Por que sua empresa PRECISA estar nas redes sociais?

Por que sua empresa PRECISA estar nas redes sociais?

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  • 15 de junho de 2018

A popularidade das redes sociais está crescendo diariamente conquistando cada vez mais usuários no mundo inteiro. Se ainda há dúvidas de que a sua empresa PRECISA utilizar estes canais de comunicação, então você deve conferir o post de hoje. Você vai ver como Facebook, Instagram e tantas outras são um recurso poderoso para estreitar o relacionamento com os seus clientes e aumentar suas taxas de atração.

O número de usuários das redes sociais cresce exponencialmente

Segundo uma pesquisa realizada pelo We Are Social em parceria com o Hootsuite e publicada pela The Next Web, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizam redes sociais ativamente pelo menos uma vez por mês. Isso equivale a 40% da população mundial.

Além disso, o brasileiro passa em média de 8 a 12 horas por dia conectado na internet, sendo que 70% deste tempo é acessando redes sociais.

Grandes empresas têm se posicionado estrategicamente nesses canais

A princípio, a ideia de criar uma conta social para sua empresa é mais uma preocupação administrativa, não é mesmo? Mais um canal de relacionamento com o cliente onde a empresa precisa interagir com os usuários e divulgar conteúdo relevante. Mas este pensamento é um equívoco, pois as maiores empresas da atualidade têm se posicionado estrategicamente nas redes sociais, ampliando o seu poder de alcance e otimizando a sua relação com os seus clientes.

Referência internacional de social media

Netflix é uma das principais referências de social media da atualidade e um dos exemplos mais evidentes do quanto as redes sociais são aliadas de um negócio, se utilizadas com sabedoria e visão de empreendedorismo. O seu serviço de streaming de vídeos atrai um público variado em idade, gênero e classe social mas com uma paixão em comum: o cinema. Além de oferecer um produto barato e de alta qualidade que possui uma respeitável taxa de satisfação dos seus clientes, a Netflix decidiu ir além, melhorando ainda mais a relação com o seu público, oferecendo um tratamento diferenciado aos usuários nas mídias sociais.

Entre um tratamento informal, atendimento ao cliente personalizado e brincadeiras que fazem referências às séries e filmes que seus usuários adoram, a Netflix aproveita seus canais sociais para divulgar o seu catálogo mensal de lançamentos, novidades e curiosidades. Tudo sempre em um tom descontraído, dando uma aula de como se faz social media de verdade.

Por que é importante ter um orçamento destinado às redes sociais de sua empresa?

Cada vez mais empresas tem direcionado investimentos em social media

Segundo os dados levantados pelas conceituadas pesquisas do CMO Survey, o número de empresas que têm direcionado recursos de marketing especificamente para social media está crescendo. Atualmente o orçamento de marketing destinado ao social media é de 10,6%, em média, mas este número terá um aumento de 100% nos próximos 5 anos, chegando em 20,9% do orçamento.

As redes sociais são uma via de comunicação entre a empresa e o seu cliente em potencial

As mídias sociais são uma das ferramentas mais importantes em ações de Inbound Marketing, pois são um dos principais meios de propagação de conteúdo relevante para o público alvo de uma determinada empresa. Elas servem como um mediador entre a empresa e o seu cliente em potencial, tornando a comunicação não somente possível, mas também personalizada e otimizada.

As mídias sociais possibilitam ações de marketing eficazes e que podem ter os seus resultados mensurados

Ações de marketing voltadas para canais sociais oferecem ferramentas que mensuram os resultados em tempo real, o que permite que as estratégias sejam otimizadas à medida que a campanha apresente um desempenho positivo ou negativo.

O investimento em social media aumenta o engajamento dos usuários e otimiza o ranqueamento da empresa nos buscadores

Quanto mais interação a empresa tem na internet, melhor o ranqueamento nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, etc). As redes sociais têm o poder de aumentar o engajamento dos usuários, incentivando-os a comentar, curtir e compartilhar os conteúdos produzidos pela sua empresa.

Minha empresa precisa estar em todas redes sociais?

Não necessariamente, pois algumas redes são destinadas a um público específico, oferecendo propostas e formatos diferentes. Por exemplo, o Instagram é um rede social voltada para o compartilhamento de fotos, o que significa que ela pode ser de grande utilidade para empresas que têm necessidade de expor e valorizar o visual de seu produto na internet, como joalherias, lojas de roupas, negócios voltados para o ramo alimentício.

Negócios que necessitam de uma comunicação mais dinâmica para apresentar o seu produto, como empresas que oferecem cursos profissionalizantes, o Youtube é uma das plataformas mais indicadas, pois oferece possibilidade de apresentar um resumo de seu material através da produção de conteúdo audiovisual.

Em resumo, sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais, ela precisa apenas saber como produzir conteúdo de forma organizada e eficiente através daquelas mídias que apresentarem os melhores recursos para o seu negócio e as melhores oportunidades para ampliar o potencial de atração e para construir um relacionamento sólido entre clientes e marca.

Ainda tem dúvidas sobre a importância das redes sociais para o seu negócio?

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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