Planejamento de Marketing 2017: o que você NÃO pode deixar de prever

Planejamento de Marketing 2017: o que você NÃO pode deixar de prever

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  • 29 de novembro de 2016
2016 está quase no fim e com base em todas as experiências que você aprendeu neste ano, certamente você já deve estar traçando estratégias para sua empresa no ano que vem, não é mesmo? Para que você comece o ano de 2017 de forma positiva e promissora, há uma série de medidas que não podem ficar fora do seu planejamento de marketing, como por exemplo:
  • Fazer uma nova análise sobre o setor em que a sua empresa atua no mercado;
  • Otimizar toda a sua estratégia de marketing digital, aprimorando tudo o que deu certo e eliminando tudo que deu errado;
  • Definir cada passo que compõe a jornada de compra do seu cliente;
  • Aprofundar o conhecimento sobre os seus clientes e as suas personas;
  • Analisar as ações dos seus concorrentes;

Para lhe ajudar a fazer um ótimo planejamento de marketing para 2017, falamos de maneira mais detalhada tudo o que você não deve deixar de prever, confira!

Conheça as estratégias de sua concorrência

Independentemente de qual seja o setor em que a sua empresa está inserida, é imprescindível que você conheça de perto os seus concorrentes, quais estratégias utilizam para divulgar a sua marca e como conquistam os clientes. Conhecer os seus concorrentes de perto irá lhe ajudar a descobrir os pontos positivos e negativos do negócio e como eles refletem no mercado.

Esta é a melhor estratégia para que você possa explorar um diferencial no seu produto e usá-lo a favor de sua empresa. Afinal, quando o mercado ficar saturado, somente o empreendedor que tiver uma perspectiva inovadora do futuro é quem terá o seu lugar garantido entre os concorrentes.

Saber quem é o seu público irá ajudar a definir suas personas

Nenhum plano de marketing pode ser chamado de “plano” se não houver uma etapa onde conhecer o cliente seja uma prioridade. Tanto para se conquistar novos clientes como para fidelizar os antigos, é necessário conhecer a fundo as suas características, personalidade e comportamento durante a jornada de compra. Mas como conhecer o seu cliente?

É necessário entender as suas motivações, fatores externos e internos que o levem a comprar o seu produto. No mercado em que a sua empresa está inserida, qual o perfil “padrão” da maioria de seus clientes? Por exemplo, entre os seus clientes:

  • Qual a faixa etária média mais presente?
  • Há uma diferença significativa entre o gênero masculino e feminino? (o seu produto é voltado para ambos os públicos ou segmentado a um específico?)
  • Qual a classe social em que os seus clientes estão inseridos?
  • Quais os seus hobbies e a suas dores?

Os profissionais de marketing utilizam questões como as citadas acima para definir personas. Ter essa definição clara e atualizada é o elemento principal para produção de conteúdo que irá atrair mais pessoas.

Tenha em mente: o seu cliente está em busca de informações antes de comprar alguma coisa e essa informação precisa ter qualidade, falar diretamente com ele, resolver sua dor e ser facilmente encontrada. Você só conseguirá atingir a todos esses pontos se compreender com clareza para quem está falando.

Otimize as ações que compõem a jornada de compra de seu cliente

A jornada de compra inclui todo o processo desde o momento onde o consumidor descobre que tem um problema ou necessidade até o momento em que ele encontra o produto ou serviço da sua empresa como solução.
Para proporcionar uma jornada de compra positiva para o seu cliente, é necessário remover todo e qualquer “obstáculo” de seu caminho, já que a concorrência é grande e qualquer empecilho pode ser motivo para levar o cliente a procurar o produto de outra empresa. Por isso é importante sempre ser criativo e inovador em suas estratégias.
  • Conquiste parcerias para o seu negócio: unir forças com um concorrente pode ser benéfico para ambas as partes;
  • Invista em Marketing de Conteúdo ou como também conhecemos, Inbound Marketing: o ROI é de aproximadamente 275% e é quase 65% mais barato do que as estratégias “tradicionais” de marketing, e com ele, você conseguirá entregar valor para o cliente;
  • Invista em seu pós-venda – manter um cliente já conquistado é comprovadamente mais barato do que conquistar um novo cliente;
  • Otimize os seus meios de comunicação e atendimento ao cliente: cada vez mais empresas estão investindo em Social Media, pois esta é uma peça fundamental que compõe a jornada de compra. Você pode escolher vários ou apenas um canal; tudo depende de onde está seu consumidor e qual será o meio com a melhor entrega de conversão.

Saiba como reverter problemas com clientes insatisfeitos

Se há uma medida que não pode ficar de fora do seu planejamento de marketing de 2017 é como você irá lidar com os clientes insatisfeitos. Infelizmente não é sempre que se pode agradar a todos e por mais que a sua empresa possa oferecer um produto ou serviço de qualidade, sempre vão existir clientes que por algum motivo ficaram insatisfeitos durante o processo de compra.

A dor de cabeça começa a partir do momento em que o cliente insatisfeito decide expor seu descontentamento publicamente, seja em uma rede social ou em um fórum de reclamação na internet (o site Reclame Aqui, por exemplo). Todos os esforços e investimentos que você fez para gerar uma imagem positiva de sua empresa no mercado podem ir por água abaixo, por conta da má publicidade que um cliente insatisfeito é capaz de causar, chegando a desencorajar possíveis novos clientes de comprar o seu produto.

A boa notícia é que sempre há como reverter uma experiência negativa quando se “compensa” com uma experiência positiva.

# Dica extra: 

Se você já tem seu planejamento de Marketing Digital pronto e rodando, mas precisa otimizar seu resultado com vendas, talvez seja a hora de pensar em trabalhar com Inbound Sales, a metodologia que busca reunir conhecimentos do universo digital, processos e tecnologias para alinhar as etapas de vendas e marketing com a jornada de compra habitual dos consumidores, tornando as abordagens dos vendedores muito mais eficientes.

E então, você já fez o seu planejamento para 2017? Precisa de mais dicas? Então veja como apresentar com sucesso o seu projeto de marketing para seus diretores

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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