O que é um lead? E por que gerar leads é tão importante para sua empresa?

O que é um lead? E por que gerar leads é tão importante para sua empresa?

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  • 7 de julho de 2015

Lead se tornou mais uma daquelas palavras com que você vai se deparar toda vez que acessar um conteúdo de marketing, vendas ou gestão empresarial. É muito provável, inclusive, que você saiba que é importante gerar leads mesmo sem ter muita certeza de o que é, na verdade, um lead. Vamos deixar de lado as teorias mais pesadas e fazer que fique bem claro o que é um lead e a sua importância para a sua empresa.

O que é um lead?

Um lead é alguém que manifestou interesse pela sua empresa, produtos ou serviços e que é um potencial consumidor. Ou seja, um lead pode ser facilmente encarado como uma oportunidade de negócio, como alguém com uma possibilidade de consumo de seus produtos muito maior do que alguém que está entrando na sua loja pela primeira vez. “Ah, então eu estou gerando leads mesmo sem notar e posso mensurá-los pela quantidade de visitantes no meu site?” Sim e não. Você provavelmente está gerando mesmo sem notar. Porém confundir os leads com os visitantes é um erro bastante comum, e por isso devemos deixar bem claro a diferença entre um e outro. O visitante está acessando o seu conteúdo por algum motivo completamente misterioso para você, que pode até ser o efetivo interesse pelo seu produto como também pode ser um simples missclick (um clique por engano – ou seja, entrou no site sem querer). Já o lead demostrou efetivamente interesse na sua empresa e está disposto a receber mais informações de você. Isso quer dizer que você deve, necessariamente, obter os dados básicos da pessoa em questão, tais como nome e e-mail, para manter contato e nutrir esse lead com conteúdo que ele julgue importante.

A importância de gerar leads

A importância de gerar leads é muito fácil de ser vista na imagem da pirâmide. Você consegue visualizar que apenas 10% do público poderia, no momento, consumir na sua empresa? Ou seja, se você apostar em um marketing baseado no seu produto e na sua empresa, poucas pessoas estarão interessadas. A mágica da geração de leads é justamente mudar esse panorama. É gerar conteúdo útil para o seu público independentemente de ele estar procurando pelo seu serviço naquele momento. É conseguir comover o jovem solteiro de 20 anos a seguir a página do facebook da sua empresa de artigos infantis e eventualmente, indicá-la para seus amigos ou lembrar de você quando tiver a necessidade de comprar um presente. Se você estivesse apenas tentando vender os novos lançamentos de berços, esse jovem certamente não teria prestado atenção em você. Eis a grande importância de gerar leads: aumentar as chances de venda de seus produtos e serviços, afinal, não é esse o objetivo de uma empresa? Como você pode notar, uma gestão de leads bem feita tem poder de amplificar significativamente os resultados de negócio com Marketing Digital. É também um conceito muito trabalhado no Inbound Marketing, que apresenta a transformação de um simples visitante em uma cadeia que vai até o consumo. Você pode conferir mais sobre o assunto aqui mesmo no blog. Porém é importante ressaltar que a geração de leads é apenas uma das etapas de um processo que deve ser continuado, ou seja, você não deve se contentar com isso – deve continuar nutrindo a sua relação com o cliente.

Você sabia da importância da geração de leads? Já possui estratégias para essa prática? Compartilhe conosco nos comentários!

 

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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