O seu site é um cartão de visitas digital ou uma fonte de informação para o seu cliente?

O seu site é um cartão de visitas digital ou uma fonte de informação para o seu cliente?

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  • 5 de dezembro de 2016

* Nossa jornada pelo Planejamento de Marketing Digital para 2017 continua. Você já deu uma lida no que prevemos para Conteúdo e Vendas no próximo ano? Não deixe de acompanhar!

O papel que o site vem exercendo ao longo do tempo

Nos primórdios da internet ter um site era algo pouco cogitado, apenas algumas empresas grandes se arriscavam neste novo mundo, com a incógnita e dúvida de qual de fato era o objetivo daquilo.

Otimização de site

Ao longo do tempo, as tecnologias da web evoluíram, proporcionando aos desenvolvedores a capacidade de criar novas experiências, e consequentemente os sites foram se transformando e ganhando cada vez mais recursos, podendo assim, ser explorados de diversas formas, de acordo com a necessidade da empresa.

Algo que também se transformou e evoluiu, mas que muitas pessoas ainda não descobriram, é o real objetivo de um site. Faça essa pergunta para você mesmo: Qual o principal objetivo do seu site?

Muitos ainda têm a ideia de que ter um site serve apenas para provar sua existência; ou vai dizer que a primeira coisa que você faz ao ouvir falar de uma empresa que presta algum serviço de seu interesse não é fazer uma busca no Google?

Otimização de site - Google

Neste caso, o site se torna um cartão de visitas digital, funcionando apenas de forma institucional, apresentando a história da empresa e seus colaboradores, informando quais são os serviços que presta e um formulário de contato caso o usuário queira falar com a empresa.

E isso não está errado, é um pensamento correto – mas incompleto, e que se trabalhado de forma adequada, com complementos, há grandes chances de você possuir um bom site. Mas por quê se contentar com um site que se comporte de maneira reativa, e não investir em um site que deixe de ser um simples cartão de visitas e haja mais como um influenciador no seu negócio? Que agregue valor ao seu cliente?

Nos dias de hoje, o que um site precisa ter para trazer resultados para as empresas?

O meio digital está sendo cada vez mais explorado pelas empresas, e se em 2017, você não estiver com seu site preparado, há grandes chances de perder a oportunidade para alavancar o seu negócio.

Como dito anteriormente, ter um site que funciona apenas como um cartão de visitas não é o suficiente, você precisa ter um site ativo, que atraia e entregue algo ao seu usuário, que faça ele interagir e voltar mais vezes.

É importante ressaltar que a criação e otimização do seu site precisa ser um item dentro do seu planejamento de marketing digital, pois é extremamente importante que toda a construção dele esteja alinhada a sua persona, afinal, entender quem vai navegar nele ajuda a direcionar a sua comunicação.

Tendo a sua persona definida, ficará muito mais claro qual é a linguagem que realmente conversa com o seu público. Este é o primeiro passo para entender quais e quantas páginas seu site deve ter.

Então aqui vai a primeira dica: toda página – sem exceção – deve conter algum tipo de CTA (Call-to-action); todas devem ter como objetivo convencer o usuário a tomar alguma ação, seja ela deixar o e-mail, fazer um comentário ou até mesmo continuar para uma outra página (se isso fizer sentido).

Como otimizar seu site absurdamente

  • SEO

De modo geral, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) possuem o objetivo de otimizar o seu site para que ele obtenha melhores resultados orgânicos no Google. Se em 2016 você não investiu em uma estratégia de SEO, infelizmente você está bem atrasado e seu site definitivamente está perdendo uma grande oportunidade de gerar mais negócios.

Um bom trabalho de SEO deve acontecer de forma constante, os números positivos e os tão sonhados visitantes qualificados só começam a aparecer depois de muito empenho. Não existe uma fórmula pronta, o trabalho é realizado passo a passo, teste após teste, a fim de encontrar o melhor caminho.

