Os 8 mitos e verdades sobre marketing para empresas de tecnologia

Os 8 mitos e verdades sobre marketing para empresas de tecnologia

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  • 3 de agosto de 2016

Investir em marketing é fundamental para qualquer tipo de empresa e para quem atua no segmento de tecnologia também não é diferente. No entanto, quando o assunto é marketing para empresas de tecnologia, é comum existir algumas divergências de informações. Afinal, o que é certo e o que é errado?

Pensando neste assunto, nós separamos oito mitos e verdades sobre o marketing para empresas de tecnologia. Acompanhe!

#Mitos

Precisamos de uma equipe interna de marketing

Um mito muito comum sobre o marketing em empresas de tecnologia está em acreditar que é necessário ter um departamento de marketing exclusivo para a criação de projetos e campanhas de sucesso.

Contar com agências parceiras para fazer o marketing da sua empresa, pode ser muito mais barato e efetivo do que montar o próprio departamento de marketing.

 

Qualquer ação de marketing é melhor do que não fazer nada

Este é um dos mitos mais comuns em empresas de tecnologia de pequeno a médio porte. Achar que qualquer campanha poderá ter resultados melhores do que não investir absolutamente nada em marketing, é um erro que pode custar caro aos cofres da empresa.

Sou bom em tecnologia, mas não sou bom em vendas

Ser bom em tecnologia, mas não se achar bom em vendas também é um grande mito para o marketing em empresas de tecnologia. Afinal, não há ninguém melhor para apresentar um produto do que o seu próprio criador.

No entanto, se você tem dificuldades em oferecer o seu produto ao seu público, nós da WCK te damos uma força na criação de uma estratégia de marketing ideal para cada perfil de cliente e para cada produto que você deseja vender.

O marketing é muito caro

Muitas empresas de tecnologia acreditam que investir em marketing é caro e só é possível em grandes companhias. No entanto, atualmente já é possível fazer marketing mais eficiente e com custos abaixo do que se imagina. Um exemplo disso é o Inbound Marketing, onde é possível divulgar suas campanhas para quem realmente se interessa pelos seus produtos/serviços, além de ser um método mensurável e mais eficiente do que o marketing tradicional como em campanhas de televisão, rádio e jornal.

#Verdades

O conteúdo é um dos pilares do marketing para empresas de tecnologia

Na maioria dos segmentos de tecnologia, a autoridade é um dos pontos mais importantes para se destacar da concorrência. Se sua empresa mostra que entende de um determinado assunto, os consumidores ficam tranquilos em negociar com sua companhia.

Para liderar em autoridade, sua empresa não precisa necessariamente ser líder em vendas ou a maior empresa do segmento. Mas precisa criar conteúdos relevantes e consistentes para chamar atenção do seu público.

O marketing deve levar experiência ao consumidor

Esta é uma das maiores verdades quando o assunto é marketing para empresas de tecnologia. Ou seja, é preciso deixar de oferecer um produto e passar a oferecer a solução para um problema, levando uma experiência para o consumidor.

Você já reparou nos comerciais da Apple, Intel, Microsoft, entre outras grandes? Essas empresas jamais fazem marketing dizendo para os consumidores comprarem suas tecnologias. Em vez disso, as campanhas mostram a experiência que o consumidor poderá ter ao adquirir o produto ou serviço.

 

O ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”, não deve existir em empresas de tecnologia

Não é porque sua empresa vende tecnologia, que ela não precise utilizá-la em suas estratégias de marketing.

Ter um bom site, investir em redes sociais, criação de conteúdos e captação de leads por meio do marketing digital, deve fazer parte das estratégias de marketing da sua empresa.

Sua empresa só entende de criação de softwares? Fique tranquilo, nós da WCK podemos te ajudar a utilizar a tecnologia adequada em suas estratégias de marketing.

Planejamento em marketing não é perda de tempo

O planejamento em marketing jamais será perda de tempo para empresas de tecnologia. A prova disso é que, sem um bom planejamento é impossível entender o mercado, as ações da concorrência, os preços que os clientes estão dispostos a pagar, como o produto deverá chegar ao mercado e até mesmo os canais adequados que o público está olhando. Portanto, é preciso se planejar.

Saber identificar os mitos e verdades do marketing para empresas de tecnologia é um grande diferencial para sua empresa se projetar para a realidade do marketing em seu nicho.

De qualquer modo, vale destacar que a base para o sucesso em vendas e expansão da marca de empresas de tecnologia, está diretamente ligada em acompanhar as tendências do marketing da mesma maneira que acompanham as tendências tecnológicas de seus mercados.

E você, como tem investido em marketing para sua empresa de tecnologia? Compartilhe conosco sua experiência, comentando abaixo:

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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