Por que um projeto de Marketing Digital falha e como crescer a partir da queda?

Por que um projeto de Marketing Digital falha e como crescer a partir da queda?

  • 5
  • 22 de Maio de 2017

Para onde quer que você olhe, vê pessoas e empresas falando sobre ser digital? Se você está acompanhando nossos conteúdos, já deve ter percebido que a transformação digital é mais que uma tendência: hoje, já não é mais possível ignorar o poder, relevância e força que o meio digital tem dentro da sociedade.

Mas também ainda é comum encontrar profissionais que estão se debatendo para colocar um projeto de Marketing Digital para rodar com sucesso. Você já parou para refletir porque isso acontece e, mais importante, se isso também não está acontecendo na sua empresa? Separamos alguns motivos que levam a falha de um projeto digital para que você reflita.

Um projeto de Marketing Digital falha porque…

Você não sabe quanto investir ao certo

Não definir corretamente o budget necessário para rodar uma estratégia de Marketing Digital é uma das grandes causas do fracasso de um projeto, pois os profissionais acabam alocando recursos onde não haverá retorno.

Quando o orçamento é limitante, você faz escolhas erradas, não conseguindo ter uma visão mais clara do que fazer, onde e como. Temos uma ferramenta voltada para te ajudar a entender quanto e onde você deve investir, confira: Calculadora de Budget.

Falta planejamento e estratégia de Marketing

O planejamento de marketing estabelece o posicionamento de mercado da sua empresa e o modo como ela é vista pelos seus clientes. Mas muitas organizações não têm qualquer estratégia definida, atuando apenas com táticas avulsas ou investindo em ações sem pensar no valor real que elas representarão para o seu negócio (investir em tendência do momento, sem refletir se são adequadas para a sua necessidade é um exemplo disso).

Não ter um plano de ação claro representa aumento de investimentos desnecessários, queda de produtividade, falta de competitividade e previsibilidade, além de incapacidade de gerar inovação.

Agora, se você fez o seu planejamento, mas suas ações ainda estão no papel, eu recomendo a leitura deste conteúdo: O preço de não executar sua estratégia de marketing: isso vai impactar a sobrevivência do seu negócio.

Você ainda não está maduro digitalmente

Ter maturidade digital significa ter a consciência de que possuir uma sólida e reconhecida presença digital pode trazer para o negócio resultados reais. As empresas maduras digitalmente normalmente têm lucro 26% maiores que seus concorrentes, segundo pesquisa do MIT.

A falta de maturidade está intimamente ligada a falta de um planejamento claro, uma estratégia definida e uma mentalidade voltada para entender que não é possível ignorar as mudanças que a tecnologia trouxe para o dia a dia – o que leva as tais ações desconectadas do seu objetivo principal.

A maturidade digital é um estado de constante evolução para as empresas, mas segundo um estudo da Adobe, focar em 4 pontos pode ajudar a acelerar esse processo: experiência do cliente, data-driven marketing, canais mobile e cross-channel marketing.

Não entendeu como integrar pessoas, processos e tecnologia

O Marketing Digital requer tecnologia, mas não é um processo tecnológico. Ele é feito por equipes motivadas e capazes de transformar digitalmente a sua empresa, processos eficazes e eficientes voltados para atender o seu core business, e sim, ferramentas habilitadas para sanar as suas necessidades – e esses três pilares precisam estar muito bem conectados para que os resultados cheguem.

Muitas implementações de marketing digital falham porque as pessoas não contam com ferramentas adequadas para solucionar as demandas do dia a dia (ou contam com processos defasados) ou porque determinados processos internos têm problemas que impedem a automatização, por exemplo.

Se você tem dúvidas de como fazer essa integração, confira 4 estratégias para alinhar pessoas, processos e tecnologia que utilizamos para cumprir os objetivos de marketing aqui na WCK.

Você se recusa a mudar e inovar

Outro ponto que leva um projeto digital ao fracasso é o engessamento do seu plano de marketing. Para que o seu planejamento realmente esteja alinhado com os seus objetivos, você precisa estar sempre analisando seus resultados, as movimentações do mercado e o seu cliente. Mas acima de tudo, estar pronto para mudar quando o cenário pedir.

A transformação digital exige que uma forma de trabalhar mais colaborativa, mutável e ágil; um projeto digital de sucesso deve envolver a busca de atitudes e soluções que fomentem essa nova maneira de trabalhar.

Seu projeto de Marketing Digital falhou? Movimente-se!

Todo mundo é passível de falhas, inclusive você, então o primeiro ponto é não ficar se lamentando pelo que passou. Use seus erros do passado como aprendizado para agir no futuro.

Se eu puder resumir o que você pode fazer para ter um projeto digital de sucesso e crescer é:

  • Aposte em um planejamento com estratégia, objetivos, metas e métricas reais – e não os grave em pedra! Conforme os meses forem passando, reveja e analise se tudo o que foi planejado ainda faz sentido para o seu negócio;
  • Monte uma equipe que sabe o que quer, que esteja engajada e com mentalidade voltada para ser verdadeiramente digital – seus colaboradores precisam fazer dos seus objetivos os deles;
  • Invista em processos e procedimentos que façam sentido para quem você é hoje e onde quer chegar amanhã – e assim como o seu planejamento, analise-os para garantir que não fiquem defasados;
  • Não fique confortável demais onde está.

Para ter um projeto de Marketing Digital de sucesso é preciso estar no lugar certo, na hora certa, na frente das pessoas certas, com idéias e ações certas. Para ser verdadeiramente digital, você precisa estar pronto para se reinventar/inovar e oferecer um novo diferencial competitivo antes que o mercado dê sinais de que precisa disso. Então cuidado:

>> O conformismo vai acabar com o seu negócio! <<

Avalie nosso artigo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
1 voto(s)
Carregando...

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o