Sonhos x Objetivos: O que é uma prioridade realista para a sua empresa?

Sonhos x Objetivos: O que é uma prioridade realista para a sua empresa?

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  • 29 de Maio de 2017

Qual é a diferença entre sonho e objetivo?

Sonhar faz bem. Entretanto, desejar ter uma empresa de sucesso, ser um ótimo profissional e gerar bons resultados acabam se tornando ideias vagas, abstratas e fáceis de confundir com planos, metas ou objetivos.

Dessa forma, muitas vezes nos encontramos frustrados por nunca conseguirmos realizar nossos desejos ou alcançar os tão esperados resultados da empresa no final do ano. Mas você já parou para pensar em como realmente alcançar esse sonho?

A diferença real entre sonho e objetivo é que sonhos ocupam a mente, são algo que você pensa e projeta, como uma espécie de visão de um futuro, mas que não necessariamente tem a ver com a jornada para alcançar esta visão. Já objetivos estão relacionados a processos, deadlines e estrutura; sair da zona de conforto e arregaçar as mangas para fazer algo acontecer.

Está na hora de transformar seus sonhos em objetivos e gastar seus esforços em ações assertivas que te levem até o resultado desejado. Chegou a hora de definir uma prioridade realista.

Como deixar de sonhar e colocar seus objetivos em prática

Enquanto seu desejo for apenas uma ideia e estiver na sua cabeça, ele não irá se concretizar.

“Estabelecer um objetivo é como plantar uma semente. Você a enterra, depois rega, expõe à luz do sol e fertiliza. Em algum momento do futuro, surge um brotinho. Você dá continuidade ao processo de cuidados até ter uma planta robusta e forte com brotos e frutos. Você não planta uma semente e fica só olhando para a terra, esperando resultados imediatos.” Chérie Carter-Scott

O primeiro passo que você precisa dar para criar uma meta real e concreta (ou a sua prioridade realista), é se perguntar “onde estou hoje?”, afinal, você precisa de um ponto de partida para começar. Essa análise vai te permitir entender quem é você/sua empresa hoje, como está o seu mercado, quais são os seus pontos fortes e fracos, quem são seus principais concorrentes, quais os recursos que tem disponíveis (como ferramentas, canais e budget, por exemplo) e, o mais importante de todos, se você tem uma equipe prepara para abraçar uma nova causa.

No blog post escrito pelo Edu, CEO da WCK, ele fala um pouco mais sobre como criar equipes preparadas para transformar e levar a sua empresa além. Recomendo, e muito, a leitura para ajudar a entender esse ponto.

É a partir dele que você será capaz de entender se tem dentro da sua empresa pessoas que abraçarão e farão delas os objetivos organizacionais e se hoje, esses objetivos fazem de verdade sentido, daí o termo prioridade realista – é a necessidade mais premente da sua empresa, o que precisa vir primeiro e deve estar no centro da sua atenção.

É a partir das necessidades da sua empresa que suas estratégias ganharam forma e darão um rumo para alcançar seus objetivos.

Vou dar um exemplo de sonho e de uma prioridade realista, para que você entenda a diferença entre eles.

Ser a melhor empresa do seu ramo é um sonho e tanto não é mesmo? E é factível, mas apenas colocar esse desejo como meta de sua empresa deixa tudo muito nebuloso, certo?

Estabelecido dessa forma, ele não passa de um sonho, um ponto de chegada, que não fornece um caminho claro e que não permite a mensuração do quão perto de realizar esse sonho você está.

Por outro lado se colocar esse sonho como um objetivo a longo prazo e ditar para ele metas – após a análise da sua situação atual – você conseguirá enxergar passos e etapas a serem alcançadas. Se por exemplo, para alcançar esse sonho você identificar que será necessário preparar melhor a sua equipe para as mudanças do mercado, o treinamento e a capacitação dos colaboradores torna-se uma prioridade realista e é nesse ponto que deve focar primeiro.

Agora, se depois de fazer essa análise, você identificar que precisa focar em um ponto diferente do que sonhava, não é o momento de ficar triste. É sim a hora de pensar que os sonhos podem, e devem!, mudar e que esse tipo de mudança é importante para que a sua empresa se mantenha em constante desenvolvimento.

Importância de planejar e impacto que isso traz ao seu resultado

Bom, agora que já falamos um pouco sobre como estabelecer uma prioridade realista dentro da sua estratégia, é hora de falarmos sobre se planejar para alcançá-la, já que sem planejamento ficamos a mercê das circunstâncias, ações e decisões de terceiros, o que impacta diretamente em nossos objetivos.

A intenção do planejamento não deve ser ter controle absoluto e imutável sobre as nossas ações, engessando toda a empresa, e sim, ajudar a direcionar os nossos esforços para um mesmo norte. Ou seja, planejar tem a função de garantir que as metas específicas que você deseja conquistar não se percam em meio ao seu dia-a-dia e estejam sempre voltadas para atender suas metas principais.

Para garantir o sucesso do seu planejamento você não pode esquecer de 3 controles de diretrizes que devem estruturar seu planejamento:

  • Controle anual: aqui entra o planejamento estratégico anual da empresa, com a visão, os valores, os objetivos e tudo o que a organização pretende realizar ao longo do período;
  • Controle mensal: neste momento, são elaboradas as estratégias para o negócio atingir as metas anuais e melhorar o desempenho;
  • Controle diário: gestão da operação cotidiana visando a manter o desempenho e performance.

Dessa forma, você consegue ter seu planejamento bem estruturado, facilitando mudanças necessárias, mas não prejudicando o seu resultado final.

Não planejar e não executar suas estratégias pode custar muito caro. Você quer saber quanto? Então vou finalizar te sugerindo o seu próximo conteúdo, que vai te mostrar o quanto isso pode custar:

>> O preço de não executar sua estratégia de marketing: isso vai impactar a sobrevivência do seu negócio <<

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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