A internet revolucionou a nossa vida. Mudou as relações humanas, mudou a comunicação, mudou a rotina, mudou a estrutura interna das empresas, mudou os rumos, mudou o jornalismo, mudou o marketing e agora, mudou a venda.
Na última década, assistimos uma completa revolução no processo de atrair pessoas para a sua empresa. Saíram as ações offline, os panfletos, os outdoors, o marketing invasivo que telefona na sua casa no domingo a noite para vender mais um cartão de crédito. E em seu lugar, surgiu o marketing de atração. Surgiu conquistar o cliente através do conteúdo que oferece a ele. Surgiu a reciprocidade, o conteúdo relevante e altamente direcionado. Surgiu o Inbound Marketing.
Na última década, o sucesso do Inbound mudou todo o processo de marketing. E consequentemente, mudou as estratégias de vendas. Assim como a comunicação com o cliente mudou (86% não assistem mais anúncio de televisão), o processo de vendas tradicional não funciona mais. Os consumidores estão adquirindo seus produtos de um jeito e os vendedores estão vendendo de outro. Por isso chegou a hora de revolucionar o processo de vendas, algo que chamamos Inbound Sales.
Conheça mais sobre a metodologia Inbound Sales
A metodologia de vendas Inbound foi criada para capacitar os vendedores a enxergar o lado dos consumidores – assim como acontece com o Inbound Marketing. Com essa nova abordagem os representantes de vendas utilizam os dados sobre seus contatos para construir relações sólidas e que sejam mútuas. Ou seja, uma via de duas mãos.
Os jargões, as promessas vazias caíram por terra. Deram lugar a um pragmatismo que gira em torno do completo sucesso e satisfação do cliente. Agora, os representantes precisam reconhecer as oportunidades e fazer ofertas que, de fato, resolvam os problemas dos clientes. Na verdade, eles não são mais vistos como “compradores” e sim, como parceiros.
Por que a metodologia Inbound Sales oferece ganhos reais
Essa é uma grande oportunidade de investir em uma metodologia inovadora reajustada para atender o consumidor moderno. Agora, a venda é um processo útil que realmente oferece valor ao comprador. Com esse maior engajamento com os consumidores, todos ganham. As vendas são mais assertivas, mais satisfatórias, aumentam os ganhos, economizam tempo e oferecem uma motivação extra a equipe para assim, recomeçar o ciclo.
A metodologia se baseia em 5 etapas:
Identificação de leads: Selecionar aqueles leads que demonstraram maior interesse e iniciaram as suas pesquisas por conta própria.
Exploração das metas de oportunidade: Aproveitar aquele contato inicial e utilizar os dados separados para criar uma relação de confiança com as pessoas.
Conexão com leads: Identificar maneiras de reconhecer todo o processo do comprador e saber exatamente o que oferecer e em que momento.
Consultoria de oportunidades de metas: Usar os dados coletados nas três primeiras etapas da jornada de compra para criar uma oferta real para solucionar as necessidades do comprador.
Tudo isso apenas mudando o foco do representante para o consumidor. Ao adaptar seu cronograma e suas metas para o comprador, o vendedor torna-se mais útil e valioso. É uma relação mútua que resulta em uma experiência altamente positiva. Os mercados já notaram essa mudança e o movimento Inbound Sales inaugura uma tendência que veio para ficar.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você! Compartilhe conosco sua experiência!