O que são os multicanais e qual a importância deles no processo de compra?

O que são os multicanais e qual a importância deles no processo de compra?

  • 0
  • 11 de janeiro de 2017

A sua empresa já é multicanal? As plataformas utilizadas para vender os seus produtos já contam com um excelente gerenciamento? Para conquistar o consumidor moderno, é importante que as respostas para estas perguntas sejam positivas. O motivo está nos atuais hábitos de consumo: não é raro um cliente começar o processo de compras na internet e terminar na loja física. Por isso, para garantir a competitividade do negócio no mercado, é essencial estar preparado para atender bem o consumidor independentemente do canal escolhido por ele.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre o que é ser multicanal, como isso simplifica o processo de compras e quais são os benefícios que refletem em melhores resultados e taxas de conversão:

Entenda o que são os multicanais

É importante estar atento às demandas do consumidor moderno, que tem acesso muito mais rápido a informações graças à internet. Isso fez com que as pessoas se tornassem muito mais exigentes no que diz respeito ao atendimento. Se a sua loja não garante isso, ela perde vendas. Outra característica do consumidor moderno, importante citar para explicar o que é multicanal, é o desejo de ter opções na hora de concluir a compra: site, loja física e televendas, por exemplo.

É muito provável que você já tenha ouvido falar de tendências atuais como o m-commerce e os marketplaces. Estas são alternativas que oferecem novas possibilidades de vendas para empreendedores, além das já tracionais, como as lojas físicas e as franquias. No caso do marketplace, por exemplo, o lojista pode anunciar os seus produtos em grandes sites de comércio eletrônico, como o MercadoLivre e o Submarino. Já o m-commerce, ou mobile commerce, garante que os clientes da marca tenham uma excelente experiência de navegação em dispositivos móveis, como os smartphones.

Ser multicanal é não só oferecer diferentes canais de vendas e comunicação ao cliente como também saber gerenciar com eficiência todos os canais utilizados pela marca. Se a sua empresa opta por ter lojas físicas, um e-commerce, um m-commerce e ainda anunciar produtos em um marketplace, por exemplo, é preciso que todos estes canais sejam bem administrados. Cumpridos esses requisitos, você pode se considerar uma marca multicanal.

O consumidor já é multicanal

Ser multicanal é algo essencial para manter a competitividade no mercado. Segundo um relatório divulgado pelo Google e pela Ipsos em 2013, 63 milhões de brasileiros já acessavam dois tipos de telas e 30 milhões já acessavam três telas naquele ano – um número que só aumentou Cada vez mais pessoas usam smartphones para pesquisar produtos e acessar sites de vendas. Quem não oferece um bom atendimento em todas estas plataformas perde vendas e clientes.

Dados como os apresentados acima só confirmam algo que é observado diariamente: o consumidor moderno é multiplataforma. Para ele, é natural usar mais de um canal no processo de compras. Não é raro ver um consumidor na loja física consultando o celular para saber mais sobre um produto, por exemplo. Também não são raros os clientes que comparam preços em casa, na internet, e finalizam a compra no estabelecimento físico.

Os multicanais potencializam resultados

Quanto mais lojas uma empresa tem, maior é o público que ela alcança e maiores são as suas vendas, certo? A internet possibilita que as marcas façam esta expansão sem ser necessário abrir novos estabelecimentos que ofereçam atendimento presencial. Uma loja pode ampliar os seus negócios apostando em novos canais de vendas: pode abrir um e-commerce e aprimorar a experiência nos smartphones, pode exemplo. Contar com mais canais para vender os seus produtos também significa atingir um público maior e, consequentemente, mais oportunidades de venda.

Mas o quanto, em números, isso pode significar para o seu negócio? Uma quantia considerável, uma vez que empresas que investem em multicanais têm 104% mais chances de conversão. Isso significa que as vendas da sua empresa podem duplicar com o uso de múltiplas plataformas!

É importante destacar que, independentemente das plataformas utilizadas, uma característica é fundamental para todos os perfis de consumidores: o bom atendimento. Por isso, não basta estar presente em multicanais, é preciso saber gerenciá-los e garantir um atendimento padronizado aos clientes. Em outras palavras, é preciso ser verdadeiramente multiplataforma para alcançar resultados positivos!

A boa comunicação é essencial para sua estratégia multicanais. Saiba como o conceito de SAC 2.0 pode te ajudar nesse processo.

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o