O que você está vendendo é o que os seus clientes compram?

O que você está vendendo é o que os seus clientes compram?

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  • 25 de maio de 2018

O que você responderia se alguém lhe perguntasse: O que o seu cliente precisa? Saber a resposta para esta pergunta é essencial para garantir uma empresa bem sucedida. A lógica é simples: você conhece o seu cliente, oferece a solução que ele procura e, assim, garante um consumidor fidelizado, que volta a fazer compras no seu negócio e ainda fala bem dele para amigos e familiares.

Mais do que isso, na cultura digital, a opinião de um consumidor satisfeito pode chegar a milhares de outros potenciais clientes, quando a experiência é compartilhada online.

Conhecer o seu cliente também é importante para assegurar que você tenha uma boa comunicação com ele e para fazer com que a sua empresa esteja à frente da concorrência. Já pensou encontrar oportunidades ainda não exploradas porque conseguiu enxergar uma necessidade ainda não atendida pelo mercado? Isso é possível quando você sabe o que o seu cliente precisa e quer comprar.

Como identificar necessidades e vender com marketing digital

Por que meus clientes não compram?” – Você já se ouviu fazendo este questionamento? A resposta pode estar nos produtos e serviços que você vende. Se eles não correspondem ao que o seu público-alvo está interessado em adquirir, então é natural que o seu lucro não esteja satisfatório.

Para vender bem, é preciso acertar no produto que é colocado nas prateleiras. Afinal, se você vender chá e os seus consumidores estiverem procurando refrigerante, eles não irão se interessar pelo que a sua marca tem a oferecer. Sendo assim, é essencial descobrir o que o seu público precisa.

Algumas vezes, o consumidor tem um problema que precisa ser solucionado, mas nem ele sabe qual é a solução ideal. É aí que estão as oportunidades ainda não exploradas. Como identificá-las? Entendendo as dores e dúvidas dos seus potenciais clientes.

O marketing digital é a ferramenta ideal para buscar este conhecimento. Por meio de plataformas, como as redes sociais, você pode descobrir muito sobre o seu consumidor. Inclusive sobre a opinião que ele tem sobre os seus produtos vendidos atualmente. Usar estas informações para fazer melhorias que ajudem a alavancar as vendas é o segredo para que a marca ganhe visibilidade no mercado!

A importância do planejamento digital

O seu negócio já tem um planejamento e uma estratégia digital bem estruturados? Eles estão alinhados com a cultura, os valores e objetivos da empresa? Isso é muito importante para garantir uma comunicação efetiva com o cliente. Quando não há planejamento ou estratégia, também são inexistentes:

  • A comunicação com o cliente
  • A compreensão sobre o perfil do seu público-alvo, bem como as suas necessidades e dúvidas
  • Uma linguagem adequada aos veículos digitais
  • O comprometimento com metas tangíveis, que motivam a equipe e garantem o crescimento da empresa
  • O acompanhamento de resultados, essenciais para o aprimoramento das ações desenvolvidas pela empresa

Se a empresa não entende ou não se comunica com o cliente, não tem acesso a informações relevantes, como o que o consumidor espera comprar. Assim, não está apta para oferecer o produto que o consumidor espera adquirir quando procura a empresa.

Para que o cenário seja diferente no seu negócio, é preciso estruturar um planejamento e uma estratégia digital. Neles, devem constar o perfil do público-alvo da empresa, bem como as suas preferências e principais dores. Também devem ser desenvolvidas ações que contribuam para que marketing e vendas trabalhem de forma integrada. Afinal, uma área influencia a outra. O marketing pode oferecer informações valiosas para o setor de vendas e vice-versa. Por exemplo: o setor de vendas recebe muitas reclamações porque determinado produto não é bivolt. Ao passar este dado para o marketing, podem ser feitas as alterações necessárias para que mais clientes fiquem satisfeitos com a mercadoria e com a marca.

Quando há um bom planejamento, é possível vender mais com o marketing digital. Ações bem estruturadas ajudam a sanar dúvidas como porque os clientes não compram, a melhorar a comunicação com o consumidor e a fazer os aprimoramentos necessários para que os produtos vendam mais. Para isso, é preciso investir em uma cultura digital na empresa. O que inclui o uso de redes sociais, o desenvolvimento de um site e o lançamento de campanhas realizadas online. A eficiência depende da maneira como a estratégia é estruturada e da experiência da equipe responsável.

Você sabe o que os seus clientes precisam? O seu produto corresponde às expectativas do consumidor? 

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