Planejamento estratégico e Marketing Digital: o que você não está vendo

Planejamento estratégico e Marketing Digital: o que você não está vendo

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  • 30 de outubro de 2017

Quando o assunto é como aumentar resultados em uma empresa, muito se fala sobre a importância de criar conteúdos que atraiam a atenção e engajem os potenciais consumidores da marca. De fato, isso é fundamental para que a estratégia de marketing digital tenha êxito em alcançar os seus objetivos, entre eles, o de vender mais produtos, aumentar o faturamento e conquistar espaço na vida dos seus clientes, de forma valorosa.

Mas, para que a estratégia apresente eficácia, não é só o perfil do público-alvo que deve ser considerado na hora de definir suas táticas. Também é preciso ter compreensão sobre a estratégia da organização – informação que deve servir como guia para todas as ações de marketing.

Esse é um dos grandes segredos de como ter sucesso com marketing digital. Quando as ações de marketing digital estão alinhadas com o planejamento macro do seu negócio, a marca tem mais chances de transmitir a mensagem certa no mercado, tem um melhor posicionamento e os resultados são sustentáveis.

Por outro lado, quando estes dois fatores estão desalinhados, as ações de marketing podem apresentar pouco retorno e a empresa pode ter dificuldade em alcançar os seus objetivos macro. Acompanhe a leitura para saber mais sobre como um bom planejamento estratégico para marketing digital pode mudar os resultados do seu negócio!

Sinais de que o marketing e o planejamento estratégico estão desalinhados

O aumento do faturamento não é o único ponto que deve ser analisado para identificar se as ações realizadas na empresa são eficazes. Também é preciso acompanhar o desempenho dos processos, o retorno sobre o investimento e se há sinergia entre os setores. É  a sinergia que garante que todas as atividades feitas na organização têm os mesmos objetivos – e que estes objetivos estão alinhados com o direcionamento tático do negócio.

Mas, afinal, como identificar se há falta de alinhamento na empresa? Comece analisando se a imagem da empresa no mercado corresponde às expectativas. Quando o marketing digital está alinhado com as estratégias macro, a resposta para esta questão é sempre sim. Isso porque todas as ações envolvendo marketing de conteúdo, e-mail marketing, compartilhamentos em redes sociais, links patrocinados e outras táticas digitais são focadas em atingir os objetivos macro da organização, inclusive em relação à imagem da marca.

Outro sinal de que o marketing digital não está alinhado com o planejamento estratégico é a falta de direcionamento das ações realizadas. Os objetivos gerais da empresa devem guiar o desenvolvimento do plano de marketing. O alinhamento garante que o foco principal não seja perdido e que o orçamento seja aplicado nos lugares certos.

O que você também pode não estar vendo, mas que é importante ficar atento, é a falta de previsibilidade do crescimento do negócio. Há um aumento no lucro, mas não há um embasamento para que isso se mantenha a longo prazo. Este também é um erro que pode estar na falta de alinhamento com as metas gerais da empresa. Os setores trabalham de forma eficiente, mas caminham para lados diferentes. Aqui podemos incluir outras áreas, como o setor de vendas e de recursos humanos. Para que o crescimento seja previsível, todas as partes que formam a organização devem trabalhar de forma alinhada – e a linha que deve guiar as atividades é o planejamento estratégico, ou seja, os objetivos macro da empresa.

Como alinhar a estratégia com o planejamento e garantir mais resultados

Para que as táticas de marketing surtam efeito, é fundamental planejar antes de agir. Na hora de montar o planejamento, a linha guia deve ser os objetivos macro da empresa. Onde a empresa quer chegar? Que imagem pretende ter no mercado? Que público espera atingir? Que mensagem quer passar? Estas e outras questões devem estar bem definidas.

Identificando a estratégia

A primeira ação deve ser o entendimento da estratégia da empresa. Todos os profissionais devem conhecê-la a fundo e as táticas devem ter como foco o cumprimento dos objetivos gerais da organização. Aliado a isso está a compreensão do público-alvo da marca: quais são as suas necessidades e como o negócio pode supri-las. Este é o segredo de uma estratégia que apresenta eficácia, ou seja, que é baseada nas táticas certas.

Alinhando os setores

A informação não deve ser restrita ao marketing. Todos os setores devem compreender qual é o plano geral da organização e as forças devem ser concentradas em atender os objetivos em comum. Afinal, para que os processos fluam bem no setor de marketing eles devem estar alinhados com os processos realizados no setor de vendas, por exemplo.

Traduzindo os objetivos em ações

O planejamento estratégico da empresa define os objetivos macro que devem ser perseguidos. Mas para alcançar resultados, é preciso traduzir estes grandes objetivos em ações menores que podem ser concluídas em determinado período de tempo. É isso que as táticas do plano de marketing digital são: ações direcionadas para que a empresa conquiste resultados positivos e alcance o posicionamento desejado no mercado.

Toda empresa que busca saber como ter sucesso com marketing digital e como aumentar resultados precisa estar atenta aos sinais que apontam falhas na forma como as ações são pensadas. É preciso garantir que elas estejam alinhadas com os objetivos gerais da organização, para que a estratégia seja efetiva e passe a mensagem certa para clientes, parceiros e concorrentes. É isso que resulta em um bom planejamento estratégico para marketing digital, direcionado para atingir as expectativas da marca e alcançar um posicionamento sólido no mercado.

As ações de marketing digital da sua empresa estão alinhadas com o planejamento estratégico? 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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