Plano de Marketing Digital para startups: como identificar os gaps do seu?

Plano de Marketing Digital para startups: como identificar os gaps do seu?

  • 6
  • 13 de março de 2018

O dinamismo do mercado atual exige que as startups estejam prontas para enfrentar todas as mudanças, inovações e imprevistos que possam surgir ao longo da jornada. Uma forma eficaz de se preparar para os possíveis obstáculos que sua startup pode encontrar é através de um plano de marketing digital.

Neste texto vamos ajudar você a entender melhor como funciona um plano de marketing digital para startups e quais os melhores caminhos para definir uma estratégia digital.

Um dos motivos mais relevantes para construir um planejamento de marketing vem do fato de que, atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo e as inovações são necessárias para quem quer se manter em atividade. Hoje, quase 50% das pequenas e médias empresas brasileiras não possuem uma estratégia digital. Esses dados mostram que há um grande número de empresas sujeitas à imprevistos e possíveis transtornos por falta de organização. Empresas que buscam solidez e crescimento, precisam estar preparadas para enfrentar este mercado.

Como definir uma estratégia digital

Uma boa estratégia digital precisa contar com um plano de marketing eficiente. Para contabilizar resultados efetivos é necessário traçar metas e definir ações alinhadas com cada objetivo que se pretende alcançar. O Plano de Marketing irá funcionar como um guia estratégico, um caminho com diretrizes criativas e planejamento de mídias para que você possa iniciar sua jornada em busca do sucesso.

Existem alguns passos importantes para você definir e aprimorar a sua estratégia digital. Caso você já tenha uma traçada, vale reavaliar esse pontos para detectar possíveis gaps ou brechas que estejam enfraquecendo os seus resultados.

Objetivos

As ações de marketing precisam ser direcionadas. Há muitos alvos a serem buscados e investir em muitas direções e públicos, sem estratégia,pode acarretar maior custo e menos eficiência. Estabeleça metas a médio e longo prazo e controle os resultados através de dados, eles são os melhores indicadores para saber se você realmente está no caminho certo.

Público alvo

É importante definir um público alvo, e criar uma persona para a sua marca. Com essa definição você terá mais foco e conseguirá direcionar as ações de forma correta. Hoje, todas as faixas etárias utilizam a internet e definir um público é uma forma de nortear pontos importantes, como: tipo de linguagem a ser trabalhada, produtos ou serviços a serem oferecidos, além é claro de se ter mais tempo para focar em conteúdos e estratégias direcionadas.

O público alvo, em geral, pode ser definido a partir da faixa etária, gênero e aspirações. Lembrando que este é um ponto importante no Marketing digital, empresas sem público alvo podem parecer sem identidade e gerar insegurança aos consumidores.

Ferramentas

Defina as ferramentas que serão usadas, lembrando que as mais eficientes são aquelas que o seu público utiliza. Utilize as mídias sociais para expor os pontos fortes da sua marca e criar uma relação mais próxima com o cliente. Nesta etapa, um estudo aprofundado sobre os seus consumidores é essencial. Com ações de ofertas mais direcionadas o cliente sentirá que a sua necessidade é melhor compreendida pela sua empresa, e esse pode ser um fator decisivo na hora de fechar um negócio.

Investimento

Antes de definir o quanto será investido é preciso ter a resposta para duas perguntas chaves:

  • Quanto se quer crescer por período?
  • Quantos clientes você deseja atrair?

Após a definição dessas metas e o alinhamento delas com os pontos que já citamos acima, você poderá ter uma ideia de quanto será a média e periodicidade de investimentos realizados.

Uma ferramenta que pode ser muito útil é a Calculadora de Budget de Marketing Digital, que te ajudará a definir quanto e onde investir.

Autoanálise

Fique de olho no feedback do seus compradores, analise constantemente a imagem que a sua empresa possui no mercado e como ela está com relação aos concorrentes. Essa autoanálise irá te ajudar e ter uma ideia do seu progresso e te ajudará a trabalhar os pontos a serem melhorados.

Diferenciais de mercado

Definida a sua estratégia digital, vale reavaliar alguns pontos importantes da sua estratégia comercial como qualidade do produto, preço, pontos de venda, ofertas e variedade. Com a grande concorrência do mercado é importante criar diferenciais, e para isso vale olhar todos os setores da empresa como atendimento, comunicação, equipe de vendas e até produção. Só assim a empresa conseguirá se manter no mercado, principalmente no caso de startups que possuem pouco tempo para fazer o negócio engrenar.

Os consumidores buscam empresas que tenham diferenciais de mercado, e a forma como ela atua e o tipo de relacionamento que estabelece é importantíssimo na hora da escolha. A identidade de uma empresa não é apenas um recurso para atrair mais clientes, ela faz parte da estratégia de marketing digital e define a forma como a organização irá atuar no mercado, o tipo de relacionamento que irá estabelecer com as pessoas e sua postura de uma forma geral.

Sendo assim, é importante estar atento às diversas questões que envolvem a imagem da sua empresa. Um plano de marketing digital para startups é essencial para estabelecer diretrizes e conquistar resultados efetivos. Com a análise desse pontos que listamos acima você conseguirá identificar gaps e definir uma estratégia digital eficiente para a sua startup.

Se você gostou desse texto vai se interessar por 4 iniciativas em Marketing Digital para startups que querem escalabilidade.

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o