de ter múltiplas opções de canais para procurar produtos. São pessoas já acostumadas a fazer pesquisas em sites como o Google para saber mais sobre marcas e os mais variados itens de consumo. Confiam na opinião de outros clientes, internautas que tiveram experiências reais com determinadas empresas e usam plataformas online para compartilhá-las. Além disso, este é um consumidor atraído por um atendimento personalizado e ágil.

Se a sua empresa não está preparada para atender estas necessidades modernas, causadas pela transformação digital, ela está perdendo clientes – e isso vale para qualquer área de negócio. É importante perceber que mesmo que os seus clientes façam parte de uma geração mais velha ou que sejam pessoas que não acessem com tanta frequência páginas na internet, elas são, sim, influenciadas pelo que é publicado na rede.

Aqui estão alguns dados que comprovam esta afirmação:

  • Segundo a pesquisa TIC domicílios 2015, pelo menos 58% da população brasileira já tem acesso à internet;
  • 66% dos idosos brasileiros utilizam a internet, de acordo com uma pesquisa feita pela Telehelp;
  • O comércio eletrônico brasileiro continuou crescendo no ano passado. Só no primeiro trimestre de 2016, foram mais de nove bilhões de reais de receita (dados divulgados pela Ebit).

Mesmo que o seu público não faça parte das pessoas que já adotaram os meios online para fazer compras, com certeza eles estão conectados em algum momento do dia. Ou os seus familiares, colegas de trabalho e amigos estão. O que isso significa? Que os dados compartilhados na web chegam de alguma forma até eles e, portanto, têm sim o poder de influenciar a sua decisão de compra e são essenciais para que a sua empresa consiga vender melhor.

Primeiros passos: como usar os meios online para impulsionar o negócio e vender melhor

Se você ainda não aproveita a internet para se comunicar com o seu cliente, é hora de mudar o cenário e de se adaptar à transformação digital. Considere que boa parte dos seus clientes está online e aproveita a possibilidade de fazer pesquisas completas em poucos minutos para decidir a compra de um produto, mesmo que ele prefira fechar o negócio offline. Se a sua marca não tem uma sólida presença na rede, ela perde estas oportunidades de negócio.

O primeiro passo é conhecer o seu público. Isso também ajuda a responder a pergunta: onde está o meu cliente. Pesquise para criar as personas do seu negócio. Use estes dados para definir as melhores estratégias digitais para atingir o seu público e conquistar um considerável aumento nas suas vendas. A persona é essencial na hora de definir a melhor linguagem e o conteúdo ideal que deve ser criado para que você consiga aproximar a sua marca da sua audiência.

Se você já teve experiências pouco produtivas na internet, é alta a probabilidade de que tenham ocorrido falhas no planejamento e na pesquisa de conhecimento do seu público. Você pode ter feito um bom trabalho na rede social errada, por exemplo: se você publicou conteúdos no Facebook, mas os seus potenciais compradores estão no LinkedIn, é natural que os resultados tenham sido pouco satisfatórios e que você tenha ficado com a impressão de que os seus consumidores não estão na web. Eles estão, sim, e uma boa pesquisa é essencial para identificar em quais plataformas.

Para resumir, a transformação digital tornou muito mais fácil saber onde está o seu cliente: eles estão todos na internet e a sua empresa também precisa estar lá, com uma estratégia sólida, para vender melhor e atingir o posicionamento de mercado desejado.

Você tem mesmo certeza de que o seu público não está na internet? 

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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