Passo a passo para escrever um blog post que todo mundo vai querer ler

Passo a passo para escrever um blog post que todo mundo vai querer ler

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  • 20 de julho de 2018

Quem deseja escrever um blog post quer que ele seja lido, correto? Com tantos conteúdos compartilhados na rede digital, é preciso construir um artigo que impacte o leitor e faça com que ele realmente queira ler o material. Para que essa empreitada tenha êxito é preciso seguir alguns passos e estar atento a alguns detalhes na hora da elaboração e criação do texto.

Neste post vamos te ensinar como criar artigos de sucesso e dar algumas dicas para que o seu texto atraia os leitores e seja compartilhado, gerando resultados para a sua empresa.

Hoje, o conteúdo é primordial para a aplicação de uma estratégia de marketing digital eficiente. Ele é quem vai informar os leitores e tornar a empresa ou profissional uma referência no seu ramo de atuação. O marketing de conteúdo, tão utilizado na comunicação, consiste em todo conteúdo relevante, e é claro de qualidade, que entretém, informa ou/e conquista o cliente.

Com um peso tão grande nas ações de marketing digital, construir um conteúdo relevante é essencial para que o planejamento vingue e os resultados sejam positivos. O blog post oferece diversos benefícios como:

  • Atrai novos visitantes e ajuda no processo de fidelização;
  • Gera leads mais qualificados;
  • Estabelece um canal de comunicação com os clientes;
  • Melhora a reputação do site nos buscadores do google;
  • Ajuda a criar relevância e credibilidade para a empresa/profissional;
  • Atende à todas as etapas do Funil de Vendas.

Agora já deu para perceber como criar um blog post atraente é importante e faz a diferença para a sua estratégia. Então, vamos lá!

Como escrever um blog posts assertivo?

Ao contrário do que muitos pensam, para escrever um bom texto não é preciso inspiração e sim trabalho e método. Para construir um bom conteúdo é preciso ter organização, muita leitura, pesquisa e mão na massa. Para facilitar o processo de construção, vamos dividir as dicas em 3 etapas para que você consiga criar seus blog posts com mais facilidade.

Antes de começar é importante frisar que um bom texto não envolve apenas um bom conteúdo. É preciso dedicar algum tempo em pontos que irão melhorar a relevância dele nas buscas do Google, como pesquisas de palavras-chave, testes de títulos e, é claro, uma boa finalização. Mas fique tranquilo, mais adiante falaremos melhor sobre esses assuntos.

Etapa 1 – Pré-construção

Antes de construir um artigo é preciso estabelecer um planejamento para o seu texto, nele irão conter algumas informações que vão auxiliar no direcionamento da produção e serão essenciais para o sucesso do resultado final. Por mais que, a princípio, você ache que está perdendo tempo com a etapa de pré-construção, mais adiante você verá que isso não é verdade. Ela influencia na etapa de produção do texto e, principalmente, nas análises de resultados pós-publicação.

Identifique sua persona

Quando se produz um blog post, espera-se que alguém leia. E quem é esse alguém? Quem a sua empresa pretende atingir com esse conteúdo? Não adianta sair por aí escrevendo textos sem entender com quem você vai falar. Por isso estabelecer uma persona é um dos primeiros passos da estratégia de marketing digital. Sua persona é o seu cliente ideal, aquele que quer fechar negócio com a sua empresa. Para construir um bom texto é preciso identificá-lo.

Estabeleça um tom e uma linguagem

Com a identificação da persona, você já estará pronto para direcionar o tom da sua marca e estabelecer uma linguagem para o seu texto. Aqui você irá definir como se se comunicará com esse leitor, se utilizará uma linguagem mais formal ou mais coloquial, como irá abordá-lo durante a construção do texto.

Analise seus concorrentes

Analisar seus concorrentes faz parte do planejamento de marketing digital, mas é uma prática que também deve ser adotada na criação de conteúdos e blog posts. Além de dominar o assunto e o seu ramo de atuação, é preciso que você abra sua cabeça para novas ideias e veja o que o mercado está falando, o que os seus potenciais clientes buscam e o que o seus concorrentes estão compartilhando.

