Instituição de ensino: por que você não consegue gerar resultados sozinha?

Instituição de ensino: por que você não consegue gerar resultados sozinha?

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  • 23 de maio de 2018

As ações digitais realizadas pela sua instituição de ensino ainda falham em gerar resultados consideráveis? A explicação pode estar tanto na falta de um planejamento estratégico bem estruturado quanto na falta do conhecimento necessário para lidar com ferramentas modernas de marketing.

Contar com outras áreas da empresa e com o apoio de uma agência especializada no assunto são cuidados essenciais para garantir as melhorias necessárias para que o negócio ganhe o destaque pretendido no mercado. Afinal, um dos pontos principais para ter sucesso em marketing digital é ter a consciência de que resultados não são gerados por apenas uma pessoa.

Assim, identificar as suas limitações – e da sua equipe – aprender a gerenciar as milhares de informações disponíveis e saber como contratar um parceiro ideal são fatores importantes para aumentar o retorno do trabalho desempenhado pelo setor de marketing e para garantir que as ações realizadas sejam efetivas, gerando mais adesão de alunos e maior retenção. Saiba mais:

Gerenciando conhecimentos para aumentar resultados

Todos os dias, temos acesso a milhares de novos conhecimentos, certo? (Inclusive, falar isso para quem trabalha no meio educacional até é uma espécie de redundância ?) E estes conhecimentos são fundamentais para que o trabalho desempenhado esteja sempre atualizado.

Você pode acessar portais especializados em marketing para saber quais são as novas ferramentas e tendências da área, pode ler jornais para fazer uma análise de mercado ou ler relatórios de benchmarking para comparar práticas de outras instituições iguais a sua. Mas já sabe como transformar este conhecimento em poder?

Já falamos aqui no blog sobre a importância de saber gerenciar conhecimento para o crescimento do profissional de marketing. Este gerenciamento é tão importante para a conquista de resultados, que vale falar mais um pouco sobre o assunto. Conhecimento armazenado não gera resultados, conhecimento posto em prática, sim! Sendo assim, o profissional de marketing da sua instituição deve:

  • Procurar conhecimento em fontes confiáveis e especializadas;
  • Filtrar as informações disponíveis, identificando o que pode agregar valor à empresa em que trabalha;
  • Aplicar os dados no dia a dia de trabalho, de forma que o conhecimento apreendido gere valor real ao negócio.

Além de procurar ampliar os seus conhecimentos, também é importante saber filtrar aqueles que vão de encontro com os objetivos da instituição e transformá-los em ações que gerem resultados mensuráveis. Se é um objetivo da empresa é a retenção de alunos, por exemplo, conhecimentos relacionados a como fortalecer o relacionamento e promover maior engajamento podem ser valiosos para a estratégia.

Dividir responsabilidades: o segredo do marketing digital

Mesmo melhorando a forma como você gerencia o conhecimento adquirido, os resultados ainda demoram a aparecer? Então é preciso avaliar de que maneira você divide o trabalho necessário para que as ações de marketing tenham o retorno esperado. O sucesso de uma estratégia digital depende de inúmeros fatores. É preciso:

  • Conhecer os seus alunos (definindo as personas do negócio), suas dores e principais dúvidas;
  • Identificar as soluções que a sua instituição de ensino pode fornecer para solucionar estas dores e dúvidas;
  • Identificar os canais e linguagem adequados para estabelecer uma comunicação efetiva com os alunos;
  • Escolher as ferramentas ideais para atingir os propósitos da organização;
  • Colocar as ações em prática;
  • Definir métricas que ajudem a monitorar a performance de cada ação;
  • Fazer melhorias na estratégia com base na avaliação dos resultados alcançados.

E estes são apenas alguns exemplos de elementos que ajudam a garantir o sucesso da estratégia. Em outras palavras, é preciso muito conhecimento. Portanto, é necessário dividir o trabalho entre uma equipe de profissionais com talentos e experiências diferenciadas. Nem sempre isso é possível encontrar nos colaboradores de uma empresa. É aí que entram as agências especializadas em marketing digital.

Uma boa agência trabalha junto com a sua equipe interna na construção de uma estratégia sólida, baseada em pesquisa e focada em atingir os objetivos macro do negócio. A agência ajuda a transformar informações em inteligência comercial, a alinhar as ações digitais com a visão estratégica da empresa, a fazer um monitoramento eficiente dos resultados e a enxergar melhorias algumas vezes invisíveis ao profissional que trabalha diariamente na organização.

Como contratar um parceiro para conquistar mais resultados na sua instituição de ensino

Mesmo que você consiga fazer muito sozinho na sua empresa, para ter sucesso em marketing digitalgerar resultados relevantes no mercado, é preciso ter acesso completo aos conhecimentos digitais. Uma agência agrega a experiência necessária para que as ações desenvolvidas tenham maior potencial de retorno. Para isso, é importante saber escolher um parceiro que verdadeiramente trabalhe com o marketing da empresa, na construção de uma estratégia eficiente e personalizada, capaz de atrair e reter os seus potenciais clientes.

Estas são agências com conhecimento em ferramentas que maximizam o retorno das ações, capazes de fornecer insights e informações valiosas tanto para o marketing quanto para a gerência geral – que pode usar dados relacionados aos resultados atingidos para tomar melhores decisões de negócio.

Não está vendo retorno nas ações realizadas na empresa? Que tal contar com o apoio de uma agência com expertise em Marketing Educacional? Marketing digital educacional com foco em resultados é um dos serviços oferecidos pela WCK!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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