Agora vamos à prática, a segunda dica é: crie um blog (ou adeque o seu para Inbound Marketing) e ofereça um conteúdo de qualidade para a sua audiência. Procure por palavras-chave que sejam relevantes para o seu segmento e invista em pautas que resolvam a dor de quem está acessando.

Avançando um pouco mais, pode-se trabalhar em cima da otimização On-Page, usando títulos relevantes, com meta description adequadas, uso de urls amigáveis e, nunca esquecendo, da inserção de descrições em todas as imagens.

  • Tenha um site responsivo

Olhe ao seu redor, veja quantas pessoas estão usando o celular. Os smartphones não estão mais limitados às ligações e SMS. As pessoas leem, navegam, se comunicam, jogam e se informam pelos aparelhos.

Nós vivemos em um mundo conectado 24 horas por dia (segundo IBGE, o celular já é o principal meio de acesso à internet no Brasil), então precisamos ter uma presença digital relevante para poder alcançar nosso público-alvo. Só que é preciso fazer isso da forma correta.

Se seu site não é otimizado para funcionar na tela do celular, sua audiência te deixará instantaneamente. Portanto, a terceira dica é: se você já tem um site responsivo, faça uma checagem e corrija as páginas que apresentem algum problema de visualização. Para quem ainda não tem, procure alguma empresa especializada que possa te dar o suporte e desenvolver um site capaz de entregar uma boa experiência para o usuário.

  • Google AMP

Já que falamos sobre SEO e responsividade, não poderíamos deixar de falar do Google AMP, que é uma iniciativa de código aberto da gigante de buscas para ajudar os sites a melhorarem a velocidade e, consequentemente, a experiência do usuário móvel.

As páginas do AMP abrem e carregam quase que instantaneamente, criando uma experiência muito rápida e responsiva, principalmente em comparação com um site comum. Isso ocorre pelo fato de que essas páginas não são sobrecarregadas por scripts.

Agora, eis aqui o motivo pelo qual você não pode deixar de usar o AMP em 2017: os sites com carregamento mais rápido, ou seja, habilitados com o AMP, resultam em mais tráfego e, automaticamente, melhoram o ranqueamento do conteúdo.

Google AMP

Além disso, quando você procura algo no Google, as páginas do AMP são apresentadas com destaque entre os primeiros links. Portanto, a dica quatro é: tenha uma página AMP. Assim, poderá chegar ao topo dos resultados sem muito esforço.

  • Provas sociais

“88% dos consumidores confiam nas provas sociais online tanto quanto nas recomendações pessoais.” – Search Engine Land, 2014

É muito mais provável que você conquiste a confiança da sua persona apresentando a opinião de pessoas que já são seus clientes (contando o sucesso da experiência que tiveram com seu produto/serviço), do que simplesmente apresentar por conta própria suas, até então, promessas, sem um validador que comprove realmente o cumprimento delas.

Então, a quinta dica é: entre em contato com seus clientes e peça para que eles deem um feedback da experiência com a sua empresa. E mais, peça autorização para utilizar a foto deles, junto com o logotipo da empresa da qual fazem parte – isso reforça ainda mais as palavras ditas.

É importante também fornecer um guia de quais aspectos você quer que ele aborde, então crie algumas perguntas que servirão de diretriz para o seu discurso. Isso ajuda e facilita muito o trabalho de ambas as partes.

Última dica: estude e veja como melhor aplicar o conceito de CRO (Conversion Rate Optimization), a Otimização de Conversão, que pode melhorar o desempenho de seu site e contribuir com o crescimento de seu negócio!.

Espero que essas dicas tenham elucidado algumas dúvidas a respeito da importância de ter um site preocupado e voltado para a conversão. Se você já implementa todas ou até alguma delas, posso te dizer que está no caminho certo. Mas lembre-se: o seu cliente está em constante mudança, então o site também estará em eterna evolução. E com dedicação e empenho, sempre para o melhor.

Com que olhos você têm enxergado o Remarketing? Talvez seja a hora de implementar essa estratégia nas suas campanhas.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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