Faça uma análise rápida de pontos como:

  • Temas abordados;
  • Estruturação do conteúdo;
  • Finalização do texto e CTA;
  • Design;
  • Divulgação do blog post pós-publicação (por exemplo, se foi compartilhado nas redes sociais e a abordagem utilizada).

Escolha um tema

De uma forma bem ampla e sem filtros, comece a pensar em alguns temas que você gostaria de escrever, pense quais assuntos trariam relevância para a sua marca. Lembre-se da sua persona, o que ela busca na internet? Quais os interesses dela? Faça uma lista de ideias e depois selecione as mais viáveis e que mais se adequam ao seu planejamento de conteúdo neste momento.

Palavras-chave e pesquisa

Um texto de sucesso não é apenas um texto bem escrito, ele também tem relação direta com os temas e assuntos que a sua persona ou cliente está procurando na internet. Também conhecidas como keywords, as palavras-chave ajudam a atrair mais visitantes orgânicos e qualificados para o seu blog. Para defini-las utilize o

Planejador de palavras-chave do Google Adwords, essa é uma ferramentas muito eficiente e irá te ajudar na seleção das palavras mais assertivas para o seu texto.

Estruture um bom briefing

Infelizmente o briefing ainda é pouco valorizado no mundo da comunicação, mas esse é um cenário que está mudando cada vez mais. Estruturar um bom briefing é passo essencial para garantir o sucesso do seu texto, é nele que estarão as principais diretrizes para a construção de um bom conteúdo.

O briefing é um passo importantíssimo, principalmente para quem irá direcionar a criação do blog post para um redator. Um dos maiores problemas é a falha que ocorre entre expectativa e resultado, quando o que a empresa esperava e o que foi construído não estão em sincronia. Para evitar esse problema, não deixe de garantir os seguintes tópicos no seu briefing:

  • Definição de oportunidade ou problema que você quer esclarecer / objetivo do texto;
  • Explicação detalhada da Persona;
  • Linguagem a ser trabalhada;
  • Palavras-chave que devem constar ao longo do texto;
  • Outras especificidades que sejam relevantes.

Faça um roteiro do texto

Essa é uma técnica que facilita muito na hora da criação do texto e ajuda a organizar as ideias de uma maneira mais clara e objetiva. Além de você economizar mais tempo no processo de construção, seu texto fica muito mais claro e fluido.

Fazer um roteiro nada mais é do que anotar todas as informações que você quer que contenha no texto. Faça uma listinha com os principais tópicos e a sequência que você quer estruturar a informação.

Construção de blog post

O processo de construção de um blog post envolve alguns cuidados especiais que precisam ser garantidos. Hoje, com o rápido avanço da tecnologia e a grande quantidade de informações geradas e compartilhadas na internet, as pessoas não disponibilizam de muito tempo e paciência para investir na leitura, por isso a necessidade desses cuidados especiais com a produção do texto.

A forma de ler e consumir conteúdo mudou. Um texto produzido para o ambiente digital possui algumas especificações que ajudam a torná-lo mais atrativo e envolvente. Por isso, vamos passar aqui algumas dicas que irão ajudar na hora de impactar o leitor e fazer com que ele veja que aquele conteúdo realmente é relevante.

Crie um conteúdo atrativo e fluído

Para que o seu conteúdo seja lido ele precisa ser atrativo, e a questão de atratividade envolve pontos como a escolha do tema, a aplicação do conteúdo e a fluidez do texto. Ninguém gosta de ler um texto pesado com muitos termos técnicos, palavras rebuscadas ou construções prolixas.

Como as pessoas não tem muito tempo, elas querem ler textos com uma linguagem mais objetiva e simplificada. Claro que o tom aplicado dependerá muito da sua persona (que já foi definida lá trás), mas mesmo que o perfil dela peça uma linguagem mais formal, a objetividade é essencial. Procure traduzir os termos técnicos para uma linguagem mais simples, organize as ideias de uma forma clara e sequencial e não esqueça de aplicar as palavras-chave, escolhidas no processo de pré construção, ao longo do texto.

Você precisa oferecer uma experiência de leitura agradável para o seu leitor, conquiste-o!

Escaneie o conteúdo

A escaneabilidade do texto é um assunto que vem sendo muito discutido e aplicado, principalmente nas técnicas de marketing de conteúdo. Para a criar blog posts essa não é uma opção e sim uma regra. Escanear o texto significa torná-lo mais fácil e agradável para a leitura, aplicando algumas mudanças como:

  • Elaborar um título chamativo e impactante;
  • Construir o 1º parágrafo de maneira que o texto fique interessante e dê uma prévia para o leitor do que irá encontrar ao longo do conteúdo;
  • Aplicar intertítulos que despertem a curiosidade;
  • Quebrar o texto em diversos parágrafos;
  • Usar bullets points para objetivar ainda mais a informação;
  • Construir parágrafos curtos e atrativos;
  • Colocar algumas frases em negrito que transmitam dicas objetivas.

Aplicando essas dicas básicas de escaneabilidade você poderá criar um texto muito mais agradável de ler e irá conseguir transmitir seu conteúdo de uma maneira mais assertiva.

Distribua as palavras-chave ao longo do texto

Como falamos no tópico anterior, você não pode esquecer de aplicar as palavras-chaves, pesquisadas no processo de pré-construção, ao longo do texto. Ela é de extrema importância para o texto pois irá garantir que seu leitor encontre a informação por meio das buscas do google e, consequentemente fará com que seu texto seja lido e compartilhado.

Além do mais, a palavra-chave é importante pois é o principal elemento que conecta o público-alvo com o seu produto ou empresa. Mais do que realizar um trabalho importante nos buscadores do Google, ela irá trabalhar a favor do seu negócio e deve estar diretamente conectada com os objetivos dele.

Crie um título atraente

Esse é um dos segredos para que o seu texto faça sucesso e realmente seja lido. E não é atoa que ele está no final da etapa de construção. Aproveite que todas as ideias estão estruturadas e capte insights para a construção do seu título.

Para que ele chame a atenção do leitor é preciso que ele seja útil, transmita a sensação de urgência e de estar informando algo único e relevante. Faça uma breve pesquisa de títulos para obter mais inspirações.

Finalização de blog post

A finalização do texto também é uma etapa importante e merece atenção. De nada adianta construir um texto excelente se ele termina de qualquer jeito e não frisa para o leitor como aquela informação irá fazer diferença na vida dele. Existem algumas etapas importantes que você pode aplicar para garantir que o seu texto realmente saia da forma que você planejou.

Faça uma boa finalização

Ao final do texto crie uma espécie de resumo, reforçando as principais ideias que foram apresentadas ao longo do artigo. Mostre ao leitor o valor deste conteúdo que você está compartilhando e como ele pode ser relevante para o dia a dia dele. Aproveite para encaixar algumas das palavras-chaves neste último parágrafo, isso irá ajudar no SEO.

Adicione uma CTA

CTA significa Call To Action, ela é importantíssima para o processo de conversão do seu lead. Elas indicam ao seu leitor o próximo passo que a sua empresa quer que ele realize durante a visita no site, mais especificamente, após a leitura do texto.

A CTA deve ser inserida ao final do texto e deve indicar uma ação para que o seu leitor a realize. Lembrando que ela não pode estar solta, deve necessariamente estar associada ao contexto e estar conectada com os elementos da página, para que ela seja realmente convergente e convença os seus leitores.

Revise mais de uma vez

A revisão é uma etapa tão importante quanto a construção do texto. Não deixe de revisar o seu blog post antes de passá-lo adiante ou publicá-lo. Faça uma boa revisão gramatical e ortográfica, veja se as ideias foram transmitidas de uma forma clara e objetiva, e não se esqueça de dar uma última verificada na aplicação das técnicas de SEO.

Criar blog posts não é tão difícil assim, não é mesmo? Agora que você já tem um guia completo sobre como escrever um blog post de sucesso é só começar a produção do seu conteúdo. Aplicando essas dicas, o seu processo de construção ficará muito mais fácil, rápido e simples. Atente para cada uma das etapas e deixe a sua inspiração fluir.

Se você gostou desse texto, vai se interessar pelo artigo sobre Como adequar o blog da minha empresa para o Inbound Marketing.

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Lilian Rios